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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Leo Strauss e o reavivamento da Filosofia Política pela via fenomenológica de Edmund Husserl
Título(s) alternativo(s): Leo Strauss and the Revival of Political Philosophy through Edmund Husserl's Phenomenological Path
Autor(es): Mendes, Elvis de Oliveira
Primeiro orientador: Goto, Tommy Akira
Segundo orientador: Oliveira, Richard Romeiro
Primeiro membro da banca: Silva, Adriano Correia
Segundo membro da banca: Costa, Jean Gabriel castro
Terceiro membro da banca: Souza, Newton Bignotto de
Quarto membro da banca: Josgrilberg, Rui de Souza
Resumo: Nesta investigação pretendo mostrar que há na Filosofia política desenvolvida por Leo Strauss, a influência de aspectos centrais da fenomenologia elaborada por Edmund Husserl. Para tanto, analisarei pontos de confluência entre Strauss e Husserl, a fim de constatar que Strauss se apropria tanto do conceito de “mundo da vida” (Lebenswelt) esboçado por Husserl em seu Die Krisis, quanto da proposta de renovação da filosofia presente em seu chamado a uma filosofia como ciência rigorosa. Ambos aspectos da fenomenologia de Husserl parecem impactar Strauss de maneira decisiva, em sua busca de um filosofar natural característico do pensamento dos antigos. Com efeito, tentarei mostrar também que o encontro do jovem Strauss com Husserl, durante seus estudos em Freiburg, foi um marco formativo que o expôs à crítica fenomenológica das ciências modernas e à demanda por um fundamento filosófico mais profundo, que orientou Strauss a rejeitar o positivismo e o historicismo dominantes no cenário intelectual de sua época. Apresentado isto, tentarei sustentar a hipótese de que o chamado husserliano a uma filosofia como ciência rigorosa é reinterpretado por Strauss como uma questão seminal para a revitalização da filosofia política em sua essência normativa, voltada para questões fundamentais como o melhor regime ou melhor forma de viver. Assim, o diálogo crítico com Husserl, iniciado nesse período formativo, e continuado com suas obras póstumas permite a Strauss redefinir os objetivos da filosofia política como uma busca atemporal do que é bom e certo por natureza, em oposição às abordagens relativistas da modernidade. Deste modo, por meio da análise de textos, conferências e cartas, eu concluo que o encontro com Husserl e a fenomenologia forneceram a Strauss não apenas uma base metodológica, mas uma inspiração crítica para reestabelecer a filosofia política como uma disciplina central para compreender a experiência humana e a ordem social.
Abstract: In this investigation, I intend to show that the political philosophy developed by Leo Strauss bears the influence of central aspects of the phenomenology elaborated by Edmund Husserl. To this end, I will analyze points of convergence between Strauss and Husserl to demonstrate that Strauss appropriates both the concept of the “lifeworld” (Lebenswelt), outlined by Husserl in his Die Krisis, and the proposal for a renewal of philosophy present in Husserl’s call for philosophy as a rigorous science. Both aspects of Husserl's phenomenology appear to impact Strauss decisively in his pursuit of a natural way of philosophizing, characteristic of the thought of the ancients. Indeed, I will also attempt to show that the young Strauss's encounter with Husserl during his studies in Freiburg was a formative milestone. This encounter exposed him to the phenomenological critique of modern sciences and the demand for a deeper philosophical foundation, which led Strauss to reject the positivism and historicism that dominated the intellectual landscape of his time. Having presented this, I will seek to support the hypothesis that Husserl’s call for philosophy as a rigorous science is reinterpreted by Strauss as a seminal issue for the revitalization of political philosophy in its normative essence, focused on fundamental questions such as the best regime or the best way to live. Thus, the critical dialogue with Husserl, initiated during this formative period and continued through Husserl’s posthumous works, allows Strauss to redefine the objectives of political philosophy as a timeless pursuit of what is good and right by nature, as opposed to the relativist approaches of modernity. In this way, through the analysis of texts, lectures, and letters, I conclude that Strauss's encounter with Husserl and phenomenology provided him not only with a methodological foundation but also with a critical inspiration to reestablish political philosophy as a central discipline for understanding human experience and social order.
Palavras-chave: Leo Strauss
Edmund Husserl
Filosofia Política
Fenomenologia
Political Philosophy
Phenomenology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: MENDES, Elvis de Oliveira. Leo Strauss e o reavivamento da Filosofia Política pela via Fenomenológica de Edmund Husserl. Tese (Doutorado em filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.159
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.159
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45460
Data de defesa: 24-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
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