Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45123
ORCID: | ![]() |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A Teoria da Instrução de Robert Gagné no ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais para estudantes com autismo |
Alternate title (s): | Robert Gagné's Theory of Instruction in the teaching-learning of Mathematics in the early years for students with autism |
Author: | Borges, Tatiane Daby de Fatima Faria |
First Advisor: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
First member of the Committee: | Teixeira, Cristiana Barra |
Second member of the Committee: | Barbosa, Fernando da Costa |
Third member of the Committee: | Jesus, Osvaldo Freitas de |
Fourth member of the Committee: | Souza, Raquel Aparecida de |
Fifth member of the Committee: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Summary: | A presente pesquisa preocupou-se em responder o seguinte questionamento: quais são as possibilidades formativas e educativas da Teoria da Instrução de Gagné para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais destinado a estudantes com transtorno do espectro autista? Diante disso, pretendeu-se estudar, identificar, analisar e descrever as possibilidades formativas e educativas da Teoria da Instrução de Robert Gagné no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais para estudantes com TEA, especialmente aqueles que estão no nível 1 dos espectros. Para responder o questionamento do estudo e alcançar os objetivos traçados, a pesquisa se desenvolveu metodologicamente por meio da abordagem qualitativa, mais especificamente através da metanálise, relativa aos estudos de Gagné (1974; 1976; 1980); Cunha (2017; 2020); Silva e Urdaneta (2021); Bernier, Dawson e Nigg (2021); Orrú (2023); Borella (2024); dentre outros autores. Inicialmente, a investigação desdobrou-se em estudar a base científica e o processamento da aprendizagem por meio da Teoria da Instrução de Gagné, apresentando os pressupostos teóricos, base metodológica e a organização do ensino gagniana. Em seguida, na seção três, foram apresentadas as concepções sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, construindo um paralelo entre matemática moderna e inclusiva e os resultados apresentados pelos estudantes nas avaliações do SAEB em 2019. A seção quatro caracteriza, conceitua e sistematiza o transtorno do espectro autista – TEA, atualmente considerando a tríade de comprometimentos que subsidiam o diagnóstico do transtorno (dificuldades na interação social; comprometimento na linguagem e comunicação; comportamentos repetitivos e restritivos), analisando as possíveis condições de aprendizagem matemática dos estudantes com autismo e formas de ensino que podem ser mais eficientes e significativas. Na seção seguinte, buscou-se refletir sobre o ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva, elencando algumas possibilidades e estratégias metodológicas que podem potencializar o ensino de matemática para estudantes com TEA, estabelecendo uma linha tênue entre essas práticas educativas e a Teoria da Instrução, bem como a importância da formação do professor na efetivação da educação inclusiva nos espaços educacionais. Nas considerações finais, retomou-se a tríade de comprometimentos das pessoas com autismo e a perspectiva do ensino de matemática de maneira inclusiva, de modo a considerar as individualidades, potencialidades e interesse dos aprendentes, apontando a possibilidade do uso da Teoria da Instrução para o ensino de Matemática a estudantes com TEA. O intuito desta pesquisa, desde a sua pergunta norteadora, é refletir e apresentar a viabilidade pedagógica da Teoria da Instrução de Gagné para o ensino de Matemática para estudantes com transtorno do espectro autista para apontar possibilidades educativas na busca de um processo de ensino e aprendizagem mais exitoso com e para estes aprendentes. Palavras-chave: Teoria da Instrução de Gagné; Ensino de Matemática; Transtorno do Espectro Autista; Estratégias Metodológicas; Ensino-aprendizagem de Matemática para estudantes com TEA. |
Abstract: | This research was concerned with answering the following question: what are the formative and educational possibilities of Gagné's theory of instruction for the development of the teaching-learning process of mathematics in the early years for students with autism spectrum disorder? In view of this, the aim was to study, identify, analyze and describe the educational formative possibilities of Robert Gagné's theory of instruction in the development of the teaching-learning process of mathematics in the early years for students with ASD With this in mind, the aim was to study, identify, analyze and describe the educational training possibilities of Robert Gagné's theory of instruction in the development of the teaching-learning process of mathematics for students with ASD, especially those at level 1 of the spectrum. In order to answer the study's question and achieve the objectives set, the research was developed methodologically through the qualitative approach, more specifically through meta-analysis, related to the studies of Gagné (1974; 1976; 1980); Cunha (2017; 2020); Silva and Urdaneta (2021); Bernier, Dawson and Nigg (2021); Orrú (2023); Borella (2024) among other authors. Initially, the research focused on studying the scientific basis and processing of learning through Gagné's Theory of Instruction, presenting the theoretical assumptions, methodological basis and Gagné's organization of teaching. Next, in section three, the conceptions about teaching mathematics in the early years of elementary school were presented, building a parallel between modern and inclusive mathematics and the results presented by students in the SAEB assessments in 2019. Section four characterizes, conceptualizes and systematizes autism spectrum disorder (ASD), currently considering the triad of impairments that support the diagnosis of the disorder (difficulties in social interaction; impairment in language and communication; repetitive and restrictive behaviors), analyzing the possible conditions of mathematical learning of students with autism and forms of teaching that can be more efficient and meaningful. In the next section, we sought to reflect on the teaching of mathematics from an inclusive perspective, listing some possibilities and methodological strategies that can enhance the teaching of mathematics to students with ASD, establishing a fine line between these educational practices and the Theory of Instruction, as well as the importance of teacher training in making inclusive education effective in educational spaces. In the final considerations, we return to the triad of impairments of people with autism, the perspective of teaching mathematics in an inclusive way in order to consider the individualities, potentialities and interest of the learners, pointing out the possibility of using the Theory of Instruction for teaching mathematics to students with ASD. The aim of this research, from its guiding question, is to reflect on and present the pedagogical viability of Gagné's Theory of Instruction for teaching mathematics to students with autism spectrum disorder, in order to point out educational possibilities in the search for a more successful teaching and learning process with and for these learners. Keywords: Gagné's Theory of Instruction; Mathematics Teaching; Autism Spectrum Disorder; Methodological Strategies; Teaching and learning mathematics to students with ASD. |
Keywords: | Teoria da Instrução de Gagné; Ensino de Matemática; Transtorno do Espectro Autista; Estratégias Metodológicas; Ensino-aprendizagem de Matemática para estudantes com TEA. Ensino-aprendizagem de Matemática para estudantes com TEA. Ensino de Matemática; Transtorno do Espectro Autista Estratégias Metodológicas |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Subject: | Educação Pessoas com deficiência Aprendizagem Matemática - Estudo e ensino |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | BORGES, Tatiane Daby de Fatima Faria. A teoria da instrução de Robert Gagné no ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais para estudantes com autismo.2024. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.181. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.181 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45123 |
Date of defense: | 25-Feb-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TeoriaInstruçãoRobert.pdf | 3.85 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License