Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44956
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O brincar nas diretrizes curriculares municipais da educação infantil de Uberlândia/MG
Alternate title (s): Playing in the municipal curricular guidelines for early childhood education in Uberlândia/MG
Author: Ribeiro, Hítala Jéssica Miranda
First Advisor: Pessoa, Camila Turati
First member of the Committee: Trindade, Camila
Second member of the Committee: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Summary: A presente dissertação insere-se na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) e tem como objetivo analisar como o brincar é abordado nas Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil da Rede Municipal de Uberlândia-MG (DCMEI-UDI), e de que forma essas diretrizes orientam o trabalho do/a professor/a realizando um estudo sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural (PHC). A partir da Psicologia Histórico-Cultural, o brincar é compreendido como um elemento fundamental para o desenvolvimento das qualidades humanas na infância. O estudo busca entender como o ser humano se constitui e se humaniza por meio de suas vivências, considerando os aspectos culturais e psicológicos do contexto em que está inserido. O brincar, como atividade dominante na infância, especialmente o brincar simbólico, é crucial para a construção da criança como sujeito em constante desenvolvimento. A pesquisa também investiga o papel da escola como agente de socialização, proporcionando experiências de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento da inteligência, linguagem e pensamento da criança. Utilizando como metodologia uma análise documental qualitativa, explorando como documento de uma investigação cuidadosa as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil de Uberlândia-MG, cujo foco principal é o brincar. Nesse sentido, elencamos os caminhos percorridos até a concretização do documento, analisamos a abordagem das diretrizes a partir da PHC, os campos de experiência, os objetivos de aprendizagem, discorremos sobre os eixos estruturantes da educação infantil, trouxemos um olhar sobre a formação de professoras/es sobre esse viés, os seis direitos de aprendizagem, um olhar sob os campos da parte diversificada que são os campos de experiência “Culturas Regionais e Locais: Vivências Culturais na Infância” e “Habilidades Socioemocionais” das DCMEI-UDI, um olhar para a educação especial evidenciada no documento, e os princípios que impulsionam o trabalho pedagógico na Educação Infantil da rede municipal de ensino. A partir das ponderações e análise desses elementos no documento, percebemos que o ato de brincar é reconhecido como uma atividade essencial para o desenvolvimento integral das crianças, mas que não é evidenciado como a atividade principal delas; dessa maneira, também foram observadas algumas lacunas no processo de escrita que precisam ser revistas, pois podem gerar várias indagações e percepções equivocadas pelos profissionais que utilizam desse documento como norteador de seu trabalho. Salientamos a importância do papel do/a professor/a e, nesse contexto, o quanto é vital e necessário um investimento contínuo em sua formação e apoio. A pesquisa contribui para o entendimento da importância do brincar e oferece subsídios para a melhoria das práticas educativas na educação infantil, abrindo caminhos para futuras pesquisas que explorem diferentes contextos e aprofundem a compreensão sobre o papel do brincar no desenvolvimento infantil. Ela não apenas endossa o debate sobre a importância do brincar na Educação Infantil, mas também destaca a relevância de se pensar com cautela e fundamentação as Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia-MG, as quais guiarão o fazer docente nesse nível de ensino.
Abstract: This dissertation is part of the Research Line of Knowledge and Educational Practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (UFU-MG) and aims to analyze how play is addressed in the Municipal Curriculum Guidelines for Early Childhood Education of the Municipal Network of Uberlândia-MG (DCMEI-UDI), and how these guidelines guide the work of teachers through a study under the light of Historical-Cultural Psychology (PHC). From the perspective of Historical-Cultural Psychology, play is understood as a fundamental element for the development of human qualities in childhood. The study seeks to understand how the human being is constituted and humanized through their experiences, considering the cultural and psychological aspects of the context in which they are inserted. Play, as a dominant activity in childhood, especially symbolic play, is crucial for the construction of the child as a subject in constant development. The research also investigates the role of the school as an agent of socialization, providing learning experiences that contribute to the development of the child's intelligence, language, and thinking. Using qualitative documentary analysis as a methodology, the study carefully explores the Municipal Curriculum Guidelines for Early Childhood Education of Uberlândia-MG, with a primary focus on play. In this sense, we outline the paths taken to finalize the document, analyze the approach of the guidelines from the perspective of PHC, the fields of experience, the learning objectives, discuss the structuring axes of early childhood education, provide insights into teacher training from this perspective, the six rights of learning, and examine the diverse fields of experience such as "Regional and Local Cultures: Cultural Experiences in Childhood" and "Socioemotional Skills" from the DCMEI-UDI, as well as a look at special education highlighted in the document, and the principles that drive pedagogical work in Early Childhood Education within the municipal education network. From the considerations and analysis of these elements in the document, we perceive that the act of play is recognized as an essential activity for the integral development of children, but it is not highlighted as their main activity; thus, some gaps in the writing process were observed that need to be reviewed, as they may generate various inquiries and misconceptions by professionals who use this document as a guide for their work. We emphasize the importance of the role of teachers and, in this context, how vital and necessary continuous investment in their training and support is. The research contributes to the understanding of the importance of play and offers subsidies for improving educational practices in early childhood education, opening pathways for future research that explores different contexts and deepens the understanding of the role of play in child development. It not only endorses the debate on the importance of play in Early Childhood Education but also highlights the relevance of carefully and fundamentally considering the Municipal Curriculum Guidelines of Uberlândia-MG, which will guide teaching practices at this level of education.
Keywords: Brincar
Diretrizes
Educação Infantil
Psicologia Histórico-Cultural
Play
Guidelines
Early Childhood Education
Cultural-Historical Psychology
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Educação infantil - Uberlândia (MG)
Brincar
Diretrizes curriculares nacionais - Uberlândia (MG)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: RIBEIRO, Hitala Jessica Miranda. O brincar nas diretrizes curriculares municipais da educação infantil de Uberlândia/MG. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5184.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5184
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44956
Date of defense: 28-Aug-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrincarDiretrizesCurriculares.pdfDissertação1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons