Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44957
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Narrativas e Reflexões Críticas sobre a Constituição da Identidade de Professoras Negras nas Escolas da Rede Municipal de Uberlândia - MG
Alternate title (s): Narratives and Critical Reflections on the Constitution of the Identity of Black Women Teachers in Schools in the Municipal Network of Uberlandia - MG
Author: Mendes, Alzira Ribeiro de Sousa
First Advisor: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
First member of the Committee: Filice, Renisia Cristina Garcia
Second member of the Committee: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Summary: A presente investigação de mestrado se insere na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU) e tem como objeto de estudo a constituição da identidade de professoras autodeclaradas negras, atuantes na Educação Básica de escolas públicas municipais em Uberlândia, Minas Gerais (MG), Brasil. O objetivo geral é investigar o desenvolvimento das identidades das referidas docentes; logo, foram analisados os referenciais teóricos relacionados a questões étnico-raciais, bem como às narrativas apresentadas pelas professoras, no tocante a experiências de vida, para compreender suas vivências e desafios. A pergunta mobilizadora foi: como ocorrem a construção e o desenvolvimento das identidades de mulheres negras incumbidas de mediar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes em escolas públicas municipais de Uberlândia (MG)? Para alcançar a intelecção do objeto de estudo, foi estabelecido um diálogo com os/as seguintes autores/as: Flávia Biroli (2018); Vera Maria Candau (2014); bell hooks (2017); Vanessa Therezinha Bueno Campos, Graça Aparecida Cicillini e Fernanda Araújo Silva (2015); Grada Kilomba (2019); Vera Maria Candau e Luiz Fernandes de Oliveira (2010); Luiz Fernandes de Oliveira, Catherine Walsh e Vera Maria Ferrão Candau (2018); Arilda Schimit Godoy (2005); Stuart Hall (2006); Nilma Lino Gomes (1995, 1999, 2002a, 2002b, 2003, 2005a, 2005b, 2008, 2017, 2019); Armando Pivesan e Edméa Rita Temporini (1995), entre outros/as. A pesquisa é de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, pois os desafios do cotidiano escolar requerem a compreensão das contradições presentes nas manifestações dos sujeitos em suas percepções, atos e palavras. Para a escolha das participantes do estudo, foram definidos os seguintes critérios: a) mulheres autodeclaradas negras; b) docentes efetivas na rede pública municipal de ensino; c) atuação na Educação Básica; d) aceite na participação da pesquisa como colaboradoras e respectivo consentimento no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Entrevistas foram o instrumento de construção das informações, em que algumas ocorreram no formato presencial, e outras, virtual. O Estado da Questão (EQ) e as análises das entrevistas levaram ao entendimento do processo de construção da identidade de professoras negras, o qual se distingue dos fatores verificados em docentes brancas, tendo em vista a opressão social eurocentrada exercida mediante o racismo e o sexismo, no sentido de invisibilizar e desprestigiar mulheres negras, quando em posição de liderança, ao mesmo tempo em que as condicionam a funções subalternas. Notou-se o despreparo das instituições públicas de ensino para trabalhar as questões raciais e possibilitar o sentimento de pertencimento de estudantes e profissionais com estereótipos diferentes do convencionado como normal, o que denota a necessidade de alteração em currículos e práticas cotidianas para haver a representatividade negra em diferentes contextos, dentro e fora da sala de aula, a começar pelos livros didáticos e pela formação inicial e contínua. Cabe também a docentes a responsabilidade de descolonizar, renunciando privilégios brancos, ao recorrerem à coletividade na busca da potencialização de ações de enfrentamento ao racismo. Esperamos que esta pesquisa contribua para as pessoas de diferentes origens étnicas valorizarem e compreenderem a importância da história e da ancestralidade negra, com vistas a um aprendizado mútuo e enriquecedor.
Abstract: This master’s research is part of the line of research on Educational Knowledge and Practices of the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Education of the Federal University of Uberlandia (PPGED/FACED/UFU) and its object of study is the constitution of the identity of self-declared black teachers, working in Basic Education of municipal public schools in Uberlandia, Minas Gerais (MG), Brazil. The general objective is to investigate the development of the identities of these teachers; therefore, the theoretical references related to ethnic-racial issues were analyzed, as well as the narratives presented by the teachers, regarding life experiences, in order to understand their experiences and challenges. The mobilizing question was: how do the construction and development of the identities of black women responsible for mediating the teaching-learning process of students in municipal public schools of Uberlandia (MG) occur? To achieve the understanding of the object of study, a dialogue was established with the following authors: Flávia Biroli (2018); Vera Maria Candau (2014); bell hooks (2017); Vanessa Therezinha Bueno Campos, Graça Aparecida Cicillini and Fernanda Araújo Silva (2015); Grada Kilomba (2019); Vera Maria Candau and Luiz Fernandes de Oliveira (2010); Luiz Fernandes de Oliveira, Catherine Walsh and Vera Maria Ferrão Candau (2018); Arilda Schimit Godoy (2005); Stuart Hall (2006); Nilma Lino Gomes (1995, 1999, 2002a, 2002b, 2003, 2005a, 2005b, 2008, 2017, 2019); Armando Pivesan and Edméa Rita Temporini (1995), among others. The research is exploratory in nature, with a qualitative approach, since the challenges of everyday school life require the understanding of the contradictions present in the manifestations of the subjects in their perceptions, actions and words. The following criteria were defined to select the study participants: a) self-declared black women; b) effective teachers in the municipal public education system; c) working in Basic Education; d) acceptance to participate in the research as collaborators and respective consent in the Free and Informed Consent Form (FICF). Interviews were the instrument for gathering information, some of which occurred in person and others, virtually. The State of the Question (SQ) and the analysis of the interviews led to an understanding of the process of identity construction of black female teachers, which is different from the way observed with white teachers, in view of the Eurocentric social oppression exercised through racism and sexism, in the sense of making black women invisible and discrediting them, when in leadership positions, while at the same time conditioning them to subordinate roles. It was noted that public education institutions are unprepared to address racial issues and enable students and professionals with stereotypes that differ from what is considered normal to feel a sense of belonging. This indicates the need to change curricula and daily practices to ensure black representation in different contexts, inside and outside the classroom, starting with textbooks and initial and ongoing training. Teachers also have the responsibility to decolonize, renouncing white privileges, by using the community to enhance actions to combat racism. We hope that this research will help people of different ethnic origins to value and understand the importance of black history and ancestry, with a view to mutual and enriching learning.
Keywords: identidade negra
black identity
professoras negras
black female teachers
Desenvolvimento Profissional Docente
Professional Development of Teachers
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: MENDES, Alzira Ribeiro de Sousa. Narrativas e reflexões críticas sobre a constituição da identidade de professoras negras nas escolas da rede municipal de Uberlândia - MG. 2025. 292 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5233.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5233
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44957
Date of defense: 26-Aug-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativasReflexoesCriticas.pdfDissertação3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons