Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45737
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-8748-3701
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Microempreendedorismo Individual: Análise do Processo de Adesão e Formalização de MEI's do Munícipio de Capinópolis-MG.
Autor: Rocha, Ana Paula de Souza
Primer orientador: Borges, Alex Fernando
Primer miembro de la banca: Silva, Jussara Goulart da
Segundo miembro de la banca: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Resumen: O objetivo deste trabalho consistiu, fundamentalmente, em compreender os principais desafios enfrentados no processo de formalização por aqueles que se tornaram Microempreendedores Individuais na cidade de Capinópolis-MG. Especificamente, busca-se: a) caracterizar o perfil demográfico dos microempreendedores individuais participantes da pesquisa; b) descrever o processo de formalização de empreendedores que atuavam na informalidade, com destaque para a identificação dos principais fatores que motivaram a adesão à categoria MEI; c) identificar os principais desafios enfrentados pelos microempreendedores estudados. Os dados utilizados foram coletados por meio da aplicação de 60 questionários junto aos microempreendedores individuais da cidade, que atuam nos setores de comércio e serviços. Os dados foram analisados com base nas técnicas de estatística descritiva. Os resultados demonstraram que, ao traçar o perfil dos microempreendedores individuais, este estudo analisou as dificuldades enfrentadas pelos microempreendedores com a formalização, identificando fatores motivadores, desafios e impactos da adesão à referida categoria. Apesar das diferentes barreiras e limitações identificadas, observou-se melhorias na gestão dos negócios, maior acesso a fornecedores e mais segurança previdenciária, fatores que contribuem para o crescimento das empresas. O estudo reforça a importância de medidas que facilitem a formalização e manutenção do MEI, como política pública de fomento ao empreendedorismo. Compreender melhor esse cenário é essencial para possibilitar uma melhoria estratégica e gerencial das atividades desenvolvidas por microempreendedores, fortalecendo a economia local e criando um ambiente mais favorável ao crescimento dos pequenos negócios.
Palabras clave: Empreendedorismo
Entrepreneurship
Microempreendedor
Microentrepreneur
Mercado Informal
Informal Market
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROCHA, Ana Paula de Souza. Microempreendedorismo individual: Análise do processo de adesão e formalização de MEI’s do munícipio de Capinópolis-MG. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45737
Fecha de defensa: 7-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MicroempreendedorismoIndividualAnalise.pdfTCC377.33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons