Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44970
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8609-0195
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Política Externa e Identidade: As ações de diplomacia cultural soviética com o Ballet Bolshoi na potência ocidental (1947 - 1989)
Alternate title (s): Foreign Policy and Identity: The Actions of Soviet Cultural Diplomacy with the Bolshoi Ballet in the Western Power (1947-1989)
Author: Cardoso, Ana Lívia Ayres
First Advisor: Cardozo, Sandra Aparecida
First member of the Committee: Motta, Bárbara Vasconcellos de Carvalho
Second member of the Committee: Comiran, Fernando
Summary: As Relações Internacionais contemporâneas enfrentam novas dinâmicas, de modo que conflitos como a guerra entre Ucrânia e Rússia, a ascensão dos BRICS e o crescimento de movimentos nostálgicos em relação à sociedade soviética crescem, indicando a necessidade de voltar a atenção à Rússia. Nesse sentido, destaca-se o aspecto da cultura, capaz de permear por diferentes Estados, carregando valores e ideais de uma outra nação. No contexto da Guerra Fria, a URSS promoveu diversas turnês do Ballet Bolshoi por todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos, seu maior oponente, onde receberam grande atenção da mídia, sobretudo do The New York Times. Portanto, tem-se como problemática deste estudo compreender: qual era a identidade concentrada no Ballet Bolshoi durante suas turnês e como essa ação de diplomacia cultural foi recebida e retratada pelo jornal The New York Times? A fim de atingir esse objetivo, serão analisadas fontes primárias, sendo essas documentos do departamento de relações culturais da URSS e dos EUA e notícias do arquivo digital do jornal The New York Times, filtradas pelo período entre 1947 e 1989 e pelo uso de palavras-chave, as quais serão categorizadas para identificar o olhar da opinião pública e percepção estadunidense sobre as turnês nos Estados Unidos. Para tal, será identificado o ballet como parte da diplomacia cultural soviética e especialmente o Ballet Bolshoi como um representante da identidade soviética. Ademais, serão compreendidos os jornais como representantes e formuladores de uma opinião pública. Por fim, chega-se à resposta de que o Ballet Bolshoi carregava consigo a cultura e identidade construídas pela narrativa soviética, contudo, a recepção da diplomacia cultural da URSS foi ambígua, pois, embora as turnês não tenham alterado a visão estadunidense sobre o modelo soviético, ampliaram o prestígio e o reconhecimento em relação à cultura soviética por meio do Ballet Bolshoi.
Abstract: Contemporary International Relations face new dynamics, such that conflicts like the war between Ukraine and Russia, the rise of the BRICS, and the growth of nostalgic movements related to Soviet society are increasing, indicating the need to turn attention back to Russia. In this sense, the aspect of culture stands out, capable of permeating different States, carrying the values and ideals of another nation. In the context of the Cold War, the USSR promoted several tours of the Bolshoi Ballet around the world, including in the United States, its greatest opponent, where they received significant media attention, especially from The New York Times. Therefore, the issue of this study is to understand: what was the identity concentrated in the Bolshoi Ballet during its tours, and how was this cultural diplomacy action received and portrayed by The New York Times? To achieve this goal, primary sources will be analyzed, including documents from the cultural relations departments of the USSR and the USA, as well as news from the digital archive of The New York Times, filtered by the period between 1947 and 1989 and through the use of keywords, which will be categorized to identify the public opinion and American perception of the tours in the United States. To this end, the ballet will be identified as part of Soviet cultural diplomacy, with the Bolshoi Ballet especially being recognized as a representative of Soviet identity. Moreover, newspapers will be understood as representatives and formulators of public opinion. Finally, the study concludes that the Bolshoi Ballet carried with it the culture and identity constructed by the Soviet narrative; however, the reception of the USSR's cultural diplomacy was ambiguous, as although the tours did not change the American view of the Soviet model, they enhanced the prestige and recognition of Soviet culture through the Bolshoi Ballet.
Keywords: União Soviética
Soviet Union
Identidade
Identity
Diplomacia Cultural
Cultural Diplomacy
Ballet Bolshoi
Bolshoi Ballet
Opinião Pública
Public Opinion
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS
Subject: Relações Internacionais
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais
Quote: CARDOSO, Ana Lívia Ayres. Política externa e identidade: As ações de diplomacia cultural soviética com o Ballet Bolshoi na potência ocidental (1947 - 1989). 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5028.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5028
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44970
Date of defense: 30-Jan-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PolíticaExternaIdentidade.pdfDissertação3.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons