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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A filosofia da mente e a psicologia budista: uma interlocução para o debate contemporâneo sobre consciência
Alternate title (s): The philosophy of mind and buddhist psychology: an interlocution for the contemporary debate on consciousness
Author: Pereira, Guilherme Bessa Ferreira
First Advisor: Almada, Leonardo Ferreira
First member of the Committee: Alves, Marco Aurélio Souza
Second member of the Committee: Ferraro, Giuseppe
Third member of the Committee: Barros, Airton Pereira do Rêgo
Summary: A dissertação de mestrado que apresentamos por meio deste resumo visa discutir a interlocução entre a filosofia da mente e a psicologia budista, e é motivada em contribuir com o debate sobre definição de consciência. Especificamente, a dissertação se debruça sobre os elementos implicados nessa interlocução, dedicando-se a discutir questões filosóficas sobre ontologia, metafísica e epistemologia. Além disso, aborda também conceitos de mente e consciência propostos no campo da psicologia budista. Para indicar a importância de um debate sobre definição de consciência, a dissertação parte do problema da definição de consciência nas ciências cognitivas, destacando a complexidade desta tarefa expressa no hard problem da consciência. Este problema refere-se à dificuldade de explicar a natureza subjetiva e qualitativa da experiência consciente. Neste contexto, a psicologia budista, que enfoca na experiência em primeira pessoa, é apresentada como uma fonte potencial de recursos conceituais e teóricos que podem contribuir nas discussões contemporâneas sobre a consciência. Visando escrutinar essa possibilidade, o primeiro capítulo explora considerações sobre as bases epistemológicas e metafísicas discutidas em filosofia da mente e nas tradições budistas, destacando confluências e distinções entre elas. O propósito é iniciar uma articulação entre filosofia da mente e psicologia budista a partir de seus elementos fundamentais. O segundo capítulo examina como as tradições abordam o estudo da mente e dos processos psicológicos, enfatizando as noções de mente e de consciência presentes na psicologia budista. Particularmente, é explanada uma argumentação em favor da compreensão de que há uma psicologia que pode ser inferida da tradição budista. Em seguida são apresentados conceitos budistas fundamentais sobre mente e consciência: citta, vijñāna, alayavijñāna e manas, além dos cinco agregados (skandha). No terceiro capítulo, a dissertação revisa as principais teses ontológicas sobre a mente e a consciência dentro do debate ocidental, incluindo o dualismo de substâncias, o fisicalismo e o emergentismo. A partir disso, avalia as lacunas nas abordagens tradicionais da filosofia da mente e argumenta pela necessidade de uma nova ciência cognitiva que incorpore a mente corporificada e a perspectiva subjetiva. Ao concluir, a dissertação propõe que um diálogo entre a filosofia da mente ocidental e a psicologia budista pode enriquecer as ciências cognitivas contemporâneas. Argumenta que os métodos e conceitos budistas, especialmente aqueles relacionados à meditação e à introspecção, oferecem novas perspectivas e soluções para o estudo da consciência. A análise da experiência subjetiva em perspectiva de primeira pessoa, central na psicologia budista, é vista como um complemento essencial às abordagens científicas ocidentais que se baseiam predominantemente em uma perspectiva de terceira pessoa.
Abstract: The master's dissertation we present through this abstract aims to discuss the interchange between the philosophy of mind and Buddhist psychology, motivated by the desire to contribute to the debate on the definition of consciousness. Specifically, the dissertation focuses on the elements involved in this dialogue, dedicating itself to discussing philosophical issues concerning ontology, metaphysics, and epistemology. Additionally, it also addresses concepts of mind and consciousness proposed in the field of Buddhist psychology. To indicate the importance of the debate on the definition of consciousness, the dissertation begins with the problem of defining consciousness in cognitive sciences, highlighting the complexity of this task as expressed in the hard problem of consciousness. This problem refers to the difficulty of explaining the subjective and qualitative nature of conscious experience. In this context, Buddhist psychology, which focuses on first-person experience, is presented as a potential source of conceptual and theoretical resources that can contribute to contemporary discussions on consciousness. Aiming to scrutinize this possibility, the first chapter explores considerations on the epistemological and metaphysical foundations of Western and Buddhist traditions, highlighting the confluences and distinctions between them. The purpose is to initiate an articulation between the philosophy of mind and Buddhist psychology based on their fundamental elements. The second chapter examines how both traditions approach the study of the mind and psychological processes, emphasizing the notions of mind and consciousness present in Buddhist psychology. Specifically, an argument is made in favor of the understanding that there is a psychological comprehension within the Buddhist tradition. Following this, fundamental Buddhist concepts about mind and consciousness are presented: citta, vijñāna, alayavijñāna, and manas, as well as the five aggregates (skandha). In the third chapter, the dissertation reviews the main ontological theses about the mind and consciousness within the Western debate, including substance dualism, physicalism, and emergentism. Based on this, it evaluates the gaps in traditional approaches of the philosophy of mind and argues for the need for a new cognitive science that incorporates the embodied mind and the subjective perspective. In conclusion, the dissertation proposes that a dialogue between Western philosophy of mind and Buddhist psychology can enrich contemporary cognitive sciences. It argues that Buddhist methods and concepts, especially those related to meditation and introspection, offer new perspectives and solutions for the study of consciousness. The analysis of subjective experience from a first-person perspective, central to Buddhist psychology, is seen as an essential complement to Western scientific approaches that predominantly rely on a third-person perspective.
Keywords: Consciência
Filosofia da Mente
Psicologia Budista
Meditação
Experiência em Primeira Pessoa
Consciousness
Philosophy of Mind
Buddhist Psychology
Meditation
First- Person Experience
Filosofia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA
Subject: Filosofia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Quote: PEREIRA, Guilherme Bessa Ferreira. A filosofia da mente e a psicologia budista: uma interlocução para o debate contemporâneo sobre consciência. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.519
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.519
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45222
Date of defense: 6-Sep-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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