Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45731Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nogueira, Isabelle Silva de Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-19T21:12:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-19T21:12:52Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
| dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Isabelle Silva de Carvalho. Análise do impacto do polo gerador de viagens no uso e ocupação do solo e na mobilidade urbana. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45731 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Polo gerador de viagens | pt_BR |
| dc.subject | Uso do solo | pt_BR |
| dc.subject | Uso e ocupação do Solo | pt_BR |
| dc.subject | Transformação urbana | pt_BR |
| dc.subject | Travel generating hub | pt_BR |
| dc.subject | Land use | pt_BR |
| dc.subject | Land use and occupation | pt_BR |
| dc.subject | Urban transformation | pt_BR |
| dc.title | Análise do impacto do polo gerador de viagens no uso e ocupação do solo e na mobilidade urbana | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Raquel Naiara Fernandes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lazzarini, Camilla Miguel | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Borges, Paulo Henrique | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo analisa o polo gerador de viagens (PGV) localizado no cruzamento da Rua José Fonseca e Silva com a Rua José Custódio Sobrinho, em Uberlândia, MG, investigando seus impactos na mobilidade urbana, uso e ocupação do solo e qualidade de vida da população. Por meio de softwares como NetEdit, SUMO e Google Earth, foram modelados deslocamentos e avaliados padrões de tráfego. Os resultados indicam que o PGV impulsiona o desenvolvimento econômico, com geração de empregos e valorização imobiliária, mas também apresenta desafios como congestionamentos, pressão sobre o transporte público e impermeabilização do solo, que agrava problemas de drenagem. Foram propostas melhorias, como a instalação de semáforos inteligentes, considerada mais viável que a ampliação das vias devido à infraestrutura consolidada na região. Conclui-se que estratégias de planejamento urbano, como transporte coletivo eficiente, ciclovias e diversificação do uso do solo, são essenciais para mitigar impactos negativos e promover um desenvolvimento urbano equilibrado e sustentável. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 42 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::PORTOS E VIAS NEVEGAVEIS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184383057 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Civil | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Análisedoimpactodopologerador.pdf | 6.84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
