Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45143
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6664-4006
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: O verde e os acordes cromáticos em O Silmarillion
Alternate title (s): Green and chromatic chords in The Silmarillion
Author: Melo, Francisco de Assis Ferreira
First Advisor: Gama-Khalil, Marisa Martins
First member of the Committee: Silva, Alexander Meireles da
Second member of the Committee: Furlanetto, Elton Luiz Aliandro
Third member of the Committee: Barth, Pedro Afonso
Fourth member of the Committee: Pereira, Kenia Maria de Almeida
Summary: Esta tese de Doutorado, de cunho teórico, interpretativo e analítico, mostra como as cores, em especial o verde, podem influenciar uma narrativa literária, como ocorre em O Silmarillion (1999), de J. R. R. Tolkien, publicado pela primeira vez em 1977. É no contexto de uma Inglaterra pré-industrial do século XIX, de céu acinzentado, que Tolkien encontrou algumas referências relevantes que influenciaram na sua visão de escritor e na formação de seu mundo de Alta Fantasia, Arda. Ele teve contato com um universo colorido, nas narrativas de fantasia de George MacDonald e William Morris, respectivamente Phantastes (1858) e Notícias de lugar nenhum (1892). Esses livros, junto com outros do próprio Tolkien acrescentados no percurso da escrita da tese, propiciam reconhecer vários matizes que perpassam as narrativas de O Silmarillion, o objeto de estudo em questão, numa ótica de cores múltiplas, como o verde, o vermelho, o amarelo e o azul, atuando nos espaços, lugares e tempos, e formando acordes cromáticos que interferem tanto na materialidade do mundo, de sua gênese até o final da Terceira Era, quanto no psicológico dos personagens, influenciando suas decisões. A pesquisa comprova como a cor verde ganha importância progressiva, na medida em que os Ainur elaboram a criação do universo e, especificamente, de um mundo, Arda, dotando-o de todas as formas de vida possíveis, vegetais e animais, promovendo divisões das regiões, elaborando espaços para as várias espécies humanas, desde as mais próximas de Ilúvatar. Ela também acompanha os êxodos dos elfos da Terra-média até Valinor, momento de seu retorno para suas cidades nas grandes florestas ou em áreas montanhosas, até as criaturas mais simples em suas vilas idílicas, como no caso dos hobbits, em que a cor verde projeta uma soma de sentimentos que marcam a narrativa sobre eles e toda a vida nesse mundo. A captação desses tempos ficcionalizados na narrativa, com fins analíticos, faz-se por meio de um movimento arqueológico, procurando compreender o sentido dos conhecimentos que emergem da cor verde, principalmente, e dos acordes cromáticos. Para tanto, o embasamento teórico se constitui de autores de diferentes áreas, como: estudiosos das cores e de seus simbolismos, a exemplo de Karen Haller (2022), Eva Heller (2022), Michel Pastoureau (2017a, 2017b, 2019, 2023), J. W. Goethe (2011), John Gage (2012) e Donis A. Dondi (2003); autores de teorias narrativas, como Paul Ricoeur (2014), Tzvetan Todorov (2014) e Carlos Reis (2018); pesquisadores da obra de Tolkien, como Karen Wynn Fonstad (2004), Lin Carter (2003), Humphrey Carpenter (2018), John D. Rateliff (2011) e Ronald Kyrmse (2003); autores do Fantástico e de Alta Fantasia, como Rosemary Jackson (1981), Farah Mendlesohn (2008), Brian Attebery (2014). Acrescenta-se a concepção de Alberto Manguel e Giane Guadalupi (2001) sobre mundos imaginários e do próprio Alberto Manguel (2003) acerca do ato de ler por imagens, entre outros. A conclusão obtida é que as cores, sobretudo o verde e o vermelho, representam palavras e ações, espaços e lugares, sentimentos e a falta deles, pois elas estão por toda parte e possíveis de serem percebidas. A pesquisa aconteceu com o fito de buscar relações entre a construção do mundo diegético da Alta Fantasia e a composição de cores que ajudam a formar os quadros descritos em O Silmarillion.
Abstract: This doctoral thesis, of a theoretical, interpretative and analytical nature, shows how colors, especially green, can influence a literary narrative, as occurs in The Silmarillion (1999), by J. R. R. Tolkien, first published in 1977. It is in the context of a pre-industrial England of the 19th century, with a gray sky, that Tolkien found some relevant references that influenced his vision as a writer and the formation of his High Fantasy world, Arda. He came into contact with a colorful universe in the fantasy narratives of George MacDonald and William Morris, respectively Phantastes (1858) and News from Nowhere (1892). These books, along with others by Tolkien himself added during the writing of the thesis, allow us to recognize various nuances that permeate the narratives of The Silmarillion, the object of study in question, from the perspective of multiple colors, such as green, red, yellow and blue, acting on spaces, places and times, and forming chromatic chords that interfere both in the materiality of the world, from its genesis until the end of the Third Age, and in the psychology of the characters, influencing their decisions. The research proves how the color green gains progressive importance, as the Ainur elaborate the creation of the universe and, specifically, of a world, Arda, endowing it with all possible forms of life, both plant and animal, promoting divisions of the regions, creating spaces for the various human species, starting with those closest to Ilúvatar. It also follows the exodus of the elves from Middle-earth to Valinor, the time of their return to their cities in the great forests or mountainous areas, and even the simplest creatures in their idyllic villages, as in the case of the hobbits, in which the color green projects a sum of feelings that mark the narrative about them and all life in this world. The capture of these fictionalized times in the narrative, for analytical purposes, is done through an archaeological movement, seeking to understand the meaning of the knowledge that emerges from the color green, mainly, and from the chromatic chords. To this end, the theoretical basis is constituted by authors from different areas, such as: scholars of colors and their symbolism, such as Karen Haller (2022), Eva Heller (2022), Michel Pastoureau (2017a, 2017b, 2019, 2023), J. W. Goethe (2011), John Gage (2012) and Donis A. Dondi (2003); authors of narrative theories, such as Paul Ricoeur (2014), Tzvetan Todorov (2014) and Carlos Reis (2018); researchers of Tolkien's work, such as Karen Wynn Fonstad (2004), Lin Carter (2003), Humphrey Carpenter (2018), John D. Rateliff (2011) and Ronald Kyrmse (2003); authors of Fantasy and High Fantasy, such as Rosemary Jackson (1981), Farah Mendlesohn (2008), Brian Attebery (2014). Added to this are the conception of Alberto Manguel and Giane Guadalupi (2001) on imaginary worlds and Alberto Manguel himself (2003) on the act of reading through images, among others. The conclusion reached is that colors, especially green and red, represent words and actions, spaces and places, feelings and the lack thereof, as they are everywhere and can be perceived. The research was carried out with the aim of seeking relationships between the construction of the diegetic world of High Fantasy and the composition of colors that help to form the scenes described in The Silmarillion.
Keywords: Tolkien
Alta Fantasia
Acordes-Cromáticos
Cores
Luz e Escuridão
Colors
Chromatic Chords
Light and Darkness
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Quote: MELO, Francisco de Assis Ferreira. O verde e os acordes cromáticos em O Silmarillion. 2025. 299 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2025.115.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.115
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45143
Last page of volume: High Fantasy
Date of defense: 27-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERDEACORDESCROMÁTICOS.pdf7.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons