Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45701
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-6988-840X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A atuação internacional dos Policy Banks chineses: o caso do Continente Africano
Título (s) alternativo (s): The international operations of Chinese Policy Banks: the case of the African Continent
Autor: Rezende, João Pedro de Souza Melo Lemos
Primer orientador: Mendonça, Filipe Almeida do Prado
Primer miembro de la banca: Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro
Segundo miembro de la banca: Azevedo, Raquel de
Resumen: Este trabalho pretende analisar as dinâmicas econômicas entre a China e o continente africano, principalmente através da atuação dos Policy Banks chineses nas últimas décadas. Ele primeiro analisa o funcionamento interno e comportamento de tais instituições financeiras em âmbito internacional para enfim focar-se nas peculiaridades de suas relações com os países africanos. Ainda que grande parte dos projetos com financiamento chinês na África nos últimos anos foram marcados por grandes obras de infraestrutura, suprindo, em parte o grande déficit do continente neste setor, utilizando documentos internos dessas instituições e revisando a bibliografia na área, o trabalho também analisa as mudanças de comportamento da China em anos recentes, através de seus Policy Banks. Dessa maneira, buscando entender a nova tendência de investimento chinês no continente, um voltado para projetos menores e menos arriscados, mas que também são mais conscientes de seus efeitos sociais e ambientais, mas que também são mais conscientes de seus efeitos sociais e ambientais, e verificar se ela ainda se mostra como alternativa ao financiamento tradicional de instituições ocidentais.
Palabras clave: Relações China-África
China-Africa Relations
Policy Banks
Bancos de Desenvolvimento
Economia Chinesa
Policy Banks
Development Banks
Chinese Economy
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS E AJUDA EXTERNA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: REZENDE, João Pedro de Souza Melo Lemos. A atuação internacional dos Policy Banks chineses: o caso do Continente Africano. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45701
Fecha de defensa: 21-feb-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AtuaçãoInternacionalPolicy.pdf615.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons