Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45716
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-7578-5995
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito do protocolo de exercícios multicomponete no equilíbrio estático de idosos com a doença de Alzheimer
Título(s) alternativo(s): Efeito do protocolo de exercícios multicomponete no equilíbrio estático de idosos com a doença de Alzheimer
Autor(es): Dias, Josiely Marques
Primeiro orientador: Puga, Guilherme Morais
Primeiro membro da banca: Amaral, Ana Luiza
Segundo membro da banca: Mariano, Igor Moraes
Resumo: INTRODUÇÃO: A deterioração do equilíbrio acontece tanto pelo processo de envelhecimento, quanto devido à incidência de doenças crônico-degenerativas. A Doença de Alzheimer(DA) é uma demência neurodegenerativa progressiva com maior ocorrência em pessoas idosas no mundo. A DA é caracterizada pela maciça perda sináptica e morte neuronal que atinge diferentes regiões do cérebro, resultando na deterioração da memória e do equilíbrio. OBJETIVO: Verificar as mudanças no equilíbrio estático de idosos diagnosticados com DA leve ou moderada, após um protocolo de exercícios de 3 meses. MÉTODO: Participaram do estudo 21 idosos com 65anos ou mais, com mobilidade independente, os quais foram randomizados em dois grupos, grupo de treinamento multicomponente (GTM=10) e grupo controle (GC=11). O protocolo de treinamento foi dividido em dois dias, incluindo oito exercícios diários, dose de 60 min/dia e frequência semanal de 2 vezes. O GC realizou estimulação cognitiva conduzida por psicólogo no mesmos dias e horários do GTM.A avaliação do equilíbrio foi realizada através da posturografia em uma plataforma de força (Biomec®400-412), onde os idosos permanecem estáticos por duas vezes com olhos abertos (OA) e duas vezes com os olhos fechados (OF), por 30s em apoio bipodal. A obtenção e tratamento dos dados da plataforma foi com o software EMGlab2 System®, com frequência de amostragem de 100Hz. As variáveis selecionadas foram a Área(cm²) e o Deslocamento total(cm) do Centro de Pressão Plantar (COP). A análise estatística foi realizada no software SPSS. A partir do teste de normalidade de Shapiro-Wilk foi realizado o teste de Equações de Estimativas Generalizadas com teste complementar de Bonferroni. Sendo adotado p<0,05 como significância estatística para a Interação (grupo*tempo), e os dados apresentados em Média ± Desvio padrão. RESULTADOS: Não houve diferenças significativas nas comparações e interações para as variáveis analisadas. CONCLUSÃO: Conclui-se que, embora não resultando em diferenças clinicamente significativas, após a intervenção houve manutenção das variáveis, mesmo com os fatores fisiológicos do envelhecimento e a progressão da DA. Logo, o breve tempo de intervenção e a quantidade de voluntários, apresentam-se como dificultadores de melhores desfechos.
Palavras-chave: Alzheimer
equilíbrio
posturografia
idosos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DIAS, Josiely Marques. Efeito do protocolo de exercícios multicomponete no equilíbrio estático de idosos com a doença de Alzheimer. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45716
Data de defesa: 15-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoProtocoloExercícios.pdfTCC446.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.