Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45115
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva Júnior, César Murilo da-
dc.date.accessioned2025-04-02T14:48:15Z-
dc.date.available2025-04-02T14:48:15Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationSILVA Júnior, César Murilo da. Uma abordagem para literacia de dados através de um guia LGPD interativo personalizado usando LLM para atividades docentes. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45115-
dc.description.abstractThe Brazilian General Data Protection Law (LGPD) was created with the aim of protecting the fundamental rights of freedom and privacy of citizens living in Brazil. Since its implementation, it has brought new challenges to all institutions established in Brazil, whether public or private, requiring an adaptation in personal data processing practices. In the context of higher education institutions, many professors face difficulties in understanding and properly applying the guidelines of this legislation in their daily activities. This work proposes the development of an approach to data literacy through an interactive guide, based on practical scenarios, to support educators in the process of complying with the LGPD. The proposed system uses the OpenAI API, specifically the GPT-3.5- Turbo-0125 model, to offer real-time personalized support. Ten representative academic scenarios were implemented, in which users can interact through multiple-choice questions followed by a chat with the guide. The results showed that, despite initial usability limitations, the system represents a promising tool for promoting LGPD comprehension among teachers, facilitating legal compliance. It is concluded that the system can facilitate compliance with the legislation but requires improvements in accessibility and usability to ensure greater adoption.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLGPDpt_BR
dc.subjectConformidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectProteção de dadospt_BR
dc.subjectIApt_BR
dc.subjectLLMpt_BR
dc.subjectCompliancept_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectData protectionpt_BR
dc.titleUma abordagem para literacia de dados através de um guia LGPD interativo personalizado usando LLM para atividades docentespt_BR
dc.title.alternativeAn Approach to data literacy through a personalized interactive LGPD guide using LLM for teaching activitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Quincozes, Silvio Ereno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9401130360785458pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.contributor.referee1Miani, Rodrigo Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992074747740327pt_BR
dc.contributor.referee2Saraiva, Juliana de Albuquerque Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5796569578057076pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8303659490114553pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surgiu com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos cidadãos que vivem no Brasil. Desde sua implementação, ela trouxe novos desafios para todas as instituições estabelecidas no Brasil, sejam elas públicas ou privadas, exigindo uma adaptação nas práticas de tratamento de dados pessoais. No contexto das instituições de ensino superior, muitos professores enfrentam dificuldades para compreender e aplicar corretamente as diretrizes dessa legislação em suas atividades diárias. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma abordagem para literacia de dados através de um guia interativo, baseado em cenários práticos, para apoiar os docentes no processo de adequação à LGPD. O sistema proposto utiliza a API da OpenAI, especificamente o modelo GPT-3.5-Turbo-0125, para oferecer suporte personalizado em tempo real. Foram implementados dez cenários representativos das práticas acadêmicas, nos quais os usuários podem interagir por meio de questões de múltipla escolha seguidas de um chat com o guia. Os resultados mostraram que, apesar das limitações iniciais de usabilidade, o sistema representa uma ferramenta promissora para promover o entendimento da LGPD entre os professores, facilitando a conformidade legal. Conclui-se que o sistema pode facilitar a adequação à legislação, mas requer melhorias em termos de acessibilidade e usabilidade para garantir maior adesão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5059pt_BR
dc.orcid.putcode181492558-
dc.crossref.doibatchid633e889f-6fd8-47a4-beb8-0d91e53a868f-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoBrasil. [Lei geral de proteção de dados pessoais (2018)]pt_BR
dc.subject.autorizadoLetramento digitalpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbordagemLiteraciaDados.pdf9.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons