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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNogueira, Isabelle Silva de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-05-19T21:12:52Z-
dc.date.available2025-05-19T21:12:52Z-
dc.date.issued2025-04-23-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Isabelle Silva de Carvalho. Análise do impacto do polo gerador de viagens no uso e ocupação do solo e na mobilidade urbana. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45731-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolo gerador de viagenspt_BR
dc.subjectUso do solopt_BR
dc.subjectUso e ocupação do Solopt_BR
dc.subjectTransformação urbanapt_BR
dc.subjectTravel generating hubpt_BR
dc.subjectLand usept_BR
dc.subjectLand use and occupationpt_BR
dc.subjectUrban transformationpt_BR
dc.titleAnálise do impacto do polo gerador de viagens no uso e ocupação do solo e na mobilidade urbanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.referee1Lazzarini, Camilla Miguel-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Paulo Henrique-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa o polo gerador de viagens (PGV) localizado no cruzamento da Rua José Fonseca e Silva com a Rua José Custódio Sobrinho, em Uberlândia, MG, investigando seus impactos na mobilidade urbana, uso e ocupação do solo e qualidade de vida da população. Por meio de softwares como NetEdit, SUMO e Google Earth, foram modelados deslocamentos e avaliados padrões de tráfego. Os resultados indicam que o PGV impulsiona o desenvolvimento econômico, com geração de empregos e valorização imobiliária, mas também apresenta desafios como congestionamentos, pressão sobre o transporte público e impermeabilização do solo, que agrava problemas de drenagem. Foram propostas melhorias, como a instalação de semáforos inteligentes, considerada mais viável que a ampliação das vias devido à infraestrutura consolidada na região. Conclui-se que estratégias de planejamento urbano, como transporte coletivo eficiente, ciclovias e diversificação do uso do solo, são essenciais para mitigar impactos negativos e promover um desenvolvimento urbano equilibrado e sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::PORTOS E VIAS NEVEGAVEIS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.orcid.putcode184383057-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Civil

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