Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45540
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC's) como ferramenta no ensino de Ciências e Biologia |
Author: | Silva, Paulo Eduardo Azevedo |
First Advisor: | Santos, Welson Barbosa |
First member of the Committee: | Wolkers, Carla Patrícia Bejo |
Second member of the Committee: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Summary: | As tecnologias, no mundo contemporâneo, estão amplamente disseminadas em diversos contextos e no ambiente escolar não seria diferente, porque alcançou o pessoal, a individualidade das pessoas, e faz-se presente em diversos momentos do cotidiano da população. No entanto, o seu uso excessivo e inadequado tem gerado debates significativos nos veículos de comunicação e no campo das pesquisas científicas. Diante desse cenário, este trabalho, vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação, Masculinidades, Cultura e Subjetividades – GPEMCS, busca analisar e propor metodologias de ensino que integrem, de forma eficaz, os recursos tecnológicos disponíveis aos estudantes. Essa prática, apesar de apresentar lacunas, é capaz de promover uma aprendizagem significativa, tendo a tecnologia como auxílio no ensino. Para isso, práticas pedagógicas que potencializem o uso consciente das tecnologias, ampliando o engajamento dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI foram usadas e aqui são descritas. A pesquisa buscou destacar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser aliadas no processo de ensino-aprendizagem quando aplicadas de maneira estratégica e reflexiva. O estudo conclui que os recursos empregados trouxeram reflexões à escrita e tornou possível conectar a teoria com a realidade do aluno. |
Abstract: | In the contemporary world, technologies are widely disseminated in various contexts, and the school environment is no different, because they have reached people's personal and individual aspects and are present in various moments of people's daily lives. However, their excessive and inappropriate use has generated significant debates in the media and in the field of scientific research. Given this scenario, this work, linked to the Education, Masculinities, Culture and Subjectivities Research Group – GPEMCS, seeks to analyze and propose teaching methodologies that effectively integrate the technological resources available to students. This practice, despite having gaps, is capable of promoting meaningful learning, with technology as an aid in teaching. To this end, pedagogical practices that enhance the conscious use of technologies, increasing student engagement and contributing to the development of essential skills in the 21st century were used and are described here. The research sought to highlight how Information and Communication Technologies (ICTs) can be allies in the teachinglearning process when applied strategically and reflectively. The study concludes that the resources used brought reflections to writing and made it possible to connect theory with the student's reality. |
Keywords: | Tecnologias Digitais Digital technologies Ensino Teaching Práticas Practices Metodologias Methodologies |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Paulo Eduardo Azevedo. As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC's) como ferramenta no ensino de Ciências e Biologia. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45540 |
Date of defense: | 2-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TecnologiasComunicaçãoInformação.pdf | TCC | 829.48 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License