Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45433
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-1332-0319
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise quantitativa das aprovações no exame de suficiência: uma investigação entre modalidades EaD e presencial antes, durante e após a pandemia de Covid-19
Author: Pereira, Jennifer Gomes
First Advisor: Miranda, Gilberto José
First member of the Committee: Blind, review
Second member of the Committee: Blind, review
Summary: Este estudo teve o propósito de identificar as diferenças entre taxas de aprovação no Exame de Suficiência nas modalidades EaD e presencial nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, antes, durante e após a Pandemia do Covid-19. Foram utilizados dados do exame dos anos de 2019 a 2023, coletados no site do CFC. Para análise dos dados foi feita a estatística descritiva, os testes de Correlação de Sperman, Teste de Mann Whitney e Teste de Regressão Beta. Diferentes variáveis que possam ter influência na aprovação dos estudantes também foram analisadas. Os resultados indicam que as variáveis correlacionadas positivamente com a taxa de aprovação no Exame são: modalidade presencial, universidades públicas e regiões Sul e Sudeste. Os dados evidenciaram que existe uma diferença significativa na taxa de aprovação entre as regiões, com as regiões Sudeste e Sul apresentando uma taxa de aprovação de 27,27%, enquanto as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste tiveram apenas 17,24%, ademais o resultado do Teste de Regressão Beta demostrou que os estudantes do Sul e Sudeste possuem 79% de chances a mais que Norte, Nordeste e Centrooeste de serem aprovados no exame. Além disso, contrariando ao esperado, foi observado que o período pandêmico apresentou uma taxa de aprovação maior que a do período não pandêmico. Foi constatado que estudantes de instituições públicas possuem o dobro de chance de serem aprovados no exame em relação aos de instituições particulares, que majoritariamente são responsáveis por oferecer cursos EaD. As descobertas indicam que apesar da expansão da modalidade EaD os candidatos provenientes do presencial ainda apresentam melhores resultados, e mesmo durante a pandemia de Covid-19 em que estudantes presenciais foram prejudicados com a brusca mudança para o ERE a modalidade ainda se apresentou mais eficiente que o EaD. E os achados alertam para a necessidade de um maior monitoramento da qualidade dos cursos EaD ofertados por instituições privadas.
Abstract: This study aimed to identify the differences between the passing rates of the Proficiency Exam in the distance learning and in-person modalities in undergraduate Accounting courses, before, during and after the Covid-19 pandemic. Exam data from the years 2019 to 2023, collected from the CFC website, were used. Descriptive statistics, Spearman Correlation Test, Mann Whitney Test and Beta Regression Test were used to analyze the data. Different variables that may influence student approval were also analyzed. The results indicate that the variables positively correlated with the passing rate in the Exam are: in-person modality, public universities and the South and Southeast regions. The data showed that there is a significant difference in the approval rate between the regions, with the Southeast and South regions presenting an approval rate of 27.27%, while the North, Northeast and Central-West regions had only 17.24%. Furthermore, the result of the Beta Regression Test showed that students from the South and Southeast have a 79% greater chance than the North, Northeast and Central-West of passing the exam. Furthermore, contrary to expectations, it was observed that the pandemic period presented a higher approval rate than that of the non-pandemic period. It was found that students from public institutions have twice the chance of passing the exam compared to those from private institutions, which are mostly responsible for offering distance learning courses. The findings indicate that despite the expansion of the distance learning modality, candidates from in-person courses still perform better, and even during the Covid-19 pandemic, when in-person students were harmed by the sudden change to ERE, the modality was still more efficient than distance learning. And the findings warn of the need for greater monitoring of the quality of distance learning courses offered by private institutions.
Keywords: Exame de Suficiência. Pandemia. Ensino à Distância. Ensino Presencial.
Sufficiency Exam. Pandemic. Distance learning. In person learning
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Jennifer Gomes. Análise quantitativa das aprovações no exame de suficiência: uma investigação entre modalidades EaD e presencial antes, durante e após a pandemia de covid-19. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45433
Date of defense: 20-Apr-2025
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseQuantitativaAprovações.pdfTrabalho de Conclusão de Curso699.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons