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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9592-9450
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os pedagogos técnicos administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (1996 a 2023): formação e profissionalidade em construção
Título(s) alternativo(s): Administrative technical pedagogues in education at the Federal University of Uberlândia (1996 to 2023): training and professionalism under construction
Autor(es): Firmino, Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues
Primeiro orientador: Borges, Maria Célia
Primeiro membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Segundo membro da banca: Faria, Luci Aparecida Souza Borges de
Terceiro membro da banca: Souza, Vilma Aparecida de
Quarto membro da banca: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Resumo: Esta tese analisa questões relacionadas ao ensino superior e à atuação do pedagogo no cargo de Técnico-Administrativo em Educação (TAE). O estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Laboratório de Análises de Políticas e Gestão da Educação” (LAPGE) e à Linha Estado, Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFU). O objetivo geral da pesquisa é compreender o processo de profissionalidade dos pedagogos TAEs que trabalham na Universidade Federal de Uberlândia (1996-2023). Os objetivos específicos são: apresentar a construção histórico-social e política, por meio das políticas públicas, do Curso de Pedagogia bem como do profissional pedagogo no Brasil; construir uma revisão da literatura por meio da busca e análise de artigos científicos, dissertações e teses que debatem sobre o pedagogo TAE que atua em Universidades Federais; discutir a caracterização do Plano de Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e seu impacto no cargo de pedagogo TAE e analisar as categorias que envolvem a profissionalidade dos pedagogos TAEs em sua atuação nas Universidades Federais, no caso da UFU. A pesquisa adota o conceito de profissionalidade como fenômeno social e histórico que influencia as práticas do pedagogo nos espaços institucionais. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Brzezinski (2011), Cruz (2008), Pimenta (1996, 2002, 2004, 2022), Libâneo (2001, 2008, 2010, 2022), Saviani (2008, 2013), Oliveira (2009, 2016, 2019, 2022), Dubar (2005, 2012), Roldão (2005), Severo (2015, 2022), Laval (2021), Freitas (2020), Borges (2023, 2024). A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um estudo de caso com os pedagogos TAEs da UFU, orientada pela abordagem crítica, valendo-se de análise da legislação pertinente/documentos, questionários e entrevistas semiestruturadas como ferramentas para a obtenção dos dados e tratamento destes por meio da técnica da triangulação de dados e análise de conteúdo com apoio do software IRaMuTeQ. Os resultados desta investigação indicam que a profissionalidade do pedagogo TAE em atividade na UFU se encontra em processo de construção, uma vez que esta é afetada por diversas condicionantes históricas e sociais que possuem vinculação direta com a base formativa deste profissional, ausência de regulamentação específica sobre as atribuições do cargo e as relações estabelecidas no interior da universidade.
Abstract: This thesis analyzes issues related to higher education and the performance of the pedagogue in the position of Technical-Administrative in Education (TAE). The study is linked to the Research Group "Laboratory of Policies and Education Management Analysis" (LAPGE), and the State Line of Policies and Education Management of the postgraduate Program in Education (PPGED/UFU). The general objective of the research is to understand the process of TAEs pedagogues professionalism working at the Federal University of Uberlândia (1996-2023). The specific objectives are: to introduce the historical-social and political construction, through public policies, of the Pedagogy Course as well as of the professional pedagogue in Brazil; to construct a literature review through the research and analysis of scientific articles, dissertations and theses that debate about the TAE pedagogue who works in Federal Universities; discuss the characterization of the Career Plan for Technical-Administrative Staff in Education (PCCTAE) and its impact on the position of TAE pedagogue and to analyze the categories that involve the TAEs pedagogues professionalism in their performance in Federal Universities, in the case of UFU. The research adopts the concept of professionalism as a social and historical phenomenon that influences the practices of the pedagogue in institutional spaces. The theoretical reference is based on authors such as Brzezinski (2011), Cruz (2008), Pimenta (1996, 2002, 2004, 2022), Libâneo (2001, 2008, 2010, 2022), Saviani (2008, 2013), Oliveira (2009, 2016, 2019, 2022), Dubar (2005, 2012), Roldão (2005), Severo (2015, 2022), Laval (2021), Freitas (2020), Borges (2023, 2024). The research is characterized as a qualitative research developed through a case study with the TAEs pedagogues from UFU, guided by the critical approach, using the analysis of the pertinent legislation/documents, questionnaires and semi-structured interviews as tools for obtaining data and processing them through the data triangulation and content analysis technique with the support of the IRaMuTeQ software. The results of this investigation indicate that the TAE pedagogue professionalism in activity at UFU is in the process of construction, since it is affected by several historical and social conditions that are directly linked to the training base of this professional, absence of specific regulation on the position attributions and the relationships established within the university.
Palavras-chave: Pedagogo Técnico
Ensino Superior
Profissionalidade
Universidade Federal
Technical Pedagogue
Higher education
Professionalism
Federal University
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Assunto: Educação
Ensino superior
Pedagogia crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: FIRMINO, Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues. Os pedagogos técnicos administrativos em educação da Universidade Federal de Uberândia (1996 a 2023): formação e profissionalidade em construção. 2025. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.217.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.217
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45202
Data de defesa: 28-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
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