Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45751
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGonçalves, Anayza Alves-
dc.date.accessioned2025-05-20T14:28:41Z-
dc.date.available2025-05-20T14:28:41Z-
dc.date.issued2025-05-14-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Anayza Alves. Estudo de melhoria no processo operacional em uma unidade armazenadora de grãos. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45751-
dc.description.abstractThis report presents a case study conducted at the Tupagel company in Tupaciguara, focusing on reducing time and improving warehousing logistics processes. The objective of this study was to analyze possible improvements in the unloading process for seed storage through a case study, in order to eliminate or reduce movement, waiting, unnecessary trips and complaints from truck drivers. The situation studied was about the location where trucks stopped without authorization to unload due to non-conformities in the product specifications, requiring negotiation of the value of the load before release. During this period, the vehicles remained parked between the inspection area and the hopper, causing delays in the unloading of other trucks waiting in line. Based on the principles of the Kanban system, a system of authorization cards for unloading was implemented in which the color green was used for those loads that were within the standard and red cards for prohibiting unloading and authorizing the truck to move to a waiting area outside the traditional location. After negotiations with the customer, the red card was replaced by a green card, authorizing the truck to proceed to unload. This measure resulted in a significant reduction in waiting time, in addition to reducing complaints from drivers. Initially, resistance from operators regarding the new procedures was also observed. As a limitation of the study, it is worth highlighting the fact that it was a single case, which restricts the generalization of the results. As opportunities for improvement, the need for new studies in other locations was seen, aiming at optimizing operations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiência operacionalpt_BR
dc.subjectOperational efficiencypt_BR
dc.subjectFilaspt_BR
dc.subjectQueuespt_BR
dc.subjectKanbampt_BR
dc.subjectKanbanpt_BR
dc.titleEstudo de melhoria no processo operacional em uma unidade Armazenadora de grãospt_BR
dc.title.alternativeStudy of improvement in the operational process in a unit Grain storagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Cristiano Henrique Antonelli da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596004885320580pt_BR
dc.contributor.referee1Viola, Carlos Henrique-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3464416736540119pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Thiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6970155735837666pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste relatório apresenta um estudo de caso, realizado na empresa Tupagel, de Tupaciguara, com foco na redução de tempo e na melhoria dos processos logísticos de armazenagem. O presente trabalho teve como objetivo analisar as possíveis melhorias no processo de descarregamento para armazenagem de sementes por meio do estudo de caso, a fim de eliminar ou reduzir a movimentação, espera, deslocamentos desnecessários e reclamações dos caminhoneiros. A situação estudada foi acerca do local de parada dos caminhões sem autorização para descarga devido a inconformidades nas especificações do produto, exigindo a negociação do valor da carga antes da liberação. Durante este período, os veículos permaneciam estacionados entre a área de inspeção e a moega causando atrasos na descarga dos demais caminhões no aguardo na fila. Baseando-se nos princípios do sistema Kanban, foi implementado um sistema de cartões de autorização para descarga no qual a cor verde foi utilizado para aquelas cargas que estavam dentro do padrão e cartões vermelhos para a proibição da descarga e autoriza o caminhão a deslocar para uma área de espera fora do local tradicional. Após a negociação com o cliente o cartão vermelho era substituído por um cartão verde, autorizando o caminhão a seguir para a descarga. Essa medida resultou na redução significativa do tempo de espera, além de diminuir as reclamações por parte dos motoristas. No início, também foi observada uma resistência dos operadores quanto aos novos procedimentos. Como limitação da pesquisa destaca-se o fato de ser um caso único, o que restringe a generalização dos resultados. Como oportunidades de melhorias foi visto a necessidade de novos estudos em outros locais visando a otimização das operações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.orcid.putcode184460726-
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoMelhoriaProcesso.pdfTCC - Trabalho de Conclusão de Curso1.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.