Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45214
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Arborização urbana: um tema para o ensino de ciências
Alternate title (s): Urban afforestation: a topic for science education
Author: Monteiro, Rejo Levi
First Advisor: Auth, Milton Antônio
First member of the Committee: Tavares Júnior, Melchior José
Second member of the Committee: Araújo, Maria Cristina Pansera de
Summary: O presente texto tem como tema, Arborização Urbana: um tema para o ensino de Ciências. Motivado pelos múltiplos benefícios proporcionados por esse componente urbano na construção do conhecimento na busca de um exercício na perspectiva interdisciplinar, contribuindo na formação da pessoa crítica diante dos desafios pedagógicos demandados pela BNCC. O objetivo geral foi verificar as contribuições de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos para promover o ensino e aprendizagem no componente curricular de Ciências da Natureza do 8º ano, a partir do tema arborização urbana. A pesquisa foi qualitativa e o cenário da investigação foi uma escola pública da educação básica localizada no município Gurinhatã-MG. Para alcançar os objetivos, o desenvolvimento foi dividido em quatro etapas: questionário prévio, desenvolvimento da sequência didática, observação participante, entrevista semiestrutura e interpretação dos registros e dados durante a aplicação da sequência de didática nas aulas. Os resultados obtidos por meio das atividades pedagógicas foram descritos, interpretados para avaliar a contribuição da SD na construção do conhecimento dos discentes. Comparados com os dos resultados obtidos pelos autores citados na fundamentação teórica desse trabalho. Espera-se proporcionar aos alunos participantes a possibilidade de apreender e utilizar conhecimentos das Ciências e de outros componentes curriculares no reconhecimento e identificação de desequilíbrios ambientais, relacionados ao desconforto térmico atmosférico, ocasionados devido ao processo da urbanização desenfreada. Almejamos, também, por meio de experimentos simples, evidenciar o potencial positivo da arborização urbana para minimizar esses desequilíbrios térmicos nas cidades.
Abstract: This text has as its theme, Urban Afforestation: a theme for Science teaching. Motivated by the multiple benefits provided by this urban component in the construction of knowledge in search of an exercise in the interdisciplinary perspective, contributing to the formation of a critical person in the face of the pedagogical challenges demanded by the BNCC. The general objective was to verify the contributions of a didactic sequence based on the Three Pedagogical Moments to promote teaching and learning in the curricular component of Natural Sciences of the 8th grade. The research is qualitative and the investigation setting was a public elementary school located in the municipality of Gurinhatã-MG. To achieve the objectives, the development was divided into four stages: prior questionnaire, development of the didactic sequence, participant observation, semi-structured interview and interpretation of records and data during the application of the didactic sequence in classes. The results obtained through the pedagogical activities will be described, interpreted to evaluate the contribution of DS in the construction of students' knowledge. Compared with the results obtained by the authors cited in the theoretical basis of this work. The aim is to provide participating students with the opportunity to learn and use knowledge from science and other curricular components to recognize and identify environmental imbalances related to atmospheric thermal discomfort caused by the process of unbridled urbanization. We also aim to demonstrate, through simple experiments, the positive potential of urban afforestation to minimize these thermal imbalances in cities.
Keywords: Três Momentos Pedagógicos
Three Pedagogical Moments
Base Nacional Comum Curricular
Common Base National Curriculum
Sequência didática
Didactic sequence
Educação Ambiental
Environmental education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Subject: Ciências - Estudo e ensino
Educação ambiental
Base Nacional Comum Curricular
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: MONTEIRO, Rejo Levi. Arborização urbana: um tema para o ensino de ciências. 2022. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5074.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5074
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45214
Date of defense: 31-Oct-2022
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArborizaçãoUrbanaUm.pdf12.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.