Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44995
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: As tradições do Moçambique Estrela de Ouro de Itumbiara, Goiás e o ensino de história antirracista
Alternate title (s): Las tradiciones de Mozambique Estrella de Oro de Itumbiara, Goiás y la enseñanza de la historia antirracista
Author: Franco, Karume da Silva Maluf
First Advisor: Almeida, Ivete Batista da Silva
First member of the Committee: Horácio, Heiberle Hirsgberg
Second member of the Committee: Abreu, Jean Luiz Neves
Summary: A linha de pesquisa a que este trabalho se insere intitula-se ‘Saberes históricos em diferentes espaços de memória’. Pretendo desenvolver a história da tradição cultural da Associação de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito Congados e Moçambique Estrela de Ouro, do Bairro Parque dos Buritys em Itumbiara Goiás. A proposta de pesquisa consolidou-se durante o ano de 2022, quando a Associação de Nossa Senhora do Rosario e São Benedito Congados e Moçambique Estrela de Ouro de Itumbiara, celebrou vinte e quatro anos de tradição congadeira e, nesse contexto, promoveu ações para manter o Moçambique ativo e unificado, preservando a tradição da fé em Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A reativação do Moçambique Estrela de Ouro aconteceu após a aprovação da Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020, Lei de Incentivo aos Movimentos Culturais, intitulada Lei Aldir Blanc que foi aprovada pelo Congresso Nacional em homenagem ao artista de mesmo nome, que faleceu em decorrência da doença Covid19. O fundo de financiamento foi disponibilizado para movimentos culturais afetados pelas políticas de restrições e isolamento social durante o período da pandemia. Com esta pesquisa, pretende-se, portanto, apresentar a trajetória do Moçambique Estrela de Ouro, sua criação, sua revitalização nos anos de 2020, finalizando com as impressões e memórias de seus integrantes que nos apresentam suas percepções sobre o valor do Moçambique e do congado como espaço de memória e cultura, que muito tem a contribuir com o ensino de história. A pesquisa pretende ainda, tocar em pontos importantes para a temática das culturas negras, como o desmonte das ações em prol da cultura negra, que resultou por exemplo no desaparelhamento da Fundação Palmares, durante o governo Bolsonaro, a intolerância religiosa, a resistência negra em tempos de adversidade e a importância das práticas antirracistas no ensino de história. Como produto desta da pesquisa, serão elaboradas duas versões de sequência didática: uma para professores, como um guia teórico metodológico e outro direcionado aos alunos para que possam estudar e responder questões, desenvolvendo novos saberes, com foco na tolerância religiosa, na educação antirracista e no combate e enfrentamento do racismo no espaço escolar.
Abstract: The line of research to which this work belongs is entitled 'Historical knowledge in different spaces of memory'. I intend to develop the history of the cultural tradition of the Association of Nossa Senhora do Rosário and São Benedito Congados and Moçambique Estrela de Ouro, from the Parque dos Buritys neighborhood in Itumbiara, Goiás. The research proposal was consolidated during the year 2022, when the Association of Our Lady of the Rosary and Saint Benedict Congados and Mozambique Estrela de Ouro of Itumbiara celebrated twenty-four years of congadeira tradition and, in this context, promoted actions to keep Mozambique active and unified, preserving the tradition of faith in Our Lady of the Rosary and Saint Benedict. The reactivation of the Estrela de Ouro Mozambique took place after the approval of Law No. 14,017 of June 29, 2020, the Law to Encourage Cultural Movements, entitled the Aldir Blanc Law, which was approved by the National Congress in honor of the artist of the same name, who died of Covid-19. The funding was made available to cultural movements affected by policies of restrictions and social isolation during the pandemic. The aim of this research is therefore to present the trajectory of Mozambique Estrela de Ouro, its creation, its revitalization in the 2020s, ending with the impressions and memories of its members who present us with their perceptions of the value of Mozambique and congado as a space of memory and culture, which has much to contribute to the teaching of history. The research also intends to touch on important points for the theme of black cultures, such as the dismantling of actions in favor of black culture, which resulted, for example, in the dismantling of the Palmares Foundation during the Bolsonaro government, religious intolerance, black resistance in times of adversity and the importance of anti-racist practices in history teaching. As a product of this research, two versions of the didactic sequence will be prepared: one for teachers, as a theoretical methodological guide, and another aimed at students so that they can study and answer questions, developing new knowledge, with a focus on religious tolerance, anti-racist education and combating and confronting racism in the school space
Notes: Franco, Karume da Silva Maluf.
Keywords: Ensino de História;
History teaching
Tradições do congado
Congada Moçambique Estrela de Ouro
Educação Antirracista
Tolerância Religiosa.
Congado traditions
Religious tolerance.
Anti-racist education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Subject: História - Estudo e ensino
Memória coletiva
Congadas
Antirracismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)
Quote: Franco, Karume da Silva Maluf. As tradições do Moçambique Estrela de Ouro de Itumbiara, Goiás e o ensino de história antirracista. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Historia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5221.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5221
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44995
Date of defense: 29-Nov-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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