Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45726
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7003-8221
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fungos micorrízicos arbusculares na amenização do estresse de fósforo no sorgo em cultivo sucessivo em solos de diferentes texturas
Autor(es): Pereira, Marcello Augusto Isquizato
Primeiro orientador: Marques, Douglas José
Primeiro membro da banca: Vieira, Bruno Sérgio
Segundo membro da banca: Almeida, Cinara Xavier de
Resumo: A adubação fosfatada aplicada via solo pode ter efeitos diferentes em função da textura do solo, e assim afetar o metabolismo e a produtividade do sorgo pela importância desse elemento para a cultura. Esse desafio está relacionado a variação no preço pago pelo fertilizante fosfatado, que está relacionado a flutuação no preço de venda do grão. Dessa forma, é importante criar uma alternativa para melhorar a eficiência no uso do fósforo (P). A hipótese da pesquisa foi que a inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) melhora a absorção de fósforo no sorgo. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo investigar a amenização do estresse P na presença de FMA em diferentes tipos de solo e seus efeitos na produtividade do sorgo. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2×2×2 com quatro repetições: o primeiro fator P-estresse (-P: 150 mg kg P e +P: 300 mg kg P) x segundo fator: fungos micorrízicos arbusculares (FMA) (+ FMA: presença e –FMA: ausência) x terceiro fator: solo LVd (latossolo vermelho distrófico) com textura argilosa e LaD (latossolo amarelo distrófico) com textura arenosa coletados em mata nativa na faixa do horizonte B na camada 0-20 cm de profundidade. Durante a pesquisa foram avaliados, massa seca das plantas (raiz, caule e folha), número de folhas, número de grãos, altura da panícula, altura da planta, diâmetro do caule, massa de cem grãos e massa seca dos grãos por planta. Concluiu-se com a pesquisa que o uso de fungos micorrízicos arbusculares oriundos do resíduo da cultura anterior amenizou o estresse de fósforo promovendo incremento no número de grãos, produtividade para os tipos de solo arenoso e argiloso.
Palavras-chave: Metabolismo
Produtividade
Microrganismos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Marcello Augusto Isquizato. Fungos micorrízicos arbusculares na amenização do estresse de fósforo no sorgo em cultivo sucessivo em solos de diferentes texturas, 2025, 27fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45726
Data de defesa: 29-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FungosMicorrízicosArbusculares278.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.