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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Nilma Fernandes de Miranda-
dc.date.accessioned2025-04-25T16:38:21Z-
dc.date.available2025-04-25T16:38:21Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Nilma Fernandes de Miranda. Núcleo de acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande: Estruturação, organização e contribuições para a inclusão. 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação-) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.252.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45298-
dc.description.abstractThe research presented is an excerpt from the project entitled Accessibility Centers in Higher Education Institutions: organization, structuring, and contributions to the field over the last decade, which is being developed by GEPEPES – the Study and Research Group on Policies and Practices in Special Education and Educational Inclusion, part of the research line “State, Policies, and Education Management” within the Graduate Program in Education at the Faculty of Education of the Federal University of Uberlândia. Understanding the roles of Accessibility Centers, their organization, structure, and contributions within academic spaces is highly relevant, especially considering that students with disabilities are already a reality in public institutions. This is a basic research study with a qualitative approach, aiming, in general, to conduct a descriptive and exploratory analysis of the inclusion policies developed by the Accessibility Centers at the Federal University of Rio Grande (FURG). The data collected was sourced from the public database of the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP), seeking to understand its contribution to the retention and academic integration of students in special education from 2008 to 2024. The specific objectives include mapping the history of the creation and institutionalization of the Accessibility Centers; describing the actions developed by these centers to eliminate pedagogical, architectural, attitudinal, communicational, and academic barriers in order to guarantee the permanence and integration of students in their courses; and mapping, through INEP data, the trajectory of students with disabilities who enrolled and graduated between 2008 and 2024 at FURG. We also explored the databases of the Capes portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), selecting works that address Accessibility Centers to understand affirmative policies within institutions. Additionally, we examined higher education legislation that contributed to making the inclusive university a social reality. The data found on enrollment and graduation of students with disabilities indicate a weakness, as these students are occupying academic spaces but are still not completing their studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectnúcleos de acessibilidade; legislações do ensino superior e políticas afirmativas.pt_BR
dc.subjectaccessibility centers;pt_BR
dc.subjectlegislações do ensino superiorpt_BR
dc.subjecthigher education legislationpt_BR
dc.subjectpolíticas afirmativas.pt_BR
dc.subjectaffirmative policies.pt_BR
dc.titleNúcleo de acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande: estruturação, organização e contribuições para a inclusãopt_BR
dc.title.alternativeAccessibility Center of the Federal University of Rio Grande: structuring, organization and contributions to inclusionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Asnis, Valéria Peres-
dc.contributor.advisor1LattesID Lattes: 9926181735765678pt_BR
dc.contributor.referee1Santos , Laís Alice Oliveira-
dc.contributor.referee1LattesID Lattes: 5021603348570433pt_BR
dc.contributor.referee2Silva , Lázara Cristina da-
dc.contributor.referee2LattesID Lattes: 3848916629140009pt_BR
dc.creator.LattesID Lattes: 7788222991644654pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada é um recorte do projeto intitulado Núcleos de Acessibilidade nas IES: organização, estruturação e contribuições na área na última década, que está sendo desenvolvido pelo Gepepes - Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional, grupo que faz parte da linha de pesquisa “Estado, Políticas e Gestão da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Por isso, entender as funções dos Núcleos de Acessibilidade, suas organizações, estruturações e contribuições nos espaços acadêmicos se torna de grande relevância, visto que os estudantes com deficiência já são uma realidade nas instituições públicas. Quanto a natureza, trata-se de uma pesquisa básica com abordagem qualitativa que objetiva, de modo geral, realizar uma pesquisa descritiva e exploratória das políticas de inclusão dos Núcleos de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As informações colhidas foram retiradas do site de dados que é publicizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (doravante INEP), buscando compreender sua contribuição para a permanência e integralização dos estudantes públicos da educação especial no período de 2008 a 2024. Como objetivos específicos, buscamos mapear os históricos de criação de institucionalização dos Núcleos de Acessibilidade; descrever as ações desenvolvidas pelos núcleos para eliminar as barreiras pedagógicas, arquitetônicas, atitudinais, comunicação e acadêmicas, para a garantia da permanência dos estudantes e integralização em seus cursos; mapeando através dos dados do INEP, o movimento dos estudantes com deficiência que ingressaram e concluíram no período de 2008 a 2024, na Universidade Federal do Rio Grande. Visitamos também as bases de dados do portal da Capes e da BDTD, pois nelas foram selecionados trabalhos que contemplam os Núcleos de Acessibilidade para a compreensão das políticas afirmativas dentro das instituições. Foram descritas ainda as legislações do Ensino Superior que contribuíram para que a universidade inclusiva seja uma realidade social. Os dados encontrados de matrículas e conclusão dos alunos com deficiência apontam para uma fragilidade, uma vez que os estudantes com deficiência estão ocupando os espaços acadêmicos e, mesmo assim, não estão concluindo seus estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration144pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.252pt_BR
dc.orcid.putcode182954796-
dc.crossref.doibatchid5cf9fd5e-6fba-4261-807f-659093c97701-
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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