Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeite, Gustavo Antônio Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-04-09T15:29:12Z-
dc.date.available2025-04-09T15:29:12Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationLEITE, Gustavo Antônio Rodrigues. Reflexões sobre a (não) morte: Uma análise da obra "As intermitências da morte". 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45182-
dc.description.abstractBased on the literary work "As intermitências da morte" by author José Saramago (2020), this paper aims to discuss how the production of meanings and senses about death occurs in the individual-society relationship, understanding that these two elements maintain a relationship of dual constitution, mutually producing each other. The theoretical-methodological framework used for the analysis of this literary work is Historical-Cultural Psychology, especially Vigotski's studies in Psychology of Art (1925/1999). One of the main concepts discussed by Vigotski is catharsis, which consists of an emotional outburst triggered by contradictions present in the artistic work and which can guide the re-signification and reorganization of the subject. Faced with such a sensitive topic in our historical-cultural context as death, it is understood that art, through its contradictions, can broaden the senses and possibilities of psychic elaborations on the finitude of human existence and its various interfaces.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectDeathpt_BR
dc.subjectHistorical-Cultural Psychologypt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleReflexões sobre a (não) morte: Uma análise da obra "As intermitências da morte"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Combinato, Denise Stefanoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2927386243095297pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvia Martia Cintra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Alessandra de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1098291786299562pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5325854990623876pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA partir da obra literária As intermitências da morte, de autoria de José Saramago, pretende-se discutir neste trabalho como se dá a produção de significados e sentidos sobre a morte na relação indivíduo e sociedade, entendendo que esses dois elementos mantêm uma relação de dupla constituição, em que mutuamente se produzem. O referencial teórico-metodológico utilizado para a análise dessa obra literária é a Psicologia Histórico-Cultural, especialmente os estudos de Vigotski em Psicologia da Arte. Um dos conceitos principais discutidos por Vigotski é a catarse, que consiste em uma manifestação emocional desencadeada por contradições presentes na obra artística e que pode orientar a ressignificação e a reorganização do sujeito. Diante de um tema tão sensível em nosso contexto histórico-cultural como a morte, entende-se que a Arte, através de suas contradições, pode ampliar os sentidos e as possibilidades de elaborações psíquicas sobre a finitude da existência humana e suas várias interfaces.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexoesSobreANao.pdfTCC276.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.