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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45208
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2027-04-02 |
Título: | Aprendizagem baseada em problemas: desafios na vivência clínica de discentes do curso de odontologia. |
Título(s) alternativo(s): | Problem-based learning: Challenges in the clinical experience of dental students. |
Autor(es): | Anjos, Marcella Alves dos |
Primeiro orientador: | Bulgareli, Jaqueline Vilela |
Primeiro membro da banca: | Herval, Álex Moreira |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Ana Paula de Lima |
Resumo: | Diversos cursos da saúde utilizam como estratégia de ensino metodologias ativas de aprendizagem, que centraliza o estudante como próprio sujeito da aprendizagem e o professor como facilitador desse processo. O objetivo do estudo foi elencar e compreender os desafios vivência clínica dos estudantes durante os atendimentos odontológicos. O projeto utilizou o estudo metodológico descritivo exploratório para a coleta de dados. Participaram do estudo, discentes do último período do curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) matriculados regularmente na disciplina de Clínica Odontológica em Saúde Coletiva. A clínica atende adolescentes de 10 a 19 anos e realiza procedimentos de atenção básica, preconizados pela Política Nacional de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde. A amostra foi composta por 33 estudantes, organizados em três grupos de 9 a 13 participantes. Cada grupo participou de três oficinas, realizadas quinzenalmente no mesmo dia da clínica, com duração de uma hora cada. As oficinas foram estruturadas com base no Método do Arco, de Charles Maguerez, que se desenvolve em cinco etapas: Observação da Realidade, Identificação de Pontos-Chave, Teorização, Formulação de Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado elaborado pela pesquisadora na plataforma Google Forms, seguindo os princípios do Método Altadir de Planificação Popular (MAPP), de Carlos Mattus. Os estudantes relataram até três desafios vivenciados na clínica, classificandoos segundo critérios de importância (alta, média ou baixa), capacidade de enfrentamento (dentro, parcialmente ou fora de seu alcance), nível de urgência (nenhum [0-2], leve [2-4], moderado [4-6], alto [6-8] ou muito alto [8-10]) e interesse em resolvê-lo (sim ou não). Após a aplicação do questionário, os desafios foram discutidos coletivamente, e um problema foi selecionado por consenso para intervenção. A análise quantitativa dos dados identificou quatro principais desafios enfrentados pelos estudantes: (1) Má distribuição de pacientes (14,14%) – disparidade no número de atendimentos entre os alunos, impactando o aprendizado e a organização da clínica; (2) Planejamento inadequado e desorganização administrativa da clínica (19,19%) – falhas na comunicação sobre desmarcações, agendamentos e atrasos, comprometendo o fluxo de trabalho; (3) Gestão de materiais odontológicos (12,12%) – insuficiência de orientações sobre a quantidade e o uso adequado dos insumos; e (4) Infraestrutura inadequada – incluindo exposição ao sol nos boxes clínicos (11,11%), ausência de cadeiras para acompanhantes (13,13%) e falta de insumos básicos. O desafio mais relevante, "organização do processo de trabalho", foi classificado como de alta importância, alta urgência e grande interesse dos estudantes em resolvê-lo. A partir disso, definiu-se esse aspecto como foco da intervenção. Conclui-se que pesquisa estimulou a capacidade problematizadora dos estudantes, reconhecendo o seu o papel ativo no processo de ensino-aprendizagem contribuindo para a melhoria da organização da clínica odontológica. |
Abstract: | Several health courses use active learning methodologies as a teaching strategy, positioning the student as the central subject of learning and the professor as a facilitator of this process. The objective of this study was to identify and understand the challenges experienced by students during clinical dental care.The project employed a descriptiveexploratory methodological study for data collection. Participants included students in the final semester of the undergraduate Dentistry program at the Faculty of Dentistry of the Federal University of Uberlândia (FOUFU), who were regularly enrolled in the discipline of Public Health Dental Clinic. This clinic provides basic dental care to adolescents aged 10 to 19, following the guidelines of the National Oral Health Policy within the Unified Health System (SUS).The sample consisted of 33 students, organized into three groups of 9 to 12 participants. Each group participated in three workshops, held biweekly on the same day as the clinic, lasting one hour each. The workshops were structured based on Charles Maguerez’s Arch Method, which is developed in five stages: Observation of Reality, Identification of Key Points, Theorization, Formulation of Solution Hypotheses, and Application to Reality.For data collection, a semi-structured questionnaire was developed by the researcher using the Google Forms platform, following the principles of the Altadir Popular Planning Method (MAPP) by Carlos Mattus. Students reported up to three challenges encountered in the clinic, classifying them according to importance (high, medium, or low), ability to address them (within, partially, or beyond their reach), urgency level (none [0-2], low [2-4], moderate [4-6], high [6-8], or very high [8-10]), and interest in solving them (yes or no). After completing the questionnaire, the challenges were collectively discussed, and one problem was selected by consensus for intervention.The quantitative data analysis identified four main challenges faced by students: Unequal patient distribution (14.14%) – Disparities in the number of patient appointments among students, affecting learning and clinic organization. Inadequate planning and administrative disorganization (19.19%) – Failures in communication regarding cancellations, scheduling, and delays, disrupting workflow. Management of dental materials (12.12%) – Insufficient guidance on the quantity and proper use of supplies. Inadequate infrastructure – Including sun exposure in clinical cubicles (11.11%), lack of chairs for accompanying persons (13.13%), and shortage of basic supplies. The most significant challenge, "organization of the workflow process," was classified as highly important, highly urgent, and of great interest to students in resolving it. As a result, this aspect was defined as the focus of the intervention. The study concluded that the research stimulated students' critical thinking abilities, reinforcing their active role in the teaching-learning process and contributing to the improvement of the organization of the dental clinic. |
Notas: | O trabalho foi apresentado em congressos nacionais e regionais, tendo recebido menção honrosa em uma das ocasiões. |
Palavras-chave: | odontologia; metodologia ativa;educação de nível superior. dentistry; active methodology; higher education. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ANJOS, Marcella Alves dos. Aprendizagem baseada em problemas: desafios na vivência clínica de discentes do curso de odontologia. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45208 |
Data de defesa: | 2-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia |
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