Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45764
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCafrune, Isabela Knychala-
dc.date.accessioned2025-05-20T15:18:01Z-
dc.date.available2025-05-20T15:18:01Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationCAFRUNE, Isabela Knychala.De aluna a estagiária: trajetória de formação docente na Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45764-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper, written in the format of a Memoir, brings together (auto)biographical narratives about some formative experiences that I consider essential to the development of my teaching identity. Some of these experiences predate my undergraduate studies at the Federal University of Uberlândia, while others are directly linked to specific courses in the Licentiate degree program, such as Supervised Internships and Interdisciplinary Projects. The Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa (State School Professor José Ignácio de Sousa) is the main common element running through these experiences. Thus, the focus of this Memoir is the contribution of this school to the construction of my teaching identity as a History teacher, up to this point. Drawing on various sources—such as photographs, final course papers, and supervised internship reports from the Licentiate program—I revisit my memories in an act of recollection. I seek to situate these experiences within their spatial and historical contexts, while also reflecting on the challenges of teaching Historypt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectE. E. Prof. José Ignácio de Sousapt_BR
dc.subjectProf. José Ignácio de Sousa State Schoolpt_BR
dc.subjectRememoraçãopt_BR
dc.subjectRemembrancept_BR
dc.titleDe aluna a estagiária: trajetória de formação docente na Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousapt_BR
dc.title.alternativeFrom student to intern: The teacher training trajectory at State School Professor José Ignácio de Sousapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Gustavo de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620627276337028pt_BR
dc.contributor.referee2Flávio, Lucas Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8636246311565110pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2217777125937444pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso, escrito no formato de Memorial, reúne narrativas (auto)biográficas sobre algumas experiências de formação que considero essenciais para a constituição da minha identidade docente. Algumas delas antecedem o período de Graduação na Universidade Federal de Uberlândia, outras estão diretamente ligadas a disciplinas do núcleo de formação específico em Licenciatura, como os Estágios Supervisionados e os Projetos Interdisciplinares. A Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa é o principal elemento comum que perpassa essas experiências. Assim, o objeto deste Memorial é a contribuição dessa escola para a construção de minha identidade docente enquanto professora de História, até o momento. Em contato com diversas fontes, como fotografias, trabalhos finais de disciplina e relatórios de estágio supervisionado de Licenciatura, movimento minhas lembranças em um trabalho de rememoração. Busco situar as experiências em seus contextos espaciais e históricos, trazendo apontamentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode184464169-
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AlunaEstagiariaTrajetoria-pdfa.pdfTCC3.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons