Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45394Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Vianna, Amanda Rissato Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:19:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-07T12:19:19Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
| dc.identifier.citation | VIANNA, Amanda Rissato Ferreira. Vivências do contato: um relato de experiência na clínica da Gestalt-terapia. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45394 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Estágio profissionalizante supervisionado; | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia Clínica | pt_BR |
| dc.subject | Estagiário | pt_BR |
| dc.subject | Gestalt-terapia | pt_BR |
| dc.subject | Supervised professional internship | pt_BR |
| dc.subject | Clinical Psychology | pt_BR |
| dc.subject | Intern | pt_BR |
| dc.title | Vivências do contato: um relato de experiência na clínica da Gestalt-terapia | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Farinha, Marciana Gonçalves | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794568D0&tokenCaptchar=03AFcWeA7jcKHTGRS7L-hLxILMt86NRHSIhfs4j8BbTeSZaBKre0NHER-Z6-YazHQMFRQ2BwvMXFs3pcdlMRgjsoaCdazN4BkZYeO3APeM5s1wvVFmtX8JSaeeOo1cHpqwA91RxA34sjY56VDMkIm681lAWeifU8Em0daGAuGohHfxsW901BQRQV-DI9t8Vg0QPrdEMT0rv-pgTZGu-rFM-_jIfjwSkY0NLIe-_uMO7B2pp9_va7EM_y06ZxUlp7zSNI3lGIZnHPJ9wonXWE_bxSmMCVt4IPGOWSmLyAOE8g7q8heBVayVS9UYVYmhsAUP53-dWGe9NZt_Yu1f6qjP2_MJWxfMBJCU1i3S2iXJ9hkHBEvN3zI-bWaMXnb-pvMTs8kTh_yHFagL7Zq9SAgMiXPJZNLu9EJtQbHNoB5L_-QNC--4kcfTXHBZvzSQ-JZKxlDbkY7sRYSkZUGmdk2AAom9MdN7E14ktIvisS2fw6C3bB1CtaDfsHR72W2HUAhwgKuRhF0ArmcKPghwKIQH4f2wCUsbqBfKNMKX9lzs8SflclwXe04UNCOkBTa51IzBGFUL2VNIVr-wEG4kwOID_soaAVMozVCgDszyw0mcEgzZENOEhsfzAgI3eURgpdsqbdldPJbcoVyui1H5NNwOnzgMg2dttOdhwZAvYq0WZGN3n_vzpfxq4eT4UIrauX4OgH7sn0SbjvV7ZPGdPyyz221U6FvAbw3-5qPknjb8o3X1MhNpCHftRUrm9fnVVxdYR91ZiUQPMkw2UWQTq7zvmZNzDhyhwuRPyhb_sHrqdUMkBwo7DOzzJhiH6yee9tjmymvd3qcl3jwjUhkk8QLXZT4lFjD8aEsfmqvLejOqa6TGXwABcm4AyapW3RovAEftUUjS3FH7KBe7eKRkfAV54UqjBg-YXtvrWA | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Moura, Amanda Oliveira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4491668J5&tokenCaptchar=03AFcWeA6N_QH8YajwfbLurKymc7hcgifP21PMUgZU1etvGgUrOFwB9i7gbYb3V4cjZKmzAlyWyXgUWX9lxEZsIf-krjGTI8aaXk9mSl6TjvV8DHJZ73Nh7sCYDSwiOMKDo2zkkK9cMLPMieOkqqYdW9e2LELDF_SXszlOv_8rSGCJbXPCBnju_8GsThsyWLz0KxYYpw9v7wNa7TrpwfoAGLrPx8XIRiy4E3-Xm1itlC2dNkiUbZhJagClBYeqKWToGomdA5G4Vc0tyRuvTLOPYvFlMQkCFm6JNw3OfHsJ3L07dcIVQZArvYG3AMEwKlh-zKXyIcIh29emRDKfsEhVySFrR50c1pDjxsdSxQIlRaOAVanC9X1iIn6RmWljrYgif6NAJeo_3zXgVQkxmniH3N1UjtorjYOyRyQJebfdA7iEpMGVkale08Ba262bQY1Lxq5bEN7iNematHbFE0eHFq4GIv0-THWVk7qRqZpFO0Vp-oR3lB6s7pdXkwMGP3w_rPDx2-kXBYF2gFBV_gLx8xPodO4MA_OF0QmXWUCHtWo_roQLrgazDV01c9Uehc8j3yusUWCZeWDQ3KoqqH8dAOdI5OCPlm8QisqPTiNDSCE3g0OGp_8oS6uXhSpVcZkS-t3i2tWdgfMjyGYz55CLKJKGVHTSbGq16XodNudvX4L_F9Z4gGTi0ZKgWRbrSxUpEX3bLgSU31RqtJyXu-Pplyhf44X4tAkQFu3nxw4CP-D_QWT-kGL16sD2NhGMqnIp0ajNY0xpMHYdA59DUppxSqrMgSOxNzSYU_ubQqnhjM5FYOOwrWuCCn2rZRI8KkWfAinchEqSHyDVlBX7LVUG6Lxz0FJ-W_r0lJu_YqlwqQ7V2K2uv0oofwTJC5AAiq3TuJsrhIbHc0Sktw3pxvwGj1m5YtShfSMvHw | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Bomfim, Leandro de Paulo | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4414113D8&tokenCaptchar=03AFcWeA4a0Nxdo32gXCu7uFojDmdbzYKBPFVgYYlDthjgWH28Auc4ToyDx-GeF6DMs02jJK11hq0_byLpNth4S2svwU5ZSOS3Kg531Ov4vOMgXNElzG0aITUlT3CZp5xV63gh1fd7fwYMMqy71U7OfbPG5SdzdLktvBSziv1Wa8od2iF30dktIGjhiLC7agzJIv1izrf03fqKe7VOVoHKp-S5faieu9RsR74f-qFwoue8SV6w5ep2sTqw-aknfK00DbuinrcPBy48NqkhSCNLmpb1oPdTQo0d8c3uhGNezJEJg0vSOHEuOE6KvJMThT0s7VrNjCIx8cSqeP5HSSVEz4Mw9LpnMe0SqK8_o4PigyzUilAXgV1UPX3motVeOFOHWSl3FltqO8r5xtkpDPh1QF-9p3Ibkl-0_0_G1P11VXQG8A4NsDuYHwPutXSEym4DphWMqZPCUaa484iTZseE1tNuCQ4lict4241wSfs3VfkRLUrF2gdof6Oty5XkCagmLFYu3FrdjwqPSZm0204FsikJNw-Z4YG1tsxlLN_vqj-uRPzr6oA2Q_Sa2aBar8iOcnBp1yB7gS9h6fLFNHjRFNhZM-d5PsnsPv66hTkIw2XlMMjYdAmdHcP3vBmsWOdMEExJ5TLqmfue5sr56E1PKMNQdaTqYYazrmqK6XBffwvS9nVxXWddylq44DnYl2bMXicZ4zFDyXHiXEFWgpdJEgFDtdPokb7mN0aplqwb3STJtNpHU1s5d9vt291F-8fveWjwKLOeVQ-Am2XevkFEY_Q-jI8KuJwv_YEZl7jht7oDL_TDjn5tpbMZSV47_q589QRf7xBic6tmDenpdNo-HrfaH4T3ASGIcGw4A_Vjwjr4BKH1k-jzBpuiWzAu824U6p_h9kCh-LG-VuQQCNGWBa9jc4fPP90tMw | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Parte importante da formação do estudante de Psicologia é o estágio profissionalizante supervisionado clínico, que tem objetivo de conceber um ambiente de formação para os estagiários desenvolverem habilidades e competências em relação à prática clínica, ao articularem teoria e prática. Os estágios ocorrem nos serviços-escolas, paralelamente a ele, ocorrem as supervisões semanais. O trabalho objetiva refletir sobre a vivência de ser estagiária em um estágio na Gestalt-terapia na ênfase de Psicologia Clínica e Social em um serviço-escola. O trabalho possui uma abordagem qualitativa e consiste em um relato de experiência que narra reflexões acerca do estágio realizado entre janeiro a dezembro de 2024 na abordagem da Gestalt-terapia. O estudo adotou a “Analítica do Sentido”, proposta por Dulce Critelli, como método de análise de dados. Como resultado, observou-se que o estágio profissionalizante supervisionado, além de articular a teoria com a prática, foi um espaço para a construção da identidade profissional, habilidades e suportes que guiam a base profissional do estagiário e futuro psicólogo. Observou-se que, quando pautado em uma perspectiva gestáltica, foi necessário um estado de presença no atendimento e adotar uma postura de abertura e interesse genuíno perante ao cliente, que puderam ser realizados através da suspensão dos aprioris e realização da terapia pessoal. Destaca-se a importância da supervisão semanal e as contribuições realizadas na supervisão em grupo para construir trocas que permitiram amadurecimento profissional e aprendizados. Ainda, percebeu-se que as relações estabelecidas com as clientes contribuíram para a formação da estagiária e compreensões dos processos associados à prática clínica. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 55 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | publicação em revista | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 183661592 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Psicologia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VivênciasContatoRelato.pdf Until 2027-04-28 | Trabalho de Conclusão de Curso | 270.02 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License