Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45426
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-5933-9083
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A Ditadura Militar e seus impactos no ensino nacional de Geografia: análise crítica do livro didático 'O Brasil Regional’
Author: Santos, Anna Beatriz Pereira dos
First Advisor: Gonçalves, Amanda Regina
First member of the Committee: Gomes, Gláucia Carvalho
Second member of the Committee: Souza, Alex Cristiano de
Summary: A Ditadura Militar ocorreu no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, sendo marcada por um período de repressão e censura. Durante essa fase, um dos setores mais impactados foi a educação, que sofreu mudanças através de uma série de políticas públicas e reformas educacionais. A educação brasileira passou por mecanismos de censura que direcionavam o ensino para a difusão das ideologias do regime, limitando o pensamento crítico e reforçando valores convenientes ao regime vigente. Nesse contexto, o livro didático tornou-se uma ferramenta essencial para a disseminação das ideias do governo, servindo como instrumento de doutrinação e controle ideológico. Em especial, os livros de Geografia passaram por transformações drásticas, excluindo narrativas divergentes da visão oficial e enfatizando aspectos que favoreciam os interesses do governo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do livro didático da “Área de Estudos Sociais” intitulado “O Brasil Regional”, de autoria de David Márcio Santos Rodrigues, destinado à 6ª série do Primeiro Grau (alunos com média de 11 anos), publicado em 1974. A pesquisa busca compreender de que forma esse material refletia a influência da ditadura na educação geográfica e como seu conteúdo direcionou a formação da visão de mundo dos estudantes durante esse período.
Abstract: The Military Dictatorship in Brazil occurred between the years 1964 and 1985 and was marked by a period of repression and censorship. During this time, one of the most impacted sectors was education, which underwent significant changes through a series of public policies and educational reforms. Brazilian education was subjected to censorship mechanisms that directed teaching toward the diffusion of the regime’s ideologies, limiting critical thinking and reinforcing values that aligned with the interests of those in power. In this context, the textbook became an essential tool for disseminating government ideas, serving as an instrument of indoctrination and ideological control. Geography textbooks, in particular, underwent drastic transformations, excluding narratives that diverged from the official view and emphasizing aspects that favored the government's interests. Given this, the present study aims to conduct a critical analysis of the textbook from the “Área de Estudos Sociais” (Area of Social Studies), titled “O Brasil Regional” (The Regional Brazil) authored by David Márcio Santos Rodrigues, intended for the 6th grade of primary school (students around 11 years old), published in 1974. The research seeks to understand how this material reflected the influence of the dictatorship on geographic education and how its content shaped the worldview of students during that period.
Keywords: Textbook; Scholar Geography; Military Dictatorship; Critical Analysis.
Livro Didático; Geografia Escolar; Ditadura Militar; Análise Crítica.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Anna Beatriz Pereira dos. A Ditadura Militar e seus impactos no ensino nacional de Geografia: análise crítica do livro didático 'O Brasil Regional’. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45426
Date of defense: 28-Apr-2025
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADitaduraMilitarimpactos.pdftcc10.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.