Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45422
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-8575-6583
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estudo do papel de receptores periféricos, presentes no gânglio da raiz dorsal, na analgesia induzida por antagonistas de receptores NMDA
Autor: Silva, Jhony Arthur da
Primer orientador: Lotufo, Celina Monteiro Cruz
Primer miembro de la banca: Santos, Júlia Maria
Segundo miembro de la banca: Miguel, Tarciso Tadeu
Resumen: O bloqueio dos receptores glutarmatégicos do tipo N-metil D-aspartato (NMDAr), por um fármaco antagonista, é visto como uma forma de gerar um efeito analgésico, bastante utilizado na prática médica. Porém, um dos fatores que limitam a sua utilização clínica, são seus efeitos colaterais, devido ao mecanismo de ação ser central, podendo ter efeitos adversos como sedação, alucinações e déficits de memória e motor. No sistema nervoso central, os níveis de glutamato presente no meio extracelular são precisamente controlados pelas células gliais e pela barreira hematoencefálica. Dessa forma, Os neurônios nociceptivos primários, responsáveis por detectar e transmitir os sinais dolorosos periféricos para sistema nervoso central, apresentam seus corpos celulares dentro dos gânglios da raiz dorsal, estes são cobertos pelas células satélites gliais e estudos mostram (FERRARI et al., 2014)1 que a participação glutamatérgica entre gânglio da raiz dorsal, as células satélites e os receptores NMDA, ocorre durante a transmissão da dor inflamatória, visto que o gânglio da raiz dorsal está fora da barreira hematoencefálica e que poucos tecidos são capazes de liberar glutamato. Portanto, o projeto tem como objetivo comparar o efeito de dois antagonistas de receptor NMDA, a cetamina, que apresenta um efeito central e é bastante utilizada no meio medicinal, e o 5-7-DCK (5,7-diclorocinurênico), um antagonista não permeável a barreira hematoencefálica que apresenta um efeito periférico. A hipótese a ser testada neste estudo é a de que os efeitos analgésicos obtidos pela administração de cetamina ocorrem em nível periférico, enquanto que os efeitos anestésicos dependem de um efeito central. 1 FERRARI, L. F. et al. Inflammatory sensitization of nociceptors depends on activation of NMDA receptors in DRG satellite cells. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, n. 51, p. 18363-18368, 2014.
Palabras clave: Dor
Analgesia
NMDA
Cetamina
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Jhony Arthur da . Estudo do papel de receptores periféricos, presentes no gânglio da raiz dorsal, na analgesia induzida por antagonistas de receptores NMDA. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45422
Fecha de defensa: 30-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estudopapelreceptores.pdf1.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons