Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45027
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRezende, Isabella Viana-
dc.date.accessioned2025-03-19T12:20:11Z-
dc.date.available2025-03-19T12:20:11Z-
dc.date.issued2025-02-12-
dc.identifier.citationREZENDE, Isabella Viana. Casa da Cultura de Itumbiara: Arquitetura, Realidade Virtual e Patrimônio. 2025. 248. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45027-
dc.description.abstractThis project investigates the use of immersive technologies, particularly Virtual Reality (VR), in the preservation, documentation, and dissemination of historical and cultural heritage. To achieve this, a digital prototype of the Former House of Culture of Itumbiara, Goiás, was developed, exploring the intersection between architecture and technology. The virtual environment is proposed as an alternative for preserving and transmitting the collective memory of historic buildings. Beyond the digital recreation of the House, efforts were made to construct a historical and emotional layer of the space, based on historical records and, most importantly, interviews with people who experienced the site during one of its two phases of use. The prototype was developed using SketchUp and Unity, which enabled the 3D modeling of the House and the creation of an immersive experience. The results demonstrate the great potential of VR as a tool for Architectural Heritage, contributing to new forms of preservation and access to cultural heritage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRealidade Virtual, Patrimônio Histórico, Memória, Preservaçãopt_BR
dc.titleCasa da Cultura de Itumbiara: Arquitetura, Realidade Virtual e Patrimôniopt_BR
dc.title.alternativeItumbiara House of Culture: Architecture, Virtual Reality and Heritagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Gabriela Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0096384217263616pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Claudia dos Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4999861455665373pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Rodrigo Argenton-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354987634948807pt_BR
dc.contributor.referee3Bordignon, Gabriel Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6449615579450407pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675887750243227pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o uso de tecnologias imersivas, especialmente a Realidade Virtual (RV), na preservação, documentação e divulgação do patrimônio histórico-cultural, por meio de um protótipo que recria digitalmente a Antiga Casa da Cultura de Itumbiara, Goiás. A pesquisa explora a interseção entre arquitetura e tecnologia, propondo o ambiente virtual como uma alternativa para preservar e transmitir a memória coletiva de edifícios históricos. Além da recriação do ambiente físico da Casa, realizada com base em visitas para medições e levantamento fotográfico, buscou-se construir uma camada histórica e afetiva do espaço. Esta foi desenvolvida a partir de registros históricos e, principalmente, de entrevistas com pessoas que vivenciaram a Casa em uma de suas duas fases de uso. O protótipo foi desenvolvido com os softwares SketchUp e Unity, que permitiram a modelagem 3D da Casa e a criação de uma experiência imersiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration248pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 2 - ARQ REPOSITÓRIO_PDF A.pdf13.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons