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dc.creatorSantos, Lucas André da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-15T17:00:43Z-
dc.date.available2025-05-15T17:00:43Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas André da Silva. Modelagem, simulação e implementação experimental de controladores de posição angular aplicados a um sistema eletromecânico. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45626-
dc.description.abstractThis study aims to compare the percentage of similarity between the computational and experimental responses of a fixed system controlled by a controller. For this purpose, two types of controllers were used separately: a phase-lead controller and a PID controller, both of them were also compared in terms of performance. After studying the original system, a mathematical model was experimentally identified. Next, the mathematical model of the phase lead compensator was calculated using the root locus method. After this step, response simulations were performed using Matlab® software for step and ramp inputs. Subsequently, the phase-lead compensator model was replicated as an electrical circuit and integrated into the original system. Finally, performance data were collected for analysis using a data acquisition system. It is worth noting that the same procedure was followed for the PID controller, except for the step of obtaining the controller's mathematical model, which was built through simulation using Matlab®'s Simulink tool. Small variations were observed between the simulated and experimental results, with better performance achieved using the PID controller.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSistemas de controlept_BR
dc.subjectCompensador em avanço de fasept_BR
dc.subjectControlador PIDpt_BR
dc.subjectMétodo do Lugar das Raízespt_BR
dc.titleModelagem, simulação e implementação experimental de controladores de posição angular aplicados a um sistema eletromecânicopt_BR
dc.title.alternativeModeling, simulation and experimental implementation of angular position controllers applied to an electromechanical systempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lacerda, Helder Barbieri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2748466755003449pt_BR
dc.contributor.referee1Finzi Neto, Roberto Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792275882221002pt_BR
dc.contributor.referee2Sicchieri, Leonardo Campanine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9211911239755845pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral comparar o percentual de semelhança entre as respostas obtidas computacionalmente e experimentalmente de um sistema fixo ajustado por um controlador. Para este fim, foram utilizados, separadamente, dois tipos de controladores, a saber, um controlador por avanço de fase e um controlador PID, os quais também tiveram seus desempenhos comparados. Após o estudo do sistema original, um modelo matemático foi identificado de forma experimental. Em seguida, foi calculado o modelo matemático do compensador em avanço de fase utilizando o método do lugar das raízes. Após esta etapa, foram realizadas as simulações de resposta através do software Matlab® para entradas degrau e rampa. Posteriormente, o modelo do compensador em avanço de fase foi replicado na forma de um circuito elétrico e integrado ao sistema original. Finalmente, foram coletados os dados de desempenho para análise através de um sistema de aquisição de dados. Vale ressaltar que, o mesmo procedimento foi realizado para o controlador do tipo PID, exceto na etapa de obtenção do modelo matemático do controlador, o qual foi construído através de simulação utilizando o recurso Simulink do software Matlab®. Foi observado algumas variações entre os resultados simulados e experimentais, além de um melhor desempenho utilizando o controlador PID.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpt_BR
dc.orcid.putcode184174145-
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