Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45071
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2397-8410
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: As motivações e competências de quem 'forma' os 'formadores' de profissionais da Contabilidade: professores-referência na pós-graduação em Ciências Contábeis
Alternate title (s): Las motivaciones y competencias de quien 'forma' a los 'formadores' de profesionales contables: docentes de referencia en cursos de posgrado en Ciencias Contables
The motivations and skills of those who 'educate' the 'trainators' of Accounting professionals: reference professors in postgraduate Accounting Sciences
Author: Ferreira, Layne Vitória
First Advisor: Leal, Edvalda Araújo
First member of the Committee: Silva, Marli Auxiliadora da
Second member of the Committee: Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci
Third member of the Committee: Vendramin, Elisabeth de Oliveira
Fourth member of the Committee: Durso, Samuel de Oliveira
Summary: A pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a motivação e as competências predominantes em professores-referência que atuam nos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Nesse sentido, a tese aqui proposta sugere que a motivação docente e as competências identificadas nos professores considerados referência nos referidos cursos estão relacionadas, de modo que esses fatores tendem a influenciar tanto a atuação desses profissionais, quanto o processo de ensino e aprendizagem que conduzem. Como suporte teórico, utilizou-se a Teoria da Autodeterminação proposta por Deci e Ryan (2000), as competências necessárias à docência indicadas por Zabalza (2003) e as características do professor universitário sugeridas por Gil (2020). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem mista. Na etapa quantitativa, a fim de identificar as competências docentes de professores percebidos como referência na pós-graduação em Ciências Contábeis, realizou-se um levantamento junto aos discentes dos cursos de mestrado e doutorado acadêmico da área. A amostra foi composta por 177 alunos e os dados foram tratados por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Na análise descritiva, destacaram-se: o domínio do conteúdo e oferecer informações claras e compreensíveis. Na análise fatorial, por sua vez, foram identificados três fatores principais: Competências (inter)pessoais, institucionais e didático pedagógicas; Competência investigativa e de debate e; Competência tecnológica. Verificou-se que, embora as competências docentes consideradas inerentes ao processo de ensino sejam reconhecidas, aspectos pessoais e humanos são bastante valorizados pelos discentes em relação ao professor-referência. A etapa qualitativa da pesquisa teve como intuito analisar a relação entre a motivação e as competências predominantes em professores-referência que atuam na pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Foram realizadas entrevistas com 11 docentes considerados referência, indicados pelos alunos na etapa anterior do estudo. Para a análise das evidências, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a paixão por ensinar, o desejo de compartilhar o conhecimento, o interesse pela pesquisa, a necessidade de contribuir com a formação de outras pessoas e promover mudanças instigaram os professores a ingressar no ensino em nível de pós-graduação em Contabilidade; alinhando-se à motivação intrínseca. A possibilidade de participar de projetos de pesquisa com financiamento, o reconhecimento da comunidade acadêmica e da sociedade, a possibilidade de participar de eventos científicos e concorrer a bolsas (como produtividade), foram apontadas como razões que os mobilizam a atuarem na pós-graduação, relacionando-se à motivação extrínseca por regulação identificada. Em relação à desmotivação, os docentes relataram: a falta de valorização do profissional, da carreira docente e da pós-graduação, a sobrecarga de trabalho, o sistema de avaliação da CAPES, a falta de senso coletivo entre os pares, a falta de postura e comprometimento dos alunos com o processo de ensino, a falta de apoio e a escassez de recursos para o financiamento de pesquisas e o ambiente de trabalho. Ademais, verificou-se que a motivação docente e as competências identificadas nos professores considerados referência estão relacionadas, de modo que a motivação pode ser ainda mais relevante que as competências, pois pessoas mais motivadas tendem a aprimorar sua qualificação profissional buscando desenvolver novas competências ou aperfeiçoar aquelas que já possui, o que confirma a tese proposta. Dentre as implicações, observou-se a necessidade de maior reconhecimento por parte do poder público, instâncias reguladoras e órgãos de fomento à pesquisa em torno do papel que os professores da pós-graduação em Ciências Contábeis desenvolvem, o que revela a necessidade de haver maior valorização da carreira docente, bem como assegurar melhores condições de trabalho e ensino. A pesquisa contribui ao promover uma reflexão sobre a relevância do papel que os docentes que atuam no ensino de pós-graduação em Contabilidade desenvolvem, no que diz respeito à formação voltada para a pesquisa e para o ensino.
Abstract: The research aimed to analyze the relationship between motivation and the predominant skills in reference professors of stricto sensu postgraduate programs in Accounting. In this sense, the thesis proposed here suggests that teaching motivation and the competencies identified in professors, considered to be references in these programs, are related, such that these factors tend to influence both the performance of these professionals and the teaching and learning process they conduct. As theoretical support, we used the Self-Determination Theory proposed by Deci and Ryan (2000), the necessary teaching competencies indicated by Zabalza (2003) and the characteristics of university professors suggested by Gil (2020). This is a descriptive study with a mixed approach. In the quantitative phase, aiming to identify the teaching competencies of professors perceived as references in postgraduate, a survey was conducted with students from the master's and doctoral programs in that area. The sample consisted of 177 students and the data were processed using descriptive statistics and exploratory factor analysis. In the descriptive analysis, content mastery and providing clear and understandable information were highlighted. In the factor analysis, three main factors were identified: (inter)personal competencies, institutional competencies and didactic-pedagogical competencies; investigative and debate competency; and technological competency. It was found that although the teaching competencies considered inherent to the teaching process are recognized, personal and human aspects are highly valued by students in relation to the reference teacher. The qualitative phase of the research aimed to analyze the relationship between motivation and the predominant competencies in reference professors. Interviews were conducted with 11 teachers considered as references, nominated by students in the previous stage of the study. For evidence analysis, content analysis was used. The results revealed that the passion for teaching, the desire to share knowledge, the interest in research, the need to contribute to the formation of others and to promote change motivated the professors to enter teaching at the postgraduate level in Accounting; aligning with intrinsic motivation. The possibility of participating in research projects with funding, recognition from the academic community and society, the opportunity to attend scientific events, and competing for scholarships (such as productivity) were pointed out as reasons that drive them to work in postgraduate education, relating to the identified extrinsic motivation by regulation. Considering the demotivation, the professors reported: lack of appreciation for the profession, the teaching career and postgraduate education, work overload, the CAPES evaluation system, lack of collective sense among peers, lack of students' commitment to the teaching process, lack of support and scarce resources for research funding and the work environment. Moreover, it was found that teaching motivation and the competencies identified in the professors considered references are related, so the motivation may be even more relevant than competencies, as more motivated people tend to enhance their professional qualifications by seeking to develop new competencies or improve those they already possess, which confirms the proposed thesis. Among the implications, there was a need for greater recognition from public authorities, regulatory bodies and research funding agencies regarding the role that professors in postgraduate Accounting education play, which reveals the need for greater appreciation of the teaching career, as well as ensuring better working and teaching conditions. The research contributes by promoting reflection on the relevance of the role played by professors in postgraduate Accounting education, particularly in relation to research-oriented and teaching-focused training.
Keywords: Motivação
Competências
Professor-referência
Pós-graduação
Contabilidade
Motivation
Competencies
Reference Teacher
Postgraduate
Accounting
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Subject: Contabilidade
Professores - Satisfação no trabalho
Professores - Formação
Contabilidade - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Quote: FERREIRA, Layne Vitória. As motivações e competências de quem 'forma' os 'formadores' de profissionais da Contabilidade: professores-referência na pós-graduação em Ciências Contábeis. 2025. 138 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.202.
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.202
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45071
Date of defense: 27-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Ciências contábeis

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