Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45346
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNunes, Kênya Alves-
dc.creatorSilva, Monica Rodrigues da-
dc.creatorOliveira, Elias José-
dc.date.accessioned2025-05-05T14:39:49Z-
dc.date.available2025-05-05T14:39:49Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.citationNUNES, Kênya Alves. Avaliação da sobrecarga mental dos alunos do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em relação a carga horária curricular. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45346-
dc.description.abstractThis article aimed to evaluate the mental overload among undergraduate nursing students at a federal university in the Triângulo Mineiro region and to identify the main factors contributing to mental distress. Additionally, it analyzed the relationship between academic workload, stress, and mental distress. This is a descriptive study with a qualitative approach based on discourse analysis according to Minayo (1998). The study used a semi-structured questionnaire developed by the authors to identify mental overload and the main factors contributing to mental distress among nursing students. The research was conducted with 20 students from the first to the tenth semester of the nursing undergraduate program, during the period from August to September 2024. The results of this study demonstrate a significant increase in the mental overload of the target audience, which is related to the extensive workload and its distribution throughout the course, the need to perform extracurricular tasks, psychological pressure from some professors, and the difficulty of balancing work and a full-time course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectSobrecarga mentalpt_BR
dc.subjectMental Healthpt_BR
dc.subjectNursing studentspt_BR
dc.subjectMental overloadpt_BR
dc.subjectSalud mentalpt_BR
dc.subjectEstudiantes de enfermeríapt_BR
dc.subjectSobrecarga mentalpt_BR
dc.titleAvaliação da sobrecarga mental dos alunos do curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em relação a carga horária curricular.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of mental overload among undergraduate nursing students at a Federal University in the Triângulo Mineiro region in relation to the curricular workload.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluación de la sobrecarga mental de los estudiantes de enfermería de una Universidad Federal del Triángulo Minero en relación con la carga horaria curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Elias José-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4600154820027807pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9539314479026967pt_BR
dc.contributor.referee1Giuliani, Carla Denari-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0924515986721388pt_BR
dc.contributor.referee2Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792022710649813pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867725389387945pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo buscou avaliar a sobrecarga mental entre os discentes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade federal do triângulo mineiro e identificar os principais fatores que contribuem para o sofrimento mental, além de analisar a relação entre carga curricular acadêmica, estresse e sofrimento mental. Este é um estudo descritivo de abordagem qualitativa por meio da análise do discurso segundo Minayo (1998), que utilizou um questionário elaborado e semiestruturado pelos próprios autores, com o objetivo de identificar a sobrecarga mental e os principais fatores que contribuem para o sofrimento mental entre os alunos do curso de graduação em enfermagem. O estudo foi desenvolvido com 20 discentes do primeiro ao décimo período do curso de graduação em enfermagem, no período de agosto a setembro de 2024. Os resultados desse estudo demonstra que há um grande aumento da sobrecarga mental do público alvo da pesquisa, tendo relação com a carga horária extensa e a forma como ela é distribuída ao longo do curso, a necessidade de realizar tarefas extra-curriculares, a pressão psicológica sofrida por partes de alguns professores e a dificuldade de conciliar emprego e o curso integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode183509526-
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliaçãoSobrecargaMental.pdfTCC393.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons