Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44982
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Heranças (des)legitimadas: o ensino de história e o patrimônio cultural de Crato-CE |
Alternate title (s): | Heritages (des)legitimated: the teaching of history and cultural heritage of Crato-CE |
Author: | Brito, Isabel Brasil de |
First Advisor: | Noronha, Gilberto Cézar de |
First member of the Committee: | Santos, Cícero Joaquim dos |
Second member of the Committee: | Jeronimo, Marilena Julimar Aparecida Fernandes |
Summary: | O presente trabalho tem como objetivo compreender como o Ensino de História do município de Crato-CE tem abordado a temática do Patrimônio Cultural. A pesquisa parte de alguns questionamentos como: Qual o lugar do patrimônio cultural do Crato no ensino de história? Lugar de uso ou de esquecimento? Quais são as ideias e práticas de Educação Patrimonial nas escolas do município? Interrogamos os documentos formativos que direcionam o ensino sobre a temática no Crato (BNCC, PCNs, DCRC – Documento Curricular Referencial do Ceará) e o ensino de história no município de Crato: Qual herança cultural do Crato é legitimada/evocada no ensino de história da educação básica? A metodologia utilizada foi a aplicação de um Instrumento de coleta de dados: Questionário, aplicado a professores de História do município que atuam no Ensino Fundamental anos finais com a finalidade de conhecer o funcionamento da disciplina e suas práticas pedagógicas. Também foram realizadas entrevistas exploratórias com duas professoras, que em parceria, desenvolveram um projeto de educação patrimonial na escola em que atuavam, assim como a utilização de leituras e análises de textos, produções e pesquisas acerca das temáticas pesquisadas. As principais fontes utilizadas para a realização da pesquisa são: os discursos, e os vestígios do que pensam e fazem os professores de História da Educação Básica do município de Crato-CE que contribuem para a construção e o funcionamento do Ensino de História e os trabalhos produzidos pelos professores sobre a temática do Patrimônio Cultural da cidade. Como fonte documental, foi importante a utilização da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do Município, os documentos do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, as cartilhas produzidas por órgãos municipais e estaduais sobre o Patrimônio Cultural da cidade, os documentos formativos que regem a educação básica (BNCC, PCNs, DCRC, PPPs) e a Cartografia Cultural do Crato (SECULT e URCA). Na pesquisa bibliográfica são utilizados autores que discutem as principais questões abordadas na pesquisa, o Ensino de História e o Patrimônio Cultural, tais como Maurice Tardif, Sandra Jantahy Pensavento, Ricardo Oriá Fernandes, Selva Guimarães Fonseca, Thaís Nívea de Lima Fonseca. O trabalho poderá contribuir ao evocar discussões sobre a organização/estruturação da disciplina de História na cidade do Crato bem como sobre a importância da utilização/problematização do Patrimônio Cultural no ensino de história, da sua cidade, ao promover o reconhecimento e importância da preservação desses bens culturais, como também discutir sobre a formação da memória e identidades que originaram o reconhecimento/utilização desses patrimônios. |
Abstract: | The present work aims to understand how History Teaching in the city of Crato-CE has approached the theme of Cultural Heritage. The research is based on some questions such as: What is the place of Crato's cultural heritage in history teaching? Place of use or forgetfulness? What are the ideas and practices of Heritage Education in schools in the municipality? We interrogated the formative documents that guide teaching on the subject in Crato (BNCC, PCNs, DCRC – Documento Curricular Referencial do Ceará) and the teaching of history in the city of Crato: Which cultural heritage of Crato is legitimized/evoked in the teaching of history in basic education? The methodology used was the application of a data collection instrument: Questionnaire, applied to History teachers in the municipality who work in Elementary Education in the final years with the purpose of understanding how the discipline works and its pedagogical practices. Exploratory interviews were also carried out with two teachers, who, in partnership, developed a heritage education project at the school where they worked, as well as using readings and analyzes of texts, productions and research on the topics researched. The main sources used to carry out the research are: speeches, and traces of what History of Basic Education teachers in the city of Crato-CE think and do, who contribute to the construction and functioning of History Teaching and the work produced by teachers on the theme of the city's Cultural Heritage. As a documentary source, it was important to use the Municipality's Law on Subdivision, Use and Occupation of Soil, the documents of the State Council for the Preservation of Cultural Heritage, the booklets produced by municipal and state bodies on the city's Cultural Heritage, the formative documents that govern basic education (BNCC, PCNs, DCRC, PPPs) and the Cultural Cartography of Crato (SECULT and URCA). In the bibliographic research, authors are used who discuss the main issues addressed in the research, the Teaching of History and Cultural Heritage, such as Maurice Tardif, Sandra Jantahy Pensavento, Ricardo Oriá Fernandes, Selva Guimarães Fonseca, Thaís Nívea de Lima Fonseca. The work may contribute by evoking discussions about the organization/structuring of the History discipline in the city of Crato as well as about the importance of using/problematizing Cultural Heritage in the teaching of history, in your city, by promoting the recognition and importance of preserving these cultural assets, as well as discussing the formation of memory and identities that led to the recognition/use of these heritages. |
Keywords: | Ensino de História History Teaching Educação Patrimonial Heritage Education Patrimônio Cultural e Memória Cultural Heritage and Memory |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Subject: | História Patrimônio cultural - Crato (CE) Planejamento patrimonial - Crato (CE) História - Crato (CE) |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em História |
Quote: | BRITO, Isabel Brasil de. Heranças (des)legitimadas: o ensino de história e o patrimônio cultural de Crato-CE. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5247 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5247 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44982 |
Date of defense: | 26-Feb-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HerançasDeslegitimadasEnsino.pdf | Dissertação | 5.44 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License