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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Entre saberes e sensibilidade: a experiência da escola na formação de professores de História.
Author: Souza, Emilia Zanol de
First Advisor: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
First member of the Committee: Carmo, Maria Andrea Angelotti
Second member of the Committee: Borges, Mariane Mundim
Summary: O presente trabalho nasceu da minha experiência como bolsista dentro do subprojeto interdisciplinar História-Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nos anos de 2022-2024, compondo o grupo que atuava junto à escola-campo E. E. Ângela Teixeira da Silva, sob a supervisão da Profª. Ma. Mislele Souza da Silva. Ao longo de 18 meses, o grupo de licenciandos acompanhou a prática da professora supervisora e compôs temporariamente a comunidade escolar em que estavam inseridos. Ao fim dessa experiência, foi organizado o e-book <Viver a escola e narrar memórias: fragmentos de uma experiência de formação docente= (Souza; Silva, 2024) com relatos narrativos dos componentes do projeto acerca de suas memórias dessa formação. Neste trabalho, adoto a perspectiva da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica para tomar os textos que compõem o livro como fontes narrativas e discutir os processos formativos que foram ali expressos. Para isso, não me limito à perspectiva instrumental de formação e discuto processos de deslocamento das sensibilidades e reflexão da prática que se deram com a imersão dos bolsistas no ambiente escolar, sobretudo a partir das ideias de Benjamin (1985) e de seus intérpretes, relativas a estética da tatibilidade, hábito, experiência e narrativa. Entende-se que os bolsistas tiveram uma imersão tátil no ambiente escolar, cultivaram um espaço de hábito e reflexão que permitiu a eles elaborar suas vivências enquanto experiência, o que contribuiu para a constituição inicial de uma identidade docente a partir da leitura de si mesmo na relação com o mundo. Ainda, se discute as potencialidades desse processo formativo, que entrecruza saberes e sensibilidades, para o fortalecimento de um Ensino de História crítico e uma prática profissional que pode ser apropriada pelos docentes como campo de ação política.
Abstract: This study originated from my experience as a scholarship holder within the interdisciplinary subproject History-Geography of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) at the Universidade Federal de Uberlândia (UFU) during the years 2022-2024. I was part of the group working with the partner school E. E. Ângela Teixeira da Silva, under the supervision of Prof. Ms. Misle Souza da Silva. Over 18 months, a group of teaching undergraduates accompanied the practice of the supervisor teacher and temporarily became part of the school community in which they were embedded. At the end of this experience, the e-book <Viver a escola e narrar memórias: fragmentos de uma experiência de formação docente= (Souza; Silva, 2024) was organized, compiling narrative accounts by project participants about their formative memories. In this work, I adopt the perspective of narrative (auto)biographical research-training to analyze the texts in the book as narrative sources and discuss the formative processes expressed therein. Moving beyond an instrumental view of training, I explore shifts in sensibilities and reflective practices that emerged as scholarship holders immersed themselves in the school environment, drawing particularly on Benjamin9s (1985) ideas 3 and their interpreters 3 regarding the aesthetics of tactility, habit, experience, and narrative. The study posits that scholarship holders experienced a tactile immersion in the school environment, cultivating a space of habit and reflection that allowed them to transform their lived experiences into meaningful narratives. This contributed to the initial formation of a teaching identity through self-reflection in relation to the world. Additionally, it examines the potential of this formative process 3 which intertwines knowledge and sensibilities 3 to strengthen critical History Education and a professional practice that teachers can appropriate as a field of political action.
Keywords: Formação de professores(as) de História
Ensino de História
Experiência
Narrativas pedagógicas
PIBID
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Emilia Zanol de. Entre saberes e sensibilidades: a experiência da escola na formação de professores de História. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45530
Date of defense: 28-Apr-2025
Appears in Collections:TCC - História

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