Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45695
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Elementos que captam a atenção do consumidor em videoclipes musicais: uma análise entre as décadas de 1980 e 2020 |
Alternate title (s): | Elements that capture consumer attention in music videos: an analysis from the 1980s to the 2020s |
Author: | Silva, Taynah Queiroz |
First Advisor: | Santana, Élcio Eduardo de Paula |
First member of the Committee: | Paula, Verônica Angélica Freitas de |
Second member of the Committee: | Paulo, Renata Rodrigues Daher |
Summary: | O presente estudo investiga os elementos que captam a atenção do público nos videoclipes musicais, considerando seu papel na construção de narrativas e identidades artísticas no mercado atual. A pesquisa se justifica pela crescente influência dos videoclipes na indústria musical e pela lacuna na literatura sobre a aplicação de teorias de comportamento do consumidor nesse formato audiovisual. Para isso, a análise foi fundamentada nas teorias de Blackwell, Miniard e Engel (2005), examinando de que forma elementos visuais, narrativos e simbólicos potencializam o engajamento do espectador. A metodologia adotada foi a análise documental e comparativa de videoclipes musicais, com abordagem qualitativa. Foram selecionados cinco videoclipes, um por década — de 1980 a 2020 — levando em conta sua relevância cultural, repercussão pública e diversidade estética. Cada obra foi analisada com base em categorias previamente definidas, como enquadramento, montagem, uso de cor, simbologia e articulação com temas sociais. Também foi considerada a recepção crítica e o desempenho nas plataformas digitais, buscando compreender como estratégias visuais e narrativas dialogam com padrões da indústria cultural e com o comportamento do consumidor. Além dos elementos tradicionalmente discutidos na literatura, identificou-se que o uso de pautas sociais e acontecimentos históricos se apresenta como uma estratégia recorrente para amplificar a relevância e o impacto dos videoclipes. A pesquisa também evidencia a influência das novas dinâmicas de consumo digital, destacando o impacto das redes sociais e a crescente preferência por conteúdos audiovisuais mais curtos. Conclui-se que os videoclipes, além de serem expressões artísticas, operam como ferramentas estratégicas dentro da indústria cultural, reforçando narrativas e estimulando o consumo de produtos e identidades midiáticas. |
Abstract: | This study investigates the elements that capture the audience’s attention in music videos, considering their role in constructing narratives and artistic identities in the current market. The research is justified by the growing influence of music videos in the music industry and the gap in the literature regarding the application of consumer behavior theories to this audiovisual format. To this end, the analysis was grounded in the theories of Blackwell, Miniard, and Engel (2005), examining how visual, narrative, and symbolic elements enhance viewer engagement. The adopted methodology was a qualitative documentary and comparative analysis of music videos. Five music videos were selected, one from each decade — from the 1980s to the 2020s — based on their cultural relevance, public impact, and aesthetic diversity. Each work was analyzed using predefined categories such as framing, editing, use of color, symbolism, and the articulation of social themes. Critical reception and performance on digital platforms were also considered to understand how visual and narrative strategies align with cultural industry standards and consumer behavior. In addition to elements traditionally discussed in the literature, it was found that the use of social issues and historical events is a recurring strategy to amplify the relevance and impact of music videos. The study also highlights the influence of new digital consumption dynamics, emphasizing the impact of social media and the growing preference for shorter audiovisual content. It concludes that music videos, beyond being artistic expressions, function as strategic tools within the cultural industry, reinforcing narratives and encouraging the consumption of media products and identities. |
Keywords: | Videoclipe Atenção do consumidor Indústria cultural Redes sociais Music video Consumer attention Cultural industry Social media |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Taynah Queiroz. Elementos que captam a atenção do consumidor em videoclipes musicais: uma análise entre as décadas de 1980 e 2020. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45695 |
Date of defense: | 23-Apr-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Gestão da Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ElementosQueCaptam.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 823 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License