Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44961
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-02-06
Título: Sexualidade e Sofrimento Social: Revisão de literatura e histórias de vida à luz da Teoria da Subjetividade de González Rey
Título(s) alternativo(s): Sexuality and Social Suffering: A Literature Review and Life Stories in Light of González Rey's Theory of Subjectivity
Autor(es): Mota Junior, Djalma Moreira
Primeiro orientador: Pegoraro, Renata Fabiana
Primeiro membro da banca: Santos, Cristina Vianna Moreira dos
Segundo membro da banca: Torres, José Fernando Patiño
Resumo: Essa dissertação, intitulada “Sexualidade e Sofrimento social: revisão de literatura e histórias de vida à luz da Teoria da Subjetividade de González Rey”, objetiva investigar as dinâmicas subjetivas referentes à sexualidade e ao sofrimento de pessoas trans em ambientes educacionais e sociais. Dessa forma, a dissertação foi organizada no formato de dois artigos que abordam a temática por diferentes perspectivas: uma revisão narrativa da literatura fundamentada na Teoria da Subjetividade (TS) e um estudo de caso baseado nas trajetórias de vida e acadêmicas a partir de entrevistas com estudantes trans da pós-graduação stricto sensu. O primeiro artigo, nomeado “Revisão Narrativa sobre as Contribuições da Teoria da Subjetividade de González Rey sobre Gênero e Sexualidade em Publicações Brasileiras”, apresenta uma análise dos manuscritos que utilizam a TS como referencial teórico para discutir gênero e sexualidade. A TS, proposta por Fernando González Rey, compreende a subjetividade como um constructo dinâmico e multifatorial, configurado por sentidos subjetivos originados de experiências individuais e interações sociais. Este artigo sugere que as normas sociais, as políticas de saúde, as práticas educacionais e os contextos familiares impactam significativamente na subjetividade de pessoas LGBTQIA+, gerando sofrimento psíquico e, por outro lado, processos de construção de sentidos subjetivos e empoderamento. Enquanto isso, as redes de apoio e intervenções psicoterapêuticas apontam como fatores essenciais para o bem-estar e segurança dessas populações, evidenciando a TS como uma ferramenta adequada para compreender e intervir em questões complexas acerca de gênero e sexualidade. Já o segundo artigo, intitulado “Sofrimento social na trajetória de vida de pessoas trans”, utiliza a metodologia de História de Vida Oral Temática para investigar as experiências de Caetano e Klaus, matriculados/as em programas de pós-graduação no Brasil. A pesquisa qualitativa contribuiu ao evidenciar os impactos do sofrimento social na trajetórias de vida e acadêmicas de participantes, principalmente, ao identificar as barreiras estruturais e simbólicas enfrentadas por esse grupo em contextos de exclusão e discriminação. A análise das entrevistas à luz da TS expôs que as configurações subjetivas desses indivíduos são atravessadas pela precariedade das relações sociais e pela busca incessante por reconhecimento e pertencimento, mas também pela criação de novos sentidos subjetivos em espaços hostis. A convergência entre os dois artigos favorece uma compreensão panorâmica das dinâmicas de gênero e sexualidade, ao articular aspectos teóricos e práticos para enfatizar a importância da TS como referencial na psicologia. Enquanto o primeiro artigo fundamenta teoricamente as dificuldades e os avanços acerca da temática, o segundo dá corpo às discussões em experiências concretas de sujeitos que vivenciam constantemente as tensões sociais e culturais que estruturam o sofrimento social. Desta forma, conclui-se que esta dissertação contribui significativamente para o campo da psicologia ao oferecer uma perspectiva integrada sobre as relações entre gênero, sexualidade e sofrimento social, baseada na Teoria da Subjetividade de González Rey. Além disso, sugere caminhos para a promoção de práticas inclusivas e acolhedoras nos contextos psicossociais, promovendo maior compreensão e suporte para pessoas que participam da comunidade LGBTQIA+, principalmente, às pessoas trans.
Abstract: This dissertation, titled “Sexuality and Social Suffering: Literature Review and Life Stories in Light of González Rey's Theory of Subjectivity,” aims to investigate the subjective dynamics related to sexuality and the suffering experienced by trans people in educational and social environments. Accordingly, the dissertation is structured in the format of two articles that approach the topic from different perspectives: a narrative literature review grounded in the Theory of Subjectivity (TS) and a case study based on the life and academic trajectories of trans graduate students through thematic oral history interviews. The first article, titled “Narrative Review on the Contributions of González Rey's Theory of Subjectivity to Gender and Sexuality in Brazilian Publications,” presents an analysis of manuscripts that utilize TS as a theoretical framework to discuss gender and sexuality. TS, proposed by Fernando González Rey, understands subjectivity as a dynamic and multifactorial construct, configured by subjective senses derived from individual experiences and social interactions. This article suggests that social norms, health policies, educational practices, and family contexts significantly impact the subjectivity of LGBTQIA+ individuals, generating both psychological distress and processes of subjective sense-making and empowerment. Meanwhile, support networks and psychotherapeutic interventions emerge as essential factors for the well-being and safety of these populations, highlighting TS as an appropriate tool for understanding and addressing complex issues related to gender and sexuality. The second article, titled “Social Suffering in the Life Trajectories of Trans People,” employs the Thematic Oral Life History methodology to investigate the experiences of Caetano and Klaus, who are enrolled in graduate programs in Brazil. This qualitative research contributed by highlighting the impacts of social suffering on the participants' life and academic trajectories, particularly by identifying the structural and symbolic barriers faced by this group in contexts of exclusion and discrimination. The analysis of the interviews through the lens of TS revealed that these individuals' subjective configurations are shaped by the precariousness of social relationships and their relentless search for recognition and belonging, but also by the creation of new subjective meanings in hostile spaces. The convergence of the two articles provides a panoramic understanding of the dynamics of gender and sexuality, articulating theoretical and practical aspects to emphasize the importance of TS as a framework in psychology. While the first article theoretically grounds the challenges and advancements in the field, the second gives substance to these discussions through concrete experiences of individuals who continuously face the social and cultural tensions structuring social suffering. Thus, this dissertation significantly contributes to the field of psychology by offering an integrated perspective on the relationships between gender, sexuality, and social suffering, based on González Rey's Theory of Subjectivity. Additionally, it suggests pathways for promoting inclusive and welcoming practices in psychosocial contexts, fostering greater understanding and support for members of the LGBTQIA+ community, particularly trans individuals.
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Sofrimento Social
Teoria da Subjetividade
Gender
Sexuality
Social Suffering
Theory of Subjectivity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Assunto: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Referência: MOTA JÚNIOR, Djalma Moreira. Sexualidade e Sofrimento Social: Revisão de literatura e histórias de vida à luz da Teoria da Subjetividade de González Rey. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44961
Data de defesa: 6-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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