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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45234
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Espaços para o eu e os outros no contexto de sala de aula: como experiências narrativas subjetivam e transformam o ensino e suas potencialidades para escolas médicas |
Alternate title (s): | Spaces for the self and others in the classroom context: how narrative experiences subjectivize and transform teaching and their potential for medical schools |
Author: | Gobbo Júnior, Marcelo |
First Advisor: | Paulino, Danilo Borges |
First member of the Committee: | Lima, Sara Fiterman |
Second member of the Committee: | Hasse, Mariana |
Summary: | Este estudo analisa criticamente a construção das escolas médicas brasileiras como um modelo de pedagogia do oprimido, propondo uma perspectiva para deslocar o atual modelo educacional para um caminho mais humanista. Inicialmente, o estudo explora a trajetória histórica do ensino médico no Brasil, destacando o modelo flexneriano e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A partir disso, são identificados pontos críticos nas DCN, incluindo a falta de foco em humanidades e subjetividades, o enfoque excessivo em metodologias tradicionais e a deficiência de integração entre educação, pesquisa e extensão. O estudo então aborda o pensamento de Paulo Freire sobre a pedagogia do oprimido, destacando a importância da horizontalidade na relação professor-aluno e o empoderamento dos oprimidos (neste caso, os alunos) para alcançar sua humanidade e libertar a si mesmos e aos opressores. A partir da análise do pensamento de Freire, o estudo argumenta que a atual estrutura curricular das escolas médicas brasileiras não considera os alunos como sujeitos de conhecimento e não os empodera a construir seus próprios caminhos de aprendizado. Para superar essa lacuna, o estudo propõe uma mudança radical no modelo educacional, que inclua: Incorporação de técnicas de ensino narrativas que valorizem as histórias e experiências pessoais dos alunos; Adoção de metodologias ativas que promovam a interação e a autonomia dos alunos; Fortalecimento da relação professor-aluno baseada em confiança e respeito mútuo; Integração de humanidades e subjetividades no currículo para promover uma visão holística da saúde e do cuidado. O estudo enfatiza que essas mudanças são cruciais para formar profissionais de saúde humanistas e competentes que estejam comprometidos com a promoção da saúde e a redução das desigualdades em saúde. |
Abstract: | This study critically analyzes the construction of Brazilian medical schools as a model of pedagogy of the oppressed, proposing a perspective to shift the current educational model towards a more humanistic path. Initially, the study explores the historical trajectory of medical education in Brazil, highlighting the Flexnerian model and the National Curricular Guidelines (DCN). From this, critical points are identified in the DCN, including the lack of focus on humanities and subjectivities, the excessive focus on traditional methodologies, and the lack of integration between education, research, and extension. The study then addresses Paulo Freire's thinking on the pedagogy of the oppressed, highlighting the importance of horizontality in the teacher-student relationship and the empowerment of the oppressed (in this case, the students) to achieve their humanity and liberate themselves and their oppressors. Based on the analysis of Freire's thinking, the study argues that the current curricular structure of Brazilian medical schools does not consider students as subjects of knowledge and does not empower them to build their own learning paths. To overcome this gap, the study proposes a radical change in the educational model, which includes: Incorporation of narrative teaching techniques that value students’ personal stories and experiences; Adoption of active methodologies that promote student interaction and autonomy; Strengthening the teacher-student relationship based on trust and mutual respect; Integration of humanities and subjectivities into the curriculum to promote a holistic view of health and care. The study emphasizes that these changes are crucial to training humanistic and competent health professionals who are committed to promoting health and reducing health inequalities. |
Keywords: | Pedagogia do oprimido Currículo Medicina Humanização Aprendizagem narrativa Pedagogy of the Oppressed Curriculum Medicine Humanization Narrative Learning |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Subject: | Psicologia Freire, Paulo, 1921-1997. Pedagogia do oprimido Capacidade de aprendizagem Ambiente de sala de aula |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Quote: | GOBBO JR, Marcelo. Espaços para o eu e os outros no contexto de sala de aula: como experiências narrativas subjetivam e transformam o ensino e suas potencialidades para escolas médicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5006 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5006 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45234 |
Date of defense: | 24-Sep-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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