Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45133
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Crítica da Educação Física na política de medidas socioeducativas para pessoas jovens privadas de liberdade
Título (s) alternativo (s): Criticism of Physical Education in the policy of socio-educational measures for young people deprived of liberty
Autor: Santos, Vinicius Lamournier
Primer orientador: Palafox, Gabriel Humberto Muñoz
Primer miembro de la banca: Nicolino, Aline da Silva
Segundo miembro de la banca: Teófilo, Tânia de Fátima
Resumen: Este trabalho analisa criticamente o papel da Educação Física em instituições de privação de liberdade para crianças e adolescentes em conflito com a lei, investigando como as lógicas hegemônicas e ideológicas têm influenciado historicamente as práticas e políticas socioeducativas no Brasil. Com base na perspectiva materialista histórico-dialética, a pesquisa bibliográfica e documental buscou compreender as raízes do sistema socioeducativo, revelando contradições entre o arcabouço legal vigente — como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) — e a realidade vivida nas instituições. Constatou-se que a atuação da Educação Física nesses espaços ainda é marcada por modelos tradicionais, com forte ênfase esportiva, disciplinares e reprodutores de valores conservadores, herdados da doutrina da Situação Irregular e do movimento higienista. A falta de formação específica e de produção acadêmica sobre o tema também limita o potencial crítico e emancipador da área. Nesse contexto, o estudo aponta a urgência de se promover práticas educativas mais inclusivas, críticas e transformadoras, que considerem as especificidades sociais, culturais e históricas dos jovens atendidos e que potencializam a Educação Física como ferramenta de ressocialização e justiça social.
Abstract: This paper critically analyzes the role of Physical Education in institutions that deprive children and adolescents in conflict with the law of their liberty, investigating how hegemonic and ideological logics have historically influenced socio-educational practices and policies in Brazil. Based on a historical-dialectical materialist perspective, the bibliographic and documentary research sought to understand the roots of the socio-educational system, revealing contradictions between the current legal framework — such as the Child and Adolescent Statute (ECA) and the National Socio-Educational Assistance System (SINASE) — and the reality experienced in the institutions. It was found that the performance of Physical Education in these spaces is still marked by traditional models, with a strong emphasis on sports, disciplinary models and reproduction of conservative values, inherited from the doctrine of Irregular Situation and the hygienist movement. The lack of specific training and academic production on the subject also limits the critical and emancipatory potential of the area. In this context, the study highlights the urgency of promoting more inclusive, critical and transformative educational practices that consider the social, cultural and historical specificities of the young people served and that enhance Physical Education as a tool for resocialization and social justice.
Palabras clave: Educação Física
Physical Education
Socioeducação
Socio-education
Juventude em conflito com a lei
Youth in conflict with the law
Hegemonia
Hegemony
Sistema socioeducativo
Socio-educational system
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Vinicius Lamorunier. Crítica da Educação Física na política de medidas socioeducativas para pessoas jovens privadas de liberdade. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45133
Fecha de defensa: 24-may-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CríticaEducaçãoFísica.pdfTCC643.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons