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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45115
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Uma abordagem para literacia de dados através de um guia LGPD interativo personalizado usando LLM para atividades docentes |
Alternate title (s): | An Approach to data literacy through a personalized interactive LGPD guide using LLM for teaching activities |
Author: | Silva Júnior, César Murilo da |
First Advisor: | Araújo, Rafael Dias |
First coorientator: | Quincozes, Silvio Ereno |
First member of the Committee: | Miani, Rodrigo Sanches |
Second member of the Committee: | Gonçalves, Juliana de Albuquerque |
Summary: | A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surgiu com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade dos cidadãos que vivem no Brasil. Desde sua implementação, ela trouxe novos desafios para todas as instituições estabelecidas no Brasil, sejam elas públicas ou privadas, exigindo uma adaptação nas práticas de tratamento de dados pessoais. No contexto das instituições de ensino superior, muitos professores enfrentam dificuldades para compreender e aplicar corretamente as diretrizes dessa legislação em suas atividades diárias. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma abordagem para literacia de dados através de um guia interativo, baseado em cenários práticos, para apoiar os docentes no processo de adequação à LGPD. O sistema proposto utiliza a API da OpenAI, especificamente o modelo GPT-3.5-Turbo-0125, para oferecer suporte personalizado em tempo real. Foram implementados dez cenários representativos das práticas acadêmicas, nos quais os usuários podem interagir por meio de questões de múltipla escolha seguidas de um chat com o guia. Os resultados mostraram que, apesar das limitações iniciais de usabilidade, o sistema representa uma ferramenta promissora para promover o entendimento da LGPD entre os professores, facilitando a conformidade legal. Conclui-se que o sistema pode facilitar a adequação à legislação, mas requer melhorias em termos de acessibilidade e usabilidade para garantir maior adesão. |
Abstract: | The Brazilian General Data Protection Law (LGPD) was created with the aim of protecting the fundamental rights of freedom and privacy of citizens living in Brazil. Since its implementation, it has brought new challenges to all institutions established in Brazil, whether public or private, requiring an adaptation in personal data processing practices. In the context of higher education institutions, many professors face difficulties in understanding and properly applying the guidelines of this legislation in their daily activities. This work proposes the development of an approach to data literacy through an interactive guide, based on practical scenarios, to support educators in the process of complying with the LGPD. The proposed system uses the OpenAI API, specifically the GPT-3.5- Turbo-0125 model, to offer real-time personalized support. Ten representative academic scenarios were implemented, in which users can interact through multiple-choice questions followed by a chat with the guide. The results showed that, despite initial usability limitations, the system represents a promising tool for promoting LGPD comprehension among teachers, facilitating legal compliance. It is concluded that the system can facilitate compliance with the legislation but requires improvements in accessibility and usability to ensure greater adoption. |
Keywords: | LGPD Conformidade Ensino Professores Proteção de dados IA LLM Compliance Higher education Teachers Data protection |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
Subject: | Computação Brasil. [Lei geral de proteção de dados pessoais (2018)] Letramento digital |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Quote: | SILVA Júniorr, César Murilo da. Uma abordagem para literacia de dados através de um guia LGPD interativo personalizado usando LLM para atividades docentes. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.201.77. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5059 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45115 |
Date of defense: | 25-Feb-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
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