Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Luiz Henrique Baioto Pina-
dc.date.accessioned2025-04-29T12:27:10Z-
dc.date.available2025-04-29T12:27:10Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.identifier.citationREIS, Luiz Henrique Baioto Pina. Critérios técnicos para viabilidade e projeto funcional de uma área de escape na BR-050/MG: trecho Araguari - Uberlândia. 2025. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45315-
dc.description.abstractDue to the widespread use of the highway mode for freight transportation in Brazil, the country's road network plays a fundamental economic role in the flow of people and goods between large and small urban centers. Because of this extensive use and the mountainous topography of certain regions, accidents involving out-of-control cargo vehicles are recurrent. This is due to mechanical failures, electrical malfunctions, and overheating of the braking system caused by its constant demand on these long, steep stretches. Given this context, in terms of road safety, a corrective measure for this issue is the implementation of escape areas adjacent to the highway margins along these long sections with steep slopes. The BR-050 highway is the main connection between the municipalities of Uberlândia and Araguari, two of the most economically and socially significant cities in the Triângulo Mineiro region, in the state of Minas Gerais. This section of the highway is widely used for freight transportation in the region, but it features a steep and extensive topography. However, in Brazil, there are no specific technical criteria established for the construction of escape ramps, requiring the use of international manuals to guide the development of these safety structures. Thus, this study aims to identify the set of technical criteria involved in decision-making for selecting the location of an escape area for out-of-control vehicles on the BR-050/MG, between Araguari and Uberlândia, and to propose a functional design as a viable alternative. It is expected that this study will serve as a reference for other Brazilian highways that need to implement this safety feature, thereby contributing to the reduction of fatal road accidents in the country.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectÁrea de escapept_BR
dc.subjectEscape ramppt_BR
dc.subjectCaminhões desgovernadospt_BR
dc.subjectOut-of-control truckspt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectroad safetypt_BR
dc.subjectCaixa de retençãopt_BR
dc.subjectretention boxpt_BR
dc.subjectProjeto geométricopt_BR
dc.subjectGeometric designpt_BR
dc.titleCritérios técnicos para viabilidade e projeto funcional de uma área de escape na BR-050/MG: trecho Araguari - Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeTechnical criteria for feasibility and functional design of an escape area on BR-050/MG: stretch Araguari - Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Rogério Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253193151862752pt_BR
dc.contributor.referee1Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.contributor.referee2Guterres, Paulo Roberto Cabana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8783268429234266pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPor conta da ampla utilização do modo rodoviário no âmbito do transporte de cargas no Brasil, a malha rodoviária brasileira exerce um papel econômico fundamental no escoamento de pessoas e mercadorias entre grandes e pequenos centros urbanos. Devido a essa ampla utilização e a topografia montanhosa do país em algumas regiões, sinistros envolvendo veículos de carga desgovernados são recorrentes. Isso se deve às falhas mecânicas, panes elétricas e superaquecimento do sistema de frenagem dos veículos por sua constante solicitação nesses trechos íngremes extensos. Diante do exposto, no âmbito da segurança viária, uma medida corretiva a essa problemática são as áreas de escape adjacentes às margens das rodovias nesses longos trechos com declividade acentuada. A Rodovia BR-050 é a principal conexão entre os municípios de Uberlândia e Araguari, duas das cidades com maior expressão econômica e social na região do Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais. Esse trecho da rodovia é amplamente utilizado como modo de transporte de cargas na região, porém possui uma topografia íngreme e de grande extensão. No entanto, no Brasil, não existem critérios técnicos específicos estabelecidos para a construção de rampas de escape, sendo necessário recorrer a manuais internacionais para orientar o desenvolvimento dessas estruturas de segurança. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo identificar o conjunto de critérios técnicos que envolvem a tomada de decisão para escolha da localização de uma área de escape para veículos desgovernados na BR-050/MG, trecho Araguari a Uberlândia e propor um projeto funcional como alternativa viável. Espera-se que este trabalho sirva de referência para outras rodovias brasileiras que necessitem implementar esse dispositivo de segurança, contribuindo assim para a diminuição de sinistros rodoviários fatais no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.orcid.putcode183183915-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CritériosTécnicosPara.pdfTCC3.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ProjetoFuncional.pdfTCC619.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons