Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45407
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9613-8711
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Maria de Lourdes Melo Prais - Memória de uma educadora
Alternate title (s): Maria de Lourdes Melo Prais - Teacher's memories
Author: Borges, Patrícia Ferreira Bianchini
First Advisor: Santos, Sônia Maria dos
First member of the Committee: Oliveira, Manoel Messias de
Second member of the Committee: Lima, Michelle Castro
Third member of the Committee: Quilici Neto, Armindo
Fourth member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Fifth member of the Committee: Borges, Vilmar José
Summary: A presente pesquisa insere-se no campo de estudos sobre a História dos Intelectuais da Educação, pertencente à Linha de Pesquisa de História e Historiografia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O foco da investigação é a trajetória da professora Maria de Lourdes Melo Prais que dedicou mais de 60 anos à educação, com um recorte histórico abrangendo o período de 1950 até os dias atuais. A questão central que orientou este trabalho foi investigar os aspectos simbólicos e singulares da história de vida da professora Dedê Prais, bem como as contribuições de seu trabalho para o desenvolvimento da educação em Uberaba (MG), com o propósito de evidenciar sua trajetória e seu protagonismo na história educacional do município. Para alcançar os objetivos da pesquisa, utilizou-se uma metodologia predominantemente qualitativa, com ênfase na História Oral, conforme os fundamentos teóricos de Meihy (2005), Meihy e Ribeiro (2011), Meihy e Holanda (2005, 2015), Alberti (2005, 2013), Amado e Ferreira (2006), Delgado (2010). A História Oral de Vida foi o principal percurso metodológico adotado, permitindo a construção de interpretações sobre o itinerário histórico da professora e conferindo-lhe uma identidade cultural educacional. Assim, a tese trabalhou com as memórias da professora Dedê Prais (como é conhecida), resgatando narrativas que expressam sua trajetória, suas experiências e os desafios enfrentados ao longo de sua vida profissional. Paralelamente, foram realizadas revisões documentais e iconográficas como fontes secundárias do estudo. Além disso, depoimentos foram colhidos de pessoas que trabalharam e conviveram com a professora, contribuindo para a construção de uma Rede de Sociabilidade que revelou aspectos significativos de sua vida e de seu legado educacional. As entrevistas, realizadas com o consentimento formal da professora após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), foram transcritas e analisadas de acordo com os princípios de Bardin (2006), que propõem a inferência de conhecimentos a partir de indicadores quantitativos e qualitativos. O objetivo central foi explorar elementos sociais e históricos determinantes na História dos Intelectuais da Educação, destacando as influências da professora para a educação local e regional. Ao final da pesquisa, a tese contribuiu para o reconhecimento da história de vida dessa intelectual da educação, uma das figuras mais influentes da cidade de Uberaba e região.
Abstract: This research is situated in the field of studies on the History of Intellectuals in Education, within the Research Line of History and Historiography of Education of the Graduate Program in Education – Doctorate – at the Federal University of Uberlândia (UFU). The focus of this investigation is the trajectory of Professor Maria de Lourdes Melo Prais, who dedicated more than sixty years to education, with a historical scope covering the period from 1950 to the present. The central question guiding this work was to investigate the symbolic and unique aspects of the Teacher Dedê Prais's life story, as well as the contributions of her work to the development of education in Uberaba (Minas Gerais), with the aim of highlighting her trajectory and her protagonism in the educational history of the municipality. To achieve the research objectives, a predominantly qualitative methodology was used, with an emphasis on Oral History, based on the theoretical foundations of Meihy (2005), Meihy and Ribeiro (2011), Meihy and Holanda (2005, 2015), Alberti (2005, 2013), Amado and Ferreira (2006), and Delgado (2010). Life Oral History was the main methodological approach adopted, allowing the construction of interpretations about the professor’s historical path and conferring upon her an educational cultural identity. Thus, the thesis worked with the memories of Professor Dedê Prais (as she is known), recovering narratives that express her life story, her experiences, and the challenges she faced throughout her professional career. In parallel, documentary and iconographic reviews were carried out as secondary sources of the study. Furthermore, testimonies were collected from people who worked with and lived alongside the professor, contributing to the construction of a Network of Sociability that revealed significant aspects of her life and educational legacy. The interviews, conducted with the professor's formal consent after signing the Informed Consent Form (ICF), were transcribed and analyzed according to Bardin's principles (2006), which propose the inference of knowledge based on qualitative and quantitative indicators. The central objective was to explore the social and historical elements that are decisive in the History of Intellectuals in Education, highlighting the professor's influence on local and regional education. At the end of the research, the thesis contributed to the recognition of the life story of this educational intellectual, one of the most influential figures in the city of Uberaba and its surrounding region.
Keywords: Contribuições para a educação local
História dos Intelectuais da Educação
História Oral de Vida
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Subject: Educação
Educação - História
Educadores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: BORGES, Patrícia Ferreira Bianchini. Maria de Lourdes Melo Prais - Memórias de uma Educadora. 2025. 420 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.184.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.184
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45407
Date of defense: 31-Mar-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MariaLourdesMelo.pdfTese30.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons