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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6025-303X
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A crítica de Kant ao argumento a priori: os limites da tese “a existência não é um predicado real” para objetar as vias a priori
Alternate title (s): Kant's critique of the a priori argument: the limits of the thesis “existence is not a real predicate” to object to a priori proofs
Author: Bertoni, Bruno Cunha
First Advisor: Seneda, Marcos César
First member of the Committee: Ferreira, Anselmo Tadeu
Second member of the Committee: Cunha, Bruno
Third member of the Committee: Pimenta, Olavo Calabria
Fourth member of the Committee: Nodari, Paulo César
Summary: Este estudo investiga a tese kantiana da predicação do ser, com ênfase na refutação das provas da existência de Deus a priori. A pesquisa divide-se em duas partes. Na primeira, realizo uma análise comparativa entre a crítica ao argumento a priori cartesiano no Beweisgrund (1763) e a refutação da prova ontológica na Crítica da Razão Pura (1781). Uma vez que a tese, segundo a qual “existência não é predicado”, já se encontra formulada em 1763, avalio se ela pode, de fato, ser considerada o cerne da objeção kantiana às provas a priori, como sustentam diversos comentadores aqui examinados. Para responder essa questão, analiso as semelhanças entre os raciocínios desses dois períodos e mostro, em seis subcapítulos interdependentes, de que modo as objeções ao argumento a priori já estavam amplamente desenvolvidas na obra pré-crítica. No entanto, uma diferença crucial emerge: em 1763, Kant ainda propunha o seu Único argumento possível para uma demonstração da existência de Deus. Então, concluo que a tese da não-predicação da existência não pode, em hipótese alguma, ser tomada como o cerne da refutação. Na segunda parte, examino a questão dos modos de ser (possível, efetivo e necessário) e sua relação com o conhecimento a partir de conceitos a priori. Construo um debate entre Paton e Kemp Smith para abordar os desafios interpretativos dos Postulados do Pensamento Empírico em Geral. A partir disso, revisito o Único Argumento, e destaco a transformação da compreensão dos modos de ser. Constato que, em 1763, Kant já rejeitava o fundamento lógico como razão suficiente da existência, mas ainda propunha um fundamento a priori em que a possibilidade interna pressupunha a existência absolutamente necessária. Com a virada crítica, essa via de fundamentação é abandonada: a obtenção de uma existência necessária a partir da possibilidade interna torna-se insustentável, pois o conhecimento teórico passa a ser limitado à experiência possível. Por fim, retomo o Ideal da Razão Pura para determinar se tal texto apenas repete as objeções pré-críticas ao argumento de tipo cartesiano ou se ele fornece novas objeções que possibilitam a refutação de todas as provas a priori. Analiso as três objeções e mostro que, embora não haja inovação substancial em relação à refutação de 1763, há elementos textuais — principalmente na redefinição dos modos de ser — que viabilizam a rejeição, não apenas do argumento cartesiano, mas de qualquer prova a priori da existência. Assim, sustento que a refutação das provas a priori não está centrada na tese da não-predicação do ser ou de outra objeção específica. Por conseguinte, abro caminho para uma compreensão mais aprofundada do papel dos pressupostos críticos no que diz respeito à metafísica como disciplina especulativa.
Abstract: This study investigates Kant’s thesis on the predication of being, with an emphasis on the refutation of a priori proofs of God’s existence. The research is divided into two parts. In the first, I conduct a comparative analysis between the critique of the Cartesian a priori argument in Beweisgrund (1763) and the refutation of the ontological proof in the Critique of Pure Reason (1781). Since the thesis that “existence is not a predicate” is already formulated in 1763, I assess whether it can indeed be considered the core of Kant’s objection to a priori proofs, as various commentators examined here argue. To address this question, I analyze the similarities between the reasoning in these two periods and show, in six interdependent subsections, how the objections to the a priori argument were already extensively developed in the pre-critical work. However, a crucial difference emerges: in 1763, Kant still proposed his Only Possible Argument for a demonstration of God’s existence. Thus, I conclude that the thesis of the non-predication of existence cannot, under any hypothesis, be taken as the core of the refutation. In the second part, I examine the issue of the modes of being (possible, actual, and necessary) and their relationship with knowledge based on a priori concepts. I construct a debate between Paton and Kemp Smith to address the interpretative challenges of the Postulates of Empirical Thought in General. Based on this, I revisit the Only Possible Argument and highlight the transformation in the comprehension of the modes of being. I find that, in 1763, Kant already rejected the logical foundation as a sufficient reason for existence but still proposed an a priori foundation in which internal possibility presupposed absolutely necessary existence. With the critical turn, this path of grounding is abandoned: obtaining necessary existence from internal possibility becomes unsustainable, as theoretical knowledge is now limited to possible experience. Finally, I return to the Ideal of Pure Reason to determine whether this text merely reiterates the pre-critical objections to the Cartesian-type argument or whether it provides new objections that enable the refutation of all a priori proofs. I analyze the three objections and show that, although there is no substantial innovation regarding the 1763 refutation, there are textual elements — particularly in the redefinition of the modes of being — that allow for the rejection not only of the Cartesian argument but of any a priori proof of existence. Thus, I argue that the refutation of a priori proofs is not centered on the thesis of the non-predication of being or any other specific objection. Consequently, I pave the way for a deeper comprehension of the role of critical presuppositions concerning metaphysics as a speculative discipline.
Keywords: Argumento a priori
Existência
Immanuel Kant
Predicado real
Prova ontológica
Ser
A priori argument
Being
Existence
Immanuel Kant
Ontological proof
Real predicate
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::METAFISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA
Subject: Filosofia
Kant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretação
Existencialismo
Ontologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Quote: BERTONI. Bruno Cunha. A crítica de Kant ao argumento a priori: os limites da tese “a existência não é um predicado real” para objetar as vias a priori. 2024. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5073
Document identifier: https://orcid.org/0000-0002-6025-303X
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45070
Date of defense: 12-Dec-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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