Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45145
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Docência e inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma proposta didática para o curso de física licenciatura |
Alternate title (s): | Teaching and school inclusion of people with disabilities: a didactic proposal for the undergraduate physics course |
Author: | Guedes, Marcela Costa |
First Advisor: | Arantes, Alessandra Riposati |
First coorientator: | Kagimura, Ricardo |
First member of the Committee: | Auth, Milton Antonio |
Second member of the Committee: | Silva, Lázara Cristina da |
Third member of the Committee: | Orlando, Rosimeire Maria |
Fourth member of the Committee: | Arantes, Alessandra Riposati |
Summary: | Esta pesquisa tem como foco a formação inicial de professores de Física e o desenvolvimento de atividades pedagógicas à luz dos princípios contidos na Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Por meio da abordagem qualitativa, as atividades foram organizadas e elaboradas a partir das concepções freireanas a fim de investigar e analisar suas possíveis contribuições. Além disso, fazem parte de uma proposta didática que foi aplicada e avaliada na disciplina PROINTER III do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia sob a concepção metodológica da pesquisa participante. A observação participante foi escolhida como aporte para aflorar a interação com os estudantes da disciplina e o contato face a face com o objeto de estudo, levando-se em consideração tanto a relevância da temática quanto a busca pela mudança da curiosidade ingênua para a curiosidade epistemológica, ressaltada por Freire (2015). A mediação feita pelo professor da disciplina ao longo do desenvolvimento das práticas e os relatos de vida apresentados por pessoas que lidam direta e indiretamente com o processo de inclusão escolar foram consubstanciais para que a ruptura coletiva e cognitiva acerca da temática acontecesse. Esses relatos não só descreveram as experiências e a visão de mundo, mas, inevitavelmente, fez com que a turma expressasse por meio de diálogos e propostas em questionários, as dificuldades do processo de inclusão educacional, bem como as diferentes estratégias de reorganização e superação de cada condição. Concluiu-se que as dinâmicas realizadas na disciplina contribuíram para que os estudantes ampliassem e diversificassem as fontes dos saberes docentes na perspectiva inclusiva. |
Abstract: | This research presents the initial training of physics teachers as an investigative target for the development of activities in the light of the principles contained in school inclusion in the perspective of Special Education. Through a qualitative approach, these activities were organized and elaborated from Freire's conceptions in order to investigate and analyze their possible contributions. In addition, they are part of a didactic proposal that was applied and evaluated in the PROINTER III, a subject part of the Physics Licentiate curriculum at the Federal University of Uberlândia, under the methodological conception of participatory research. It was chosen the participant observation as a contribution to bring out the interaction with the students of the subject and the face-to-face contact with the object of study, taking into account both the relevance of the theme and the search for the change from naive curiosity to epistemological curiosity, highlighted by Freire (2015). The mediation made by the professor throughout the development of practices and also the life reports presented by people who deal directly and indirectly with school inclusion process were consubstantial for the collective and cognitive rupture about the theme to happen. These reports just not described the experiences and worldview, but inevitably made the class to express, through dialogues and proposals in questionnaires, the difficulties of the educational inclusion process, as well as the different strategies of reorganization and overcoming difficulties in each condition. In view of the results, it could be concluded that the dynamics carried out in the discipline contributed to the students expanding and diversifying the sources of teaching knowledge in an inclusive perspective. |
Keywords: | Formação inicial de professores Educação Especial Inclusão Escolar |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Subject: | Ciências - Estudo e ensino Professores - Formação Ciências (Ensino fundamental) Educação inclusiva Inclusão escolar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | GUEDES, Marcela Costa. Docência e inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma proposta didática para o curso de Física Licenciatura. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5037. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5037 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45145 |
Date of defense: | 21-Feb-2022 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DocênciaInclusãoEscolar.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.