Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45214| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Arborização urbana: um tema para o ensino de ciências |
| Título (s) alternativo (s): | Urban afforestation: a topic for science education |
| Autor: | Monteiro, Rejo Levi |
| Primer orientador: | Auth, Milton Antônio |
| Primer miembro de la banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
| Segundo miembro de la banca: | Araújo, Maria Cristina Pansera de |
| Resumen: | O presente texto tem como tema, Arborização Urbana: um tema para o ensino de Ciências. Motivado pelos múltiplos benefícios proporcionados por esse componente urbano na construção do conhecimento na busca de um exercício na perspectiva interdisciplinar, contribuindo na formação da pessoa crítica diante dos desafios pedagógicos demandados pela BNCC. O objetivo geral foi verificar as contribuições de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos para promover o ensino e aprendizagem no componente curricular de Ciências da Natureza do 8º ano, a partir do tema arborização urbana. A pesquisa foi qualitativa e o cenário da investigação foi uma escola pública da educação básica localizada no município Gurinhatã-MG. Para alcançar os objetivos, o desenvolvimento foi dividido em quatro etapas: questionário prévio, desenvolvimento da sequência didática, observação participante, entrevista semiestrutura e interpretação dos registros e dados durante a aplicação da sequência de didática nas aulas. Os resultados obtidos por meio das atividades pedagógicas foram descritos, interpretados para avaliar a contribuição da SD na construção do conhecimento dos discentes. Comparados com os dos resultados obtidos pelos autores citados na fundamentação teórica desse trabalho. Espera-se proporcionar aos alunos participantes a possibilidade de apreender e utilizar conhecimentos das Ciências e de outros componentes curriculares no reconhecimento e identificação de desequilíbrios ambientais, relacionados ao desconforto térmico atmosférico, ocasionados devido ao processo da urbanização desenfreada. Almejamos, também, por meio de experimentos simples, evidenciar o potencial positivo da arborização urbana para minimizar esses desequilíbrios térmicos nas cidades. |
| Abstract: | This text has as its theme, Urban Afforestation: a theme for Science teaching. Motivated by the multiple benefits provided by this urban component in the construction of knowledge in search of an exercise in the interdisciplinary perspective, contributing to the formation of a critical person in the face of the pedagogical challenges demanded by the BNCC. The general objective was to verify the contributions of a didactic sequence based on the Three Pedagogical Moments to promote teaching and learning in the curricular component of Natural Sciences of the 8th grade. The research is qualitative and the investigation setting was a public elementary school located in the municipality of Gurinhatã-MG. To achieve the objectives, the development was divided into four stages: prior questionnaire, development of the didactic sequence, participant observation, semi-structured interview and interpretation of records and data during the application of the didactic sequence in classes. The results obtained through the pedagogical activities will be described, interpreted to evaluate the contribution of DS in the construction of students' knowledge. Compared with the results obtained by the authors cited in the theoretical basis of this work. The aim is to provide participating students with the opportunity to learn and use knowledge from science and other curricular components to recognize and identify environmental imbalances related to atmospheric thermal discomfort caused by the process of unbridled urbanization. We also aim to demonstrate, through simple experiments, the positive potential of urban afforestation to minimize these thermal imbalances in cities. |
| Palabras clave: | Três Momentos Pedagógicos Three Pedagogical Moments Base Nacional Comum Curricular Common Base National Curriculum Sequência didática Didactic sequence Educação Ambiental Environmental education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Tema: | Ciências - Estudo e ensino Educação ambiental Base Nacional Comum Curricular |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
| Cita: | MONTEIRO, Rejo Levi. Arborização urbana: um tema para o ensino de ciências. 2022. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5074. |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5074 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45214 |
| Fecha de defensa: | 31-oct-2022 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ArborizaçãoUrbanaUm.pdf | 12.29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
