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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45308
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise geoespacial dos sinistros de trânsito no perímetro urbano do município de Monte Carmelo - MG |
Author: | Vieira, Jordana Alves |
First Advisor: | Seabra, Luciany Oliveira |
First member of the Committee: | Silva, Mirna Karla Amorim da |
Second member of the Committee: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Summary: | Os sinistros de trânsito vêm aumentando a cada ano e tornando-se umas das principais preocupações do poder público, por sua responsabilidade na elaboração de políticas públicas para a melhoria da segurança viária. Este trabalho buscou analisar a ocorrência dos sinistros de trânsito no perímetro urbano de Monte Carmelo/MG, abordando o impacto dos fatores físicos sobre a segurança viária. Uma das principais ferramentas utilizadas foi o Sistema de Informação Geográfica, com o intuito de analisar os padrões pontuais utilizando o estimador de intensidade de Kernel, através de mapas temáticos. Os mapas produzidos possibilitaram a identificação dos locais com pontos críticos no munícipio, além também, de identificar um dos principais fatores geradores que geraram esses sinistros, sendo o principal, o fator humano. A análise revelou que as principais áreas com maior concentração de sinistros se localizam no centro da cidade e nos bairros ao seu redor. Esse resultado está associado a uma maior concentração das principais atividades comerciais e de prestação de serviço do município, como também residências familiares, o que acaba resultando em uma maior circulação de pedestres e automóveis. Os resultados mostram também que um dos principais fatores geradores de sinistros de trânsito foi o fator humano, a falta de atenção é a principal causa presumida, evidenciando a necessidade de campanhas educativas. O fator viário, indicou a necessidade de melhorias na sinalização, na iluminação e nas condições do pavimento das vias. Por fim, o presente trabalho se propôs a elaborar propostas de melhorias consideradas de baixo custo visando contribuir para a segurança viária de Monte Carmelo. As implementações dessas propostas são de curto a médio prazo, com o intuito de mitigar ou até mesmo eliminar os sinistros de trânsito, em alguns pontos. |
Abstract: | Traffic accidents have been increasing every year and have become one of the main concerns of the government, due to its responsibility in developing public policies to improve road safety. This study sought to analyze the occurrence of traffic accidents in the urban perimeter of Monte Carmelo/MG, addressing the impact of physical factors on road safety. One of the main tools used was the Geographic Information System, with the aim of analyzing the specific patterns using the Kernel intensity estimator, through thematic maps. The maps produced allowed the identification of locations with critical points in the municipality, in addition to identifying one of the main generating factors that generated these accidents, the main one being the human factor. The analysis revealed that the main areas with the highest concentration of accidents are located in the city center and in the surrounding neighborhoods. This result is associated with a greater concentration of the main commercial and service activities in the municipality, as well as family residences, which ends up resulting in a greater circulation of pedestrians and cars. The results also show that one of the main factors generating traffic accidents was the human factor, with lack of attention being the main presumed cause, highlighting the need for educational campaigns. The road factor indicated the need for improvements in signage, lighting and road surface conditions. Finally, this study aimed to develop proposals for improvements considered low cost, aiming to contribute to the road safety of Monte Carmelo. The implementation of these proposals is short to medium term, with the aim of mitigating or even eliminating traffic accidents in some areas |
Keywords: | sinistros de trânsito; sistema de informações geográficas; mapas temáticos; pontos críticos. traffic accidents; geographic information system; thematic maps; critical points. |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | VIEIRA, Jordana Alves. Análise geoespacial dos sinistros de trânsito no perímetro urbano do município de Monte Carmelo - MG. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45308 |
Date of defense: | 14-Apr-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo) |
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