Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45280
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Lígia Machado-
dc.date.accessioned2025-04-24T17:17:20Z-
dc.date.available2025-04-24T17:17:20Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Lígia Machado. Impacto da má oclusão na autoestima e na experiência de bullying em crianças e adolescentes em idade escolar: uma revisão sistemática. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45280-
dc.description.abstractThis study aims to map the available evidence on the impacts of malocclusion on self-esteem and the experience of bullying in school-aged children and adolescents. An electronic search was conducted in nine databases, including grey literature. Observational studies investigating the association between malocclusion characteristics, self-esteem, and bullying in school-aged children and adolescents were included, with no restrictions on publication year or language. Two reviewers independently selected studies, extracted data, and assessed the risk of bias using the Joanna Briggs Institute (JBI) critical appraisal tools for analytical cross-sectional and case-control studies. The electronic search identified 3,412 records, of which 20 met the eligibility criteria and were included in the qualitative synthesis. The studies were published between 2010 and 2024. One included study presented a high risk of bias. Among the studies investigating self-esteem, three found no association between malocclusion and students' selfesteem levels, while five studies did not relate malocclusion to bullying cases. Malocclusion may negatively affect adolescents' self-esteem, particularly when dissatisfaction with dental aesthetics is present. Specific characteristics, such as increased overjet and dental crowding, are associated with a higher risk of bullying.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAutoimagem; Bullying; Estudantes; Má oclusão.pt_BR
dc.subjectBullying; Self-image; Students; Malocclusion.pt_BR
dc.titleImpacto da má oclusão na autoestima e na experiência de bullying em crianças e adolescentes em idade escolar: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeImpact of malocclusion on self-esteem and bullying experiences in school-aged children and adolescents: a systematic reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Millena Barroso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616741121485025pt_BR
dc.contributor.advisor1Paranhos, Luiz Renato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8091325418384084pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, João Edson Carmo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774112045237564pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754002109660992pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6207034710951751pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo mapear as evidências disponíveis sobre os impactos da má oclusão na autoestima e na experiência de bullying em crianças e adolescentes em idade escolar. Realizou-se uma busca eletrônica em nove bases de dados, incluindo a literatura cinzenta. Foram incluídos estudos observacionais que investigaram a associação entre características da má oclusão, autoestima e bullying em crianças e adolescentes em idade escolar, sem restrições quanto ao ano ou idioma de publicação. Dois revisores realizaram a seleção dos estudos, a extração dos dados e avaliaram o risco de viés dos estudos elegíveis, utilizando as ferramentas de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute (JBI) para estudos transversais analíticos e estudos de caso-controle. A busca eletrônica identificou 3.412 registros, dos quais 20 atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos na síntese qualitativa. Os estudos foram publicados entre 2010 e 2024. Um estudo incluído apresentou alto risco de viés. Entre os estudos que investigaram a autoestima, três não observaram associações entre má oclusão e os níveis de autoestima dos escolares, enquanto em cinco estudos, a má oclusão não foi relacionada aos casos de bullying. A má oclusão pode afetar negativamente a autoestima de adolescentes, particularmente quando há insatisfação com a estética dentária. Características específicas, como overjet aumentado e apinhamento dentário, estão associadas a um maior risco de bullying.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsSolicito o embargo de acesso ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo período de 2 (dois) anos, considerando que o conteúdo deste trabalho será submetido para publicação na revista Brazilian Oral Research. A restrição de acesso se faz necessária a fim de resguardar os dados e garantir a originalidade exigida pelos critérios da referida revista científica. A previsão de publicação é de até dois anos a partir da submissão.pt_BR
dc.orcid.putcode182897019-
dc.description.embargo2027-04-01-
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Impactomáoclusão.pdf
  Hasta 2027-04-01
TCC906.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons