Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45025
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A formação, os saberes e as práticas das/os egressas/os do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia campus Pontal: As questões étnico-raciais em foco |
Alternate title (s): | A formação, os saberes e as práticas das/os egressas/os do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia campus Pontal |
Author: | Santos, Camilla Aparecida Nogueira dos |
First Advisor: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes |
First member of the Committee: | Franco, Alexia Padua |
Second member of the Committee: | Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim |
Third member of the Committee: | Cerezer, Osvaldo Mariotto |
Fourth member of the Committee: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Summary: | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), na Linha Saberes e Práticas Educativas. A tese parte do seguinte questionamento: o que dizem os egressos e as egressas do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal sobre sua formação inicial, seus saberes e práticas tendo como foco as relações étnico raciais? Dessa forma, foi eleito como objetivo geral, analisar a formação, os saberes e as práticas das(os) egressas(os) do Curso de História da UFU, Campus Pontal, no que se refere às temáticas das relações étnico-raciais. Como objetivos específicos foi delimitado: i: analisar, por meio de documentos (PPC) e fichas de disciplinas, o lugar das relações étnico-raciais no Curso de História da UFU, Campus Pontal; ii: refletir, por meio das vozes das(os) egressas(os), o que dizem sobre sua formação inicial, com foco nas relações étnico-raciais; iii: analisar, por meio das vozes das(os) egressas(os), as práticas docentes relacionadas às questões étnico-raciais; iv: contribuir para o avanço das pesquisas em torno do ensino de História e das leis 10.639/03 e 11.645/08, a fim de vislumbrar em qual momento desse processo estamos, e permitir que este estudo modifique o retrato da história dos colonizadores. A tese se inspira em uma epistemologia decolonial e afrodiaspórica que busca um enfrentamento crítico contra toda e qualquer forma de exclusão que tenha origem na situação colonial e nas suas consequências históricas. A investigação se insere no campo da pesquisa qualitativa em Educação e nos estudos culturais ao tratar de questões educacionais, formação de professores, representações multiculturais e parte do contexto escolar atual. Na busca de traçar o perfil sociocultural e profissional das/os egressas/os do Curso de História, e identificar saberes e as práticas docentes em relação às leis 10.639/03 e 11.645/08, recorreu-se à análise documental, à técnica do questionário e à História Oral. Foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as fichas de disciplinas e os eventos produzidos pelo Curso buscando identificar o lugar das questões étnico-raciais. O questionário foi enviado para os noventa e dois egressos/as, que finalizaram o Curso até 2020. O Curso de História da UFU Pontal iniciou em 2007 e a primeira turma graduou-se em 2011. Desse total vinte e cinco responderam o questionário. Em relação à História Oral a tese contou com a participação de oito egressas/os. A escolha pautou-se pela heterogeneidade. Foram quatro professoras e quatro professores de diferentes turmas e diferentes contextos escolares. Concluiu-se que no PPC do Curso as questões étnico-raciais aparecem de forma secundária, prevalece um quantitativo maior de disciplinas que trabalham de maneira transversal. Os eventos promovidos pelo Curso colaboram para o debate sobre as questões étnico-raciais. Em relação às práticas dos/as egressos/as foi identificado que por diferentes formas, a temática étnico-racial é abordada nas salas de aula. Espera-se que a pesquisa contribua para uma abordagem sensível das relações étnico-raciais nos cursos de licenciatura em História promovendo assim, uma educação antirracista pautada na justiça social. |
Abstract: | This research was developed in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU), in the Knowledge and Educational Practices Line. The thesis is based on the following question: what do male and female graduates of the History Course at the Federal University of Uberlândia, Campus Pontal say about their initial training,their knowledge and practices focusing on ethnic-racial relations? Thus, the general objective was chosen to analyze the training, knowledge, and practices of graduates of the History Course at UFU, Campus Pontal, regarding the themes of ethnic-racial relations. The following were defined as specific objectives: i: to analyze, through documents (PPC) and subject sheets, the place of ethnic-racial relations, in the History Course at UFU, Campus Pontal; ii: reflect, through the voices of graduates, what they say about their initial training, focusing on ethnicracial relations; iii: analyze, through the voices of graduates, teaching practices related to ethnic-racial issues; iv: contribute to the advancement of research around the teaching of History and laws 10.639/03 and 11.645/08, in order to glimpse where we are in this process, and allow this study to modify the portrait of the history of the colonizers. The thesis is inspired by a decolonial and Afro-diasporic epistemology that seeks a critical confrontation against all forms of exclusion that originated in the colonial situation and its historical consequences. The investigation is the field of qualitative research in Education and cultural studies when dealing with educational issues, teacher training, multicultural representations, and part of the current school context. In the search to outline the sociocultural and professional profile of History Course graduates and identify knowledge and teaching practices in relation to laws 10.639/03 and 11.645/08, we used documentary analysis, the questionnaire technique, and Oral History. The Pedagogical Project of the Course (PPC), the subject sheets and the events produced by the Course were analyzed, seeking to identify the place of ethnic-racial issues. The questionnaire was sent to the ninety-two graduates, who completed the Course by 2020. UFU Pontal's History Course began in 2007 and the first graduating class was in 2011. Of this total, twenty-five responded to the questionnaire. In relation to Oral History, the thesis had the participation of eight graduates. The choice was based on heterogeneity. There were four women and four men from different classes and different school contexts. It was concluded that in the Course’s PPC, ethnic-racial issues appear secondary, with a greater number of prevailing disciplines that work in a transversal manner. The events promoted by the Course contribute to the debate on ethnicracial issues. In relation to the practices of graduates, it was identified that in different ways, ethnic-racial themes are addressed in the classrooms. It is hoped that the research will contribute to a sensitive approach to ethnic-racial relations in History degree courses, thus promoting antiracist education based on social justice. |
Keywords: | Relações étnico-raciais Formação de Professores Curso de História Ethnic-racial relations Teacher training History Course |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Subject: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | SANTOS, Camilla Aparecida Nogueira dos. A formação, os saberes e as práticas das/os egressas/os do curso de História da Universidade Federal de Uberlândia campus Pontal: As questões étnico-raciais em foco. 2025. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5072. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5072 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45025 |
Date of defense: | 6-Mar-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoEgressosQuestõesÉtnicoRaciais.pdf | Tese | 2.4 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License