Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45764
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-3267-3206
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: De aluna a estagiária: trajetória de formação docente na Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa
Título (s) alternativo (s): From student to intern: The teacher training trajectory at State School Professor José Ignácio de Sousa
Autor: Cafrune, Isabela Knychala
Primer orientador: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Primer miembro de la banca: Oliveira, Gustavo de Souza
Segundo miembro de la banca: Flávio, Lucas Martins
Resumen: Este Trabalho de Conclusão de Curso, escrito no formato de Memorial, reúne narrativas (auto)biográficas sobre algumas experiências de formação que considero essenciais para a constituição da minha identidade docente. Algumas delas antecedem o período de Graduação na Universidade Federal de Uberlândia, outras estão diretamente ligadas a disciplinas do núcleo de formação específico em Licenciatura, como os Estágios Supervisionados e os Projetos Interdisciplinares. A Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa é o principal elemento comum que perpassa essas experiências. Assim, o objeto deste Memorial é a contribuição dessa escola para a construção de minha identidade docente enquanto professora de História, até o momento. Em contato com diversas fontes, como fotografias, trabalhos finais de disciplina e relatórios de estágio supervisionado de Licenciatura, movimento minhas lembranças em um trabalho de rememoração. Busco situar as experiências em seus contextos espaciais e históricos, trazendo apontamento
Abstract: This Course Conclusion Paper, written in the format of a Memoir, brings together (auto)biographical narratives about some formative experiences that I consider essential to the development of my teaching identity. Some of these experiences predate my undergraduate studies at the Federal University of Uberlândia, while others are directly linked to specific courses in the Licentiate degree program, such as Supervised Internships and Interdisciplinary Projects. The Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa (State School Professor José Ignácio de Sousa) is the main common element running through these experiences. Thus, the focus of this Memoir is the contribution of this school to the construction of my teaching identity as a History teacher, up to this point. Drawing on various sources—such as photographs, final course papers, and supervised internship reports from the Licentiate program—I revisit my memories in an act of recollection. I seek to situate these experiences within their spatial and historical contexts, while also reflecting on the challenges of teaching History
Palabras clave: Formação docente
Teacher education
Ensino de História
History teaching
E. E. Prof. José Ignácio de Sousa
Prof. José Ignácio de Sousa State School
Rememoração
Remembrance
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CAFRUNE, Isabela Knychala.De aluna a estagiária: trajetória de formação docente na Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45764
Fecha de defensa: 5-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AlunaEstagiariaTrajetoria-pdfa.pdfTCC3.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons