Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44972
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2991-9411
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Atitudes sociais e inclusão de pessoas com deficiência na graduação em contabilidade: perspectivas do Brasil e de Moçambique
Alternate title (s): Atitudes sociais e inclusão de pessoas com deficiência na graduação em contabilidade: Perspectivas do Brasil e de Moçambique
Author: Taimo, Samito Mário Chimoio
First Advisor: Silva, Denise Mendes da
First member of the Committee: Silva, Marli Auxiliadora da
Second member of the Committee: Ferreira, Marcelo Marchine
Summary: O objetivo deste estudo foi analisar a associação do perfil de discentes e docentes com as atitudes sociais em relação à inclusão de pessoas com deficiência (PcD) na graduação em Contabilidade em instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil e de Moçambique. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário adaptado da Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI), desenvolvida por Omote (2005). O estudo contou com a participação de 267 discentes e 77 docentes de IES públicas do Brasil e de Moçambique. Os resultados revelam um conhecimento limitado sobre os direitos das PcD entre os participantes. Apesar dessa limitação, identificou-se que os respondentes possuem experiências com PcD em diversos contextos, incluindo os âmbitos acadêmico, profissional e familiar. Para os participantes da pesquisa, os recursos disponibilizados pelas IES são insuficientes para promover a inclusão de PcD. Ao cruzar as informações sobre o perfil dos participantes e as atitudes em relação à inclusão, os resultados apontam que os docentes demonstram atitudes mais favoráveis à inclusão em comparação aos discentes. Nessa perspectiva, constatou-se que os docentes e discentes brasileiros tendem a ter atitudes mais inclusivas do que os moçambicanos. Quanto ao gênero e à idade, observou-se que as mulheres e as pessoas mais velhas apresentam atitudes mais inclusivas em comparação aos homens e aos mais jovens. Em relação às percepções dos docentes, os resultados revelam que aqueles que relataram sentir-se bem e privilegiados por terem PcD em suas salas de aula mostraram atitudes mais inclusivas do que aqueles que se sentem preocupados. Participantes que reconhecem diferenças na aprendizagem de PcD demonstram atitudes mais inclusivas comparados aos que consideram aprendizagens iguais. Adicionalmente, os resultados mostram que o sentimento do docente emergiu como a variável mais relevante associada a atitudes mais favoráveis, em casos de sentimentos positivos. Outras variáveis com significância estatística foram idade, país de origem, formação, atuação profissional paralela à docência e grupos. Indivíduos mais velhos, brasileiros e com formação em inclusão apresentaram atitudes mais inclusivas. Por outro lado, variáveis como gênero, semestre do curso, tipo de experiência e regime de trabalho não demonstraram associação com as atitudes em relação à inclusão. Os resultados desta pesquisa destacam a necessidade de compreender a inclusão de PcD no ensino superior como um direito humano fundamental, exigindo esforços conjuntos para superar barreiras estruturais, sociais e atitudinais. Para alcançar essa inclusão, é fundamental promover uma mudança cultural que leve a sociedade a enxergar a deficiência com naturalidade e reconhecendo a diversidade humana. Essa perspectiva está alinhada com o modelo social da deficiência, que propõe uma abordagem inclusiva e transformadora, focada na eliminação das barreiras sociais e na valorização das capacidades individuais. Este estudo oferece contribuições, tanto no âmbito social quanto institucional. Socialmente, propõe a desconstrução de barreiras culturais e atitudinais e uma reflexão aprofundada sobre políticas institucionais e educacionais voltadas para a inclusão. Institucionalmente, sugere o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, que podem ser implementadas por meio da capacitação e sensibilização de docentes e discentes, para promover um ambiente educacional inclusivo.
Abstract: The objective of this study was to analyze the association between the profile of students and teachers with the social attitudes regarding the inclusion of people with disabilities (PwD) in undergraduate Accounting programs at public higher education institutions (HEIs) in Brazil and Mozambique. Data collection was conducted using a questionnaire adapted from the Likert Scale of Social Attitudes toward Inclusion (ELASI), developed by Omote (2005). The study included the participation of 267 students and 77 teachers from public HEIs in Brazil and Mozambique. The results reveal limited knowledge about the rights of PwD among the participants. Despite this limitation, it was identified that the respondents have experience with PwD in various contexts, including academic, professional, and family settings. For the research participants, the resources provided by HEIs are insufficient to promote the inclusion of PwD. When comparing information on the profile of students and teachers and attitudes towards inclusion, the results indicate that teachers demonstrate more favorable attitudes towards inclusion compared to students. From this perspective, it was found that Brazilian teachers and students tend to have more inclusive attitudes than Mozambicans. Regarding gender and age, it was observed that women and older people present more inclusive attitudes compared to men and younger people. Regarding teachers' perceptions, the results reveal that those who reported feeling good and privileged to have PwD in their classrooms showed more inclusive attitudes than those who feel concerned. Participants who recognize differences in PwD learning demonstrate more inclusive attitudes compared to those who consider learning to be equal. Additionally, the results show that teacher sentiment emerged as the most relevant variable associated with more favorable attitudes, in cases of positive feelings. Other statistically significant variables were age, country of origin, education, professional activity parallel to teaching, and groups. Older individuals, Brazilians, and those with training in inclusion showed more inclusive attitudes. On the other hand, variables such as gender, semester of the course, type of experience, and work regime did not demonstrate an association with attitudes toward inclusion. The results of this research highlight the need to understand the inclusion of PwD in higher education as a fundamental human right, requiring joint efforts to overcome structural, social, and attitudinal barriers. To achieve this inclusion, it is essential to promote a cultural change that leads society to view disability naturally and recognize human diversity. This perspective is aligned with the social model of disability, which proposes an inclusive and transformative approach focused on eliminating social barriers and valuing individual capabilities. This study offers contributions, both in the social and institutional spheres. In the social aspect, it proposes the deconstruction of cultural and attitudinal barriers and an in-depth reflection on institutional and educational policies aimed at inclusion. At an institutional level, it suggests the development of inclusive pedagogical practices, which can be implemented through training and raising awareness among teachers and students, to promote an inclusive educational environment.
Keywords: Atitudes Sociais
Inclusão
Pessoa com Deficiência (PcD)
Ensino de Contabilidade
Social Attitudes
Inclusion
People with Disabilities (PwD)
Accounting Education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Subject: Contabilidade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Quote: TAIMO, Samito Mário Chimoio. Atitudes sociais e inclusão de pessoas com deficiência na graduação em contabilidade: Perspectivas do Brasil e de Moçambique. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.100
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.100
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44972
Date of defense: 18-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtitudesSociaisInclusão..pdfDissertação1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons