Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45447
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Embargado |
Embargo Date: | 2027-05-05 |
Title: | A mesma expressão, muitos sentidos: um panorama conceitual sobre a divulgação científica |
Author: | Lima, Bianca Witzel |
First Advisor: | Calábria, Luciana Karen |
First member of the Committee: | Kletemberg, Karen Sailer |
Second member of the Committee: | Sales, Tiago Amaral |
Summary: | A divulgação científica (DC), ao contrário do que muitos pensam, não é uma atividade moderna. Desde os primórdios, a necessidade de comunicar descobertas e avanços tem sido fundamental para o progresso das sociedades. Mas, afinal, por que a DC é tão importante? O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico e descomplexificar o conceito de DC, abordando seu histórico, tipos, objetivos e características. Para isso, uma revisão integrativa de literatura foi realizada a partir de trabalhos científicos em busca nas plataformas Google Acadêmico e Scielo. Compreende-se que a curiosidade é uma qualidade inata do ser humano e o conhecimento sobre Ciência e Tecnologia (C&T) é fundamental para entender o mundo em que vivemos. Tudo que o Brasil e outras nações produzem é fruto da ciência, mas nada disso existiria sem C&T, apesar de grande parte da população não saber disso. O papel da DC vem evoluindo ao longo do tempo, acompanhando o próprio desenvolvimento da C&T. Mas isso não significa que essa atividade não foi questionada. Seu conceito e sua prática foram discutidos, indagados, debatidos e pensados por cientistas, educadores e jornalistas. Vários autores se dedicaram em conceituar e entender a DC, mas como conclusão, não chegaram a nenhum acordo. Percebe-se que a DC constitui uma atividade de extrema importância para o avanço da sociedade, uma vez que objetiva a formação da cultura científica. Ela é vista através de diferentes perspectivas, seja como reelaboração discursiva ou como um gênero discursivo próprio, um processo dialógico entre diferentes esferas ou simplesmente como um mecanismo de tradução da ciência para o público geral. Essas diferentes interpretações ocorrem por alguns motivos, inclusive pelo fato da DC ser uma atividade ampla que pode ser notada em diversos meios, incluindo livros, mídias digitais, entre outros. Mesmo sendo compreendida por diferentes visões, seus objetivos são claros: tornar a ciência acessível, promover a alfabetização científica, despertar interesse e curiosidade, e estimular o senso crítico do público |
Abstract: | Science communication (SC), contrary to what many believe, is not a modern activity. Since ancient times, the need to communicate discoveries and advancements has been fundamental to societal progress. But why is SC so important, after all? The aim of this study was to conduct a literature review to simplify the concept of SC, addressing its history, types, objectives, and characteristics. For this purpose, an integrative literature review was carried out based on scientific articles searched on Google Scholar and Scielo platforms. It is understood that curiosity is an innate human quality, and knowledge about Science and Technology (S&T) is essential for understanding the world we live in. Everything produced by Brazil and other nations is a result of science, yet none of it would exist without S&T, although much of the population is unaware of this fact. The role of SC has evolved over time, following the development of S&T itself. However, this does not mean that this activity has not been questioned. Its concept and practice have been discussed, questioned, debated, and reflected upon by scientists, educators, and journalists. Several authors have dedicated themselves to conceptualizing and understanding SC, yet no consensus has been reached. It is evident that SC is an extremely important activity for societal advancement, as it aims to foster scientific culture. It is viewed from various perspectives, whether as a discursive re-elaboration, as its own discursive genre, as a dialogic process among different spheres, or simply as a mechanism for translating science to the general public. These different interpretations occur for several reasons, including the fact that SC is a broad activity observed in various media such as books and digital platforms, among others. Despite being understood through different lenses, its objectives are clear: making science accessible, promoting scientific literacy, stimulating interest and curiosity, and encouraging critical thinking among the public. |
Keywords: | Ciência e Tecnologia. Mídias Digitais. Alfabetização Científica. Comunicação. Science and Technology. Digital Media. Scientific Literacy. Communication |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | LIMA, Bianca Witzel. A mesma expressão, muitos sentidos: um panorama conceitual sobre a divulgação científica. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45447 |
Date of defense: | 5-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MesmaExpressaoMuitos.pdf Until 2027-05-05 | TCC | 969.01 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License