Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45772
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-0553-7329
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A importância da arte brasileira para a denúncia de violações de Direitos Humanos durante a Ditadura Militar: Uma análise dos Anos de Chumbo (1968-1974)
Autor: Almeida, Lara Carminate
Primer orientador: Castilho, Alessandra Beber
Primer miembro de la banca: Neves Junior, Edson José
Segundo miembro de la banca: Spini, Ana Paula
Resumen: Qual a importância da arte para uma sociedade que vive um Estado de exceção? Guiada por este e outros questionamentos, a presente monografia busca elucidar o papel assumido pelo cinema – dentro das perspectivas da Resistência Cultural – enquanto importante ferramenta de denúncia das violações de Direitos Humanos praticadas pelo Estado brasileiro, durante os Anos de Chumbo. Para o exame de tais implicações, são retraçadas as particularidades que levaram ao Golpe de Estado de 1964, analisando suas motivações e articulações, por meio de forças internas – com auspício de forças externas – para a instalação de um aparato repressivo estatal, que desde o início atuava sistematicamente na perseguição a quaisquer cidadãos que contestassem o regime e/ou a moral vigentes à época. Com o Ato Institucional nº 5 são adquiridos novos contornos de intensidade à censura e à repressão já praticadas pelo Estado brasileiro – inaugurando o período aqui convencionado chamar de Anos de Chumbo (1968-1974). Neste ínterim, é destacado o papel da cultura de resistência, capaz de difundir nacional e internacionalmente, dilemas, medos e anseios vivenciados pela população brasileira. Assim, mediante a análise de alguns dos filmes lançados pelos movimentos cinematográficos do Cinema Novo e do Cinema Marginal, observa-se nuances destas manifestações artísticas enquanto críticas e denúncias frente ao regime militar; os documentos provenientes dos serviços de informação da ditadura atestam tais características – lidas como subversivas. Passada a redemocratização, de caráter conciliatório, a sociedade brasileira foi capaz de rearticular as lutas por memória, verdade e justiça, emergidas no contexto da ditadura militar, estabelecendo os mecanismos necessários para a implementação da Justiça de Transição no Brasil. No entanto, este processo viu-se marcado – mediante a um Estado Democrático de Direito – pela percepção da impunidade dos perpetradores das práticas de violência excruciante articuladas durante os 21 anos de Ditadura Militar. O Brasil é, portanto, um país sem memória quanto aos horrores cometidos durante esse período. Nas quatro décadas que separam o presente do fim do regime, a cultura de resistência e as novas perspectivas por ela adquiridas continuam relevantes para os entendimentos acerca da díade denúncia e resistência, mantendo seu caráter na contemporaneidade, ao utilizar do campo da memória para aprimorar seus debates.
Abstract: What is the significance of art for a society living under a state of exception? Guided by this and other inquiries, the present thesis seeks to elucidate the role assumed by cinema – within the perspectives of Cultural Resistance – as an essential tool for denouncing human rights violations perpetrated by the Brazilian State during the Anos de Chumbo. To examine such implications, the particularities leading to the 1964 Coup d’état are retraced, analysing its motivations and arrangements through internal forces – supported by external forces – to establish a repressive state apparatus that systematically targeted any citizens who contested the regime and/or prevailing morals of the time. With the enactment of Institutional Act No. 5, censorship and repression already practiced by the Brazilian State acquired new intensities – marking the period conventionally referred to as the Anos de Chumbo (1968–1974). In this interim, the role of resistance culture is highlighted, as it was capable of nationally and internationally diffusing the dilemmas, fears, and aspirations experienced by the Brazilian society. Through the analysis of selected films released by the Cinema Novo and the Cinema Marginal movements, nuances of these artistic manifestations are observed as critiques and denunciations against the military regime; documents derived from the dictatorship's information services attest to such characteristics—perceived as subversive. Following the conciliatory transition to democracy, Brazilian society managed to reorganize the struggles for memory, truth, and justice that emerged in the context of the military dictatorship, establishing mechanisms necessary for implementing Transitional Justice in Brazil. However, this process was reinforced by the perception of impunity – under a democratic state – regarding the perpetrators of excruciatingly violent practices articulated during the 21 years of military dictatorship. Brazil is, therefore, a country without collective memory regarding the atrocities committed throughout this period. In the four decades separating the present from the end of the regime, the culture of resistance and the new perspectives it has acquired remain relevant for understanding the dyad of denunciation and resistance, maintaining its significance in contemporary times by utilizing the realm of memory to enhance its debates.
Palabras clave: ditadura militar brasileira
violações de direitos humanos
resistência cultural
cinema brasileiro
memória
Brazilian military dictatorship
human rights violations
cultural resistance
Brazilian cinema
memory
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNO
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Lara Carminate. A importância da arte brasileira para a denúncia de violações de Direitos Humanos durante a Ditadura Militar: Uma análise dos Anos de Chumbo (1968-1974). 2025. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45772
Fecha de defensa: 7-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

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