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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-3068-150X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Programa Dinheiro Direto na Escola: implicações para a gestão escolar.
Título(s) alternativo(s): Direct Money to School Program implications for school management
Autor(es): Gonçalves, Emanuele Maria Silva
Primeiro orientador: Souza, Vilma Aparecida de
Primeiro membro da banca: Reis, Jane Maria dos Santos
Segundo membro da banca: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
Resumo: O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como foco a gestão dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no município de Uberlândia, vinculando-se à pesquisa guarda-chuva do CECAMPE-Sudeste. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as implicações da gestão dos recursos financeiros do PDDE na gestão escolar. Como objetivos específicos: Analisar e compreender o contexto da gênese do PDDE, no bojo do neoliberalismo, a partir da década de 90, e como esse se delineou historicamente; Realizar o levantamento de teses e dissertações produzidas a respeito do PDDE e da gestão dos recursos financeiros; Analisar o processo de gestão dos recursos financeiros advindos do PDDE no município de Uberlândia, a partir da ótica dos gestores escolares que participaram do curso de formação ofertado pelo CECAMPE-Sudeste. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa foram: levantamento bibliográfico em artigos científicos, livros, dissertações e teses para aprofundamento teórico; análise documental para abordar as perspectivas legais a respeito do programa e coletar dados sobre seu funcionamento; aplicação de questionários disponibilizados para os gestores participantes do curso de formação oferecido pelo CECAMPE-Sudeste/UFU, em 2024, no ato da inscrição e ao final da realização do curso. Para a análise dos dados do questionário aplicado no ato da inscrição, foram filtradas apenas as respostas dos gestores do município de Uberlândia, totalizando 191 participantes. Os resultados demonstraram que os gestores apresentaram dúvidas no que tange à execução do programa, à forma correta de utilização, às proibições e à execução do pagamento; à prestação de contas; e ao cadastro no PDDE-Web. Como fatores dificultadores da gestão, foram apontados: falta de conhecimento técnico; ausência de autonomia financeira e pedagógica; pouca participação da comunidade escolar; dificuldades na comunicação com o Banco do Brasil, com as secretarias de educação e com o FNDE. Em relação ao segundo questionário, aplicado ao final da formação, os dados apontaram que a maior parte dos gestores considerou a formação positiva e necessária. Com base nos resultados, foi possível perceber que a maior dificuldade apontada pelos gestores está relacionada ao conhecimento técnico sobre o PDDE, destacando a importância de mais processos formativos e a contribuição que os CECAMPES podem trazer para os gestores escolares.
Abstract: This study is part of the Research Line "State, Policies, and Management in Education" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, focusing on the management of resources from the Direct Money to School Program (PDDE) in the municipality of Uberlândia. It is linked to the umbrella research of CECAMPE-Southeast. The general objective of the research was to analyze the implications of managing PDDE financial resources for school management. The specific objectives were: to analyze and understand the context of the genesis of the PDDE, within the framework of neoliberalism from the 1990s onward, and how it historically took shape; to conduct a survey of theses and dissertations produced on the PDDE and the management of financial resources; to analyze the process of managing financial resources from the PDDE in the municipality of Uberlândia, from the perspective of school administrators who participated in the training course offered by CECAMPE-Southeast. The methodological procedures used for conducting the research included: a bibliographic survey of scientific articles, books, dissertations, and theses for theoretical deepening; document analysis to address legal perspectives on the program and gather data on its operation; and the application of questionnaires made available to administrators participating in the training course offered by CECAMPE-Southeast/UFU in 2024, both at the time of registration and at the end of the course. For the analysis of the data from the questionnaire applied at the time of registration, only the responses from administrators in the municipality of Uberlândia were filtered, totaling 191 participants. The results showed that administrators expressed doubts regarding program implementation, proper use, prohibitions, execution of payments, accountability, and registration in the PDDE-Web system. The following were identified as challenges to effective management: lack of technical knowledge; absence of financial and pedagogical autonomy; low participation of the school community; and difficulties in communication with Banco do Brasil, education departments, and the FNDE. Regarding the second questionnaire, applied at the end of the training, the data showed that most administrators considered the training positive and necessary. Based on the results, it was possible to observe that the greatest difficulty pointed out by the administrators is related to technical knowledge about the PDDE, highlighting the importance of further training processes and the contribution that CECAMPES can bring to school administrators.
Palavras-chave: PDDE
Financiamento da educação
Gestão Escolar
Education financing
School management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: GONÇALVES, Emanuele Maria Silva. O Programa Dinheiro Direto na Escola: implicações para a gestão escolar. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5102
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5102
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45659
Data de defesa: 27-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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